Para a construção de Mapas Conceituais utilizaremos o software CMAP TOOLS, disponível no Cd da disciplina e na URL http://cmap.ihmc.us/ .
As diversas versões para fazer o download no seu computador pessoal encontram-se na URL http://cmap.ihmc.us/download/
Assim, deverá ser construído um mapa conceitual sobre "o que é Mapa Conceitual"
Questões para pensar e inserir no mapa em forma de conceitos e relações:
- Qual a importância dos mapas conceituais?
- De que forma o mapa pode ser utilizado em sala de aula?
- Os mapas conceituais auxiliam a aprendizagem? De que forma?
- Como o mapa pode ser utilizado por professores e alunos?
.
MATERIAIS DE APOIO
-Construindo mapas conceituais
- Utilização de Mapas Conceituais na Educação
- Mapas Conceituais: o que são?
- Mapas conceituais e uma proposta de categorias construtivistas para seu uso na avaliação da aprendizagem (página 34)
- O uso pedagógico dos mapas conceituais no contexto das novas tecnologias
VÍDEO: Mapas conceituais e Cmap Tools: www.youtube.com/watch?v=9W_lo8-TszI
Fazer o download do software http://cmap.ihmc.us/download/
Tutorial CmapsTools - http://penta3.ufrgs.br/tutoriais/wink/conteudo.htm
-Noções Básicas sobre CMap Tools
- http://penta2.ufrgs.br/edutools/tutcmaps/tutindicecmap.htmATIVIDADES DA SEMANA
=>Assistir ao vídeo "O buraco no muro" - www.youtube.com/watch?v=Xx8vCy9eloE
=> Fórum – Mapas Conceituais: Participar do fórum e interagir/contribuir sobre Mapas Conceituais na educação.
=> Escrever no Diário de Bordo
=> Postar no Webfólio o mapa conceitual sobre "o que é Mapa Conceitual" (no formato de imagem)
=> Leitura de um artigo sobre informática na Educação:
- A Introdução da informática no ambiente escolar
- História da informática educativa no Brasil - texto 1
- Sobre informática na educação (Apresentação)
- A introdução da informática no ambiente escolar
- Novas tecnologias na sala de aula: melhoria do ensino ou inovação conservadora?
- Informática educativa no Brasil: um pouco de história
- Informática na educação? Algumas considerações a partir de um exemplo