A cada ano novas tecnologias são inventadas ou aprimoradas. Hoje existem mais celulares do que pessoas no mundo e as estatísticas devem aumentar a cada ano. Pesquisas apontam que o Brasil tem mais telefones celulares que habitantes e que ocupa a quinta posição no ranking em relação a números de celulares e acessos móveis 1,2.
Você já parou para pensar sobre o tema?
Qual seria o impacto, ou não, desta quantidade de novos recursos em nosso lares?
Os idosos estão preparados para manusear estas tecnologias digitais?
O que é um dispositivo móvel e sua relação com a educação?
Muitas perguntas surgem e por isso é importante, inicialmente, entender o conceito sobre estas tecnologias móveis. Alguns termos são empregados nesta área como tecnologias móveis, dispositivos móveis, smartphones, tablets, m-learning etc.
Neste módulo será utilizado o termo dispositivo móvel, que são aparelhos portáteis, como smartphones, tablets, mobilidade e conectados em rede, como smartphones e tablets.
EXEMPLO DE TABLET
Alguns idosos estão comprando ou mesmo ganhando de presente este tipo de aparelho e não sabem manusear por medo de estragar ou mesmo pelas dificuldades iniciais. Uma das principais dificuldades é no manuseio da tela sensível ao toque (touch screen), pois é necessária uma precisão no toque do dedo que deve ser trabalhada, por exemplo, com jogos de arrastar objetos.
Outra dificuldade na aprendizagem deste tipo de recurso são os aplicativos (app) já que, para muitos idosos, ainda é um conceito novo.
Para sanar estas e outras dificuldades, alguns pesquisadores já desenvolveram dispositivos móveis para idosos, como é o exemplo do smartphone Doro PhoneEasy 612(http://www.doro.co.uk/doro-phoneeasy-612.html) e do tablet Memo Touch(http://memotouch.com/). No entanto, será que um recurso específico e adaptado para idosos é a melhor alternativa para esse público particular? Ou deve-se ensinar o idoso a manusear e explorar os tablets e smartphones que estão no mercado?
EXEMPLO DE SMARTPHONE
Pensando nessas questões é importante planejar alternativas para auxiliar o idoso a fazer uso do destas tecnologias já que as mesmas estão presentes no nosso dia-a-dia. Desse modo, se deve propiciar situações de aprendizagem destes recursos tecnológicos contemporâneos e incentivar os idosos a utilizarem nas atividades diárias, como por exemplo aprender a ver a previsão do tempo, programar despertador, usar as redes sociais, e-mail, fazer anotações e escutar música.
REFERÊNCIAS: 1 CASTELLS, M. A Sociedade em rede: do Conhecimento à Ação Política.
Debates. In: TAVARES, M. J. G. Viana.; FERNANDES, D. R.; SOUZA, C. H. M. A telefonia móvel e seus rastros no processo de ensino aprendizagem na EJA. Revista Científica Interdisciplinar, v2, nº2, 2015. Disponível em: http://revista.srvroot.com/linkscienceplace/index.php/linkscienceplace/article/viewFile/101/45
DESAFIO - APLICATIVO PARA IDOSOS
A maioria dos aplicativos voltados ao público idoso envolve a saúde: controle de horário de medicamentos, sintomas de doenças, entre outros. Que tal então você criar um app com conteúdo educacional para idosos?! Sugere-se as seguintes questões norteadoras:
Nome do aplicativo e link:
Descrição
Aspectos que devem ser considerados para atender à velhice
Conteúdo
Links interessantes/materiais extras
Exemplos de aplicação do conteúdo na rotina do idoso
Atividades
Referências
Para a realização desta atividade, utilize a ferramenta Fábrica de aplicativos. (Tutorial) Poste a tabela acima no ambiente virtual de aprendizagem utilizado!
DESAFIO – ESCOLHA DE DISPOSITIVO MÓVEL PARA IDOSOS
Por vezes, os idosos ganham ou compram dispositivos móveis que não suprem as suas necessidades de forma eficiente. Neste contexto, selecione 4 dispositivos móveis (ou mais) que sigam as configurações necessárias para o público idoso. Para cada um deles utilize a tabela a seguir:
Nome do dispositivo
Imagem
Configuração
Poste o documento no ambiente virtual de aprendizagem utilizado!
MATERIAIS DE APOIO
Se a visualização não estiver aparecendo, acesse o Link.