Essa mesma criança, por volta dos dois anos de idade, já está compreendendo a linguagem e assim, começa a tomar consciência das regras impostas a ela pelos adultos e as distinguirá das regras motoras estabelecidas por ela até então. Surge então a regra coercitiva, que é imposta à criança pelo mundo adulto. A regra é imitada pela criança e sentida como obrigatória e inquestionável.

A partir dos onze ou doze anos, a criança começa a submeter-se verdadeiramente às regras e as pratica segundo uma cooperação real. Surge aí a regra racional, pois a partir desse momento a criança considera a regra como lei imposta pelo consentimento do grupo, de respeito obrigatório, mas que pode ser modificada, desde que haja um consenso geral.

É importante salientar que essa evolução dos jogos, proposta por Piaget, não é estanque. As fases seguem uma evolução, mas o aparecimento de uma nova fase, não implica o desaparecimento de outra. São fases sucessivas que vão se constituindo e se complementando. As idades apresentadas são uma referência e podem variar entre os sujeitos.