Nesta semana daremos continuidade ao tema música em objetos de aprendizagem.
Hoje será realizada a gravação, em grupos, da voz e/ou edição da música que servirá como trilha sonora para o vídeo apresentado no final da disciplina. Para tanto, é necessário que a construção colaborativa da música esteja encerrada.Para gravar do site JamStudio e/ou CODES, podes utilizar o software Audacity ou Freecorder (veja o vídeo/tutorial) e gravar a música construída pelo grupo.
Caso deseje adicionar voz à música, podes utilizar os vídeos tutorias disponibilizados nos materiais de apoio (abaixo).
Para edição da música, sugerimos um software free, Audacity (ver materiais de apoio).
Não esqueça, esta música será utilizada como trilha sonora para o vídeo da apresentação final da disciplina!
Bom trabalho!!MATERIAIS DE APOIO
Vídeos/tutoriais construídos por Fátima Weber Rosas:
-Vídeo/tutorial como construir colaborativamente a música no site JamStudio-Vídeo/tutorial como gravar a música construída no JamStudio utilizando o software Freecorder
-Vídeo/tutorial como editar a música no Audacity
-Vídeo/tutorial dos recursos eletrônicos para gravação de voz
-Vídeo/tutorial de edição da música com a voz no Audacity
-Vídeo/tutorial como converter a música construída no Audacity para o formato MP3
- Tutorial do Audacity - http://penta3.ufrgs.br/tutoriais/Audacity/
- Tutorial como configurar a placa de som - Parte 1
- Tutorial como configurar a placa de som - Parte 2
- Tutorial como configurar a placa de som - Parte 3=>ROSAS, Fátima Weber e BEHAR, Patricia Alejandra. A importância da música em objetos de aprendizagem. V Congresso Latino Americano de Objetos de Aprendizagem, São Paulo, 2010.
=>ROSAS, Fátima. Formatos de áudio e observações ao utilizar música ou som em objetos de aprendizagem.
=> MILETTO, Evandro; COSTALONGA, Leandro L.; FLORES, Luciano V.; FRITSCH, Eloi F.; PIMENTA, Marcelo S. e VICARI, Rosa M. Revista Novas Tecnologias na Educação. Vol.2, nº1 mar. 2004. Educação Musical Auxiliada por Computador: Algumas Considerações e Experiências.
=>HUMMES, Júlia Maria. Revista da ABEM. Por que é importante o ensino de música? Considerações sobre as funções da música na sociedade e na escola. V. 11, 17-25, set. 2004. Disponível em:
http://www.abemeducacaomusical.org.br/Masters/revista11/revista11_artigo2.pdf
=>JamStudio: http://www.jamstudio.com/Studio/index.htm
=>Audacity: http://www.baixaki.com.br/download/audacity.htm
=>Conversor de vários formatos de áudio para mp3: Switch Sound Format Converter: http://www.baixaki.com.br/site/dwnld43887.htm
=>Site sobre tipos de arquivos de áudio: http://www.icmc.usp.br/ensino/material/html/tiposaudio.html
=>Link para fazer download do arquivo “lame.dll” para converter para mp3 no Audacity: http://www.dll-files.com/dllindex/pop.php?lame_enc
=>Site contendo maiores informações sobre mp3: http://www.clubedohardware.com.br/artigos/433
=>Laboratório Multimídia de Materiais Didáticos aplicados à Música – Tutoriais
http://www.clem.ufba.br/tuts/media/c03.htmATIVIDADES DA SEMANA
=> Escrever no Diário de Bordo
=> Realizar cadastro no site JamStudio
=> Postar no webfólio do ROODA a trilha sonora em versão final, criada no CODES e/ou no JAMSTUDIO
=> Trazer imagens, filmes, músicas etc para a construção do vídeo