Módulo - Práticas Pedagógicas

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM AVA

Nos ambientes virtuais assim como nos presenciais, a prática pedagógica do professor define a forma de ensinar e influencia de diferentes maneiras a aprendizagem do aluno. Um ensino tradicional na sala de aula pode ser transposto de modo tradicional para um ambiente virtual de aprendizagem (AVA), de modo que o professor é o detentor do conhecimento e o aluno é colocado no lugar de ouvinte e de reprodutor de informações.

No entanto, as tecnologias digitais, compreendendo os computadores e a internet, possuem um potencial para a realização de atividades diferenciadas, possibilitando práticas que sem elas não seria possível. Nesse sentido, entende-se que as práticas pedagógicas contemporâneas podem ser incrementadas e inovadas a partir das benesses proporcionadas pela tecnologia. Isso, porém, dificilmente ocorrerá de modo efetivo e eficiente sem uma preparação prévia, tanto no sentido da formação continuada, quanto do planejamento sistemático e reflexivo da prática.

“A prática deve ser entendida como reflexiva, não pode se reduzir ao momento em que se produzem os processos educacionais na aula. A intervenção pedagógica tem um antes e um depois que constituem as peças substanciais em toda prática educacional. O planejamento e a avaliação dos processos educacionais são uma parte inseparável da atuação docente, já que o que acontece nas aulas, a própria intervenção pedagógica, nunca pode ser entendida sem uma análise que leve em conta as intenções, as previsões e as expectativas e a avaliação dos resultados”1.

Independentemente da modalidade de ensino, as etapas de preparação, aplicação e avaliação são necessárias, tendo em vista uma educação dinâmica na qual o aluno está implicado neste processo. Isso significa que ainda que o professor gerencie e oriente o ensino, as demandas dos estudantes, como seus interesses e conhecimentos prévios, são considerados durante sua reflexão.

De tal forma, a Educação a Distância compreende também esse entendimento sobre a prática pedagógica. Seus recursos são diferenciados assim como a maneira de se comunicar, todavia os atores educacionais são extremamente ativos no processo de ensino e aprendizagem. Nesse contexto, professor e aluno possuem mutuamente a responsabilidade pela aprendizagem.

Para que esse diálogo e sincronia aconteçam, requer-se recursos específicos construídos para dar suporte às práticas pedagógicas a distância. A internet incrementou de forma incomparável esse processo. Viabilizados pela rede, os ambientes virtuais de aprendizagem

A Educação a Distância (EAD) é compreendida como uma modalidade de ensino que utiliza as tecnologias digitais em rede como um mediador das atividades de estudo. Bem como,nesse processo os professores e estudantes estão separados espacial e/ou temporalmente2. Nesse contexto, podem ocorrer encontros presenciais com pouca frequência e/ ou encontros presenciais virtuais por meio do uso de tecnologias síncrona ou assíncrona. Os ambientes virtuais de aprendizagem possibilitam a utilização de ferramentas interativas envolvendo professor e aluno nas práticas pedagógicas. Considera-se, portanto, a comunicação síncrona como aquela que se realiza simultaneamente, como por exemplo, um chat. Já a comunicação assíncrona, não é realizada no exato momento, como por exemplo: atividade em Fórum, Wiki e Diário de bordo. Nesses casos, o estudante escreve uma mensagem e também pode comentar a mesma ou de outro colega.

Na modalidade EAD os professores podem explorar, (re) criar materiais educacionais em diversos formatos como: material impresso, on-line (no AVA), áudio, vídeo, proporcionando a comunicação entre estudantes, professores, gestores e uma equipe multidisciplinar, enriquecendo atividades pedagógicas em lugares ou tempos distintos.

Esses AVAs também estão sendo explorados pelo ensino presencial ou semipresencial, servindo de apoio às práticas pedagógicas, por exemplo, por meio da postagem de materiais, de atividades on-line, da interação entre os sujeitos envolvidos.

Nessa perspectiva, ao se tratar de práticas pedagógicas utilizando tecnologias digitais, como AVA, por exemplo, não significa uma abordagem exclusivamente voltada ao ensino a distância, uma vez que o seu uso é relevante também para as demais modalidades.

Destaque-se como potencial do uso da tecnologia na educação as trocas sociais e a construção coletiva possibilitadas por ferramentas de compartilhamento, fóruns para debate de um tema, comentários, produção de textos ou imagens em grupo. Nesses casos, o próprio grupo ou turma exerce o papel de regulação, seja para a colaboração na etapa de construção conjunta como para valorizar os trabalhos mais interessantes.


REFERÊNCIAS:

1 ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998. P.17. 2 MORAN, J.M.O que é educação a distância? Especialista em projetos inovadoresna educação presencial e a distância, 2002. Disponível em:. Acesso em: 24 out. 2015.