Esses jogos são caracterizados por estarem organizados por um conjunto de regras que deve ser respeitado por todos os participantes, desenvolvendo a cooperação. Ao invés do símbolo, a regra supõe, necessariamente, relações sociais ou interindividuais.

Os jogos de regra são estruturados a partir de um desenvolvimento que vai da inconsciência das regras à certeza de que as mesmas são arbitrárias e podem ser mudadas na concordância dos parceiros de jogo. Piaget traçou a evolução da regra na criança, estabelece três estágios nessa evolução - a regra motora, a coercitiva e a racional.

A regra motora é oriunda da inteligência motora pré-verbal e é comum aparecer na criança até o segundo ano de idade. Essa regra resulta da ritualização dos esquemas de adaptação motora que possuem uma necessidade de exercício. Piaget refere-se a essa regra como relativamente independente da ação social, pois a criança, apesar de ser indiretamente influenciada pelo seu sentimento em relação ao adulto, não consegue diferenciar ainda essas influências no conjunto de seu universo.

< Anterior12 3 4 Próxima >