Num segundo momento, no período pré-operatório, os jogos de exercício vão dando lugar ao jogo simbólico. Nele, a criança (de 2 a 7 anos) usa símbolos em suas brincadeiras através da imitação, a qual Piaget denomina de imitação diferida, ou seja, ações realizadas na ausência do que está sendo imitado. Por exemplo, quando uma criança finge estar dormindo, imitando o comportamento de uma pessoa que dorme: estar deitada, de olhos fechados, sem se mecher. Num momento posterior, em estruturação no período pré-operatório, pois para que ocorra é necessária a utilização do pensamento representativo e é nessa fase que começa a se constituir, a criança torna-se capaz de substituir um objeto por outro que o represente, por exemplo: uma vassoura pode virar um cavalo, pois a criança “monta ” na vassoura e sai “galopando”.

O jogo simbólico, já dentro do período operatório concreto (a partir dos 7 anos), começa a dar lugar ao jogo de regras, sem, no entanto, desaparecer da vida do sujeito. O jogo de regras é essencialmente social e, através dele, a criança poderá evoluir no processo de socialização.

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