Vida Social no Ambiente Virtual de Aprendizagem: desenvolvimento afetivo e moral



Guia

Esse objeto de aprendizagem (OA) descreve como as crianças se relacionam quando brincam a partir do jogo de regra, e disserta sobre a influencia dos jogos durante o desenvolvimento da moralidade.


- Módulos

- A prática do jogo e o desenvolvimento infantil

- Desenvolvimento moral: aspectos sociais

- Cooperação: tecnologias em potencial


- Objetivos

-Compreender a ação do jogo de regra no desenvolvimento da criança;

-Visualizar a relação existente entre o brincar e o desenvolvimento da moral;

-Perceber as manifestações da moralidade nos jogos de regra.


- Público-alvo

Professores, alunos de licenciaturas e de pós-graduação em Educação.


- Pré-requisitos

Computador ou Tablet e internet. Conhecimentos básicos de Internet. Possuir os softwares Adobe Reader ou similar para abrir textos em formato pdf, navegador de internet atualizado (Internet Explorer, Firefox, Chrome, entre outros).


- Dicas e atividades complementares

Para que se estabeleçam processos de colaboração e cooperação entre os alunos, sugere-se que as atividades sejam suportadas por um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), utilizando-se de suas diversas ferramentas como: fórum, chat, portfólio, diário de bordo, ferramentas de comunicação síncrona ou assíncrona entre outras, visando interação e interatividade permanente entre alunos e professores do curso. Também podem ser utilizadas outras ferramentas digitais que apóiem o trabalho coletivo e as interações do grupo, tais como blogs e softwares de autoria e de construção de mapas conceituais.


- Avaliação

A avaliação fica a critério do professor, conforme os recursos utilizados e os módulos que pretender disponibilizar aos alunos no seu planejamento.


- Para saber mais...

O Glossário apresenta a definição dos conceitos utilizados e a Midiateca possui materiais complementares acerca dos assuntos abordados no objeto, bem como textos e vídeos complementares sobre o tema.