Módulo III - Experimentação
Modelo conceitual
O modelo conceitual trata-se da impressão que usuário terá do funcionamento de um determinado componente interativo (GARRETT, 2003). Diferentes sistemas têm diferentes abordagens. O usuário precisa entender de que se trata cada elemento gráfico e para isso deve haver continuidade e consistência nas aplicações. Figuras semelhantes devem corresponder a informações e funções semelhantes.
Modelos amplamente usados tornam-se convenções. Por exemplo, o modelo conceitual de um carrinho de compras é uma metáfora conhecida para sites de comércio online. É preciso conhecer o usuário para usar metáforas que lhe sejam familiares. O modelo conceitual não deve ser comunicado explicitamente ao usuário, isso pode confundi-lo, ao invés de ajudá-lo. É mais importante usar o modelo consistentemente durante todo desenvolvimento do projeto. O modelo deve corresponder às expectativas do usuário de modo que ele trabalhe de forma intuitiva (GARRETT, 2003).
Definir um modelo conceitual permite fazer decisões consistentes em termos de design. A metáfora escolhida irá influenciar o design dos componentes, a linguagem utilizada na interface, bem como nas funções acopladas ao sistema para a realização das respectivas tarefas (GARRETT, 2003). A Figura 14 apresenta exemplos de modelos conceituais.
Figura 14: Exemplos de modelo conceitual