Esse objeto de aprendizagem (OA) descreve como as crianças se relacionam quando brincam a partir do jogo de regra, e disserta sobre a influencia dos jogos durante o desenvolvimento da moralidade.
- Módulos
- A prática do jogo e o desenvolvimento infantil
- Desenvolvimento moral: aspectos sociais
- Cooperação: tecnologias em potencial
- Objetivos
-Compreender a ação do jogo de regra no desenvolvimento da criança;
-Visualizar a relação existente entre o brincar e o desenvolvimento da moral;
-Perceber as manifestações da moralidade nos jogos de regra.
- Público-alvo
Professores, alunos de licenciaturas e de pós-graduação em Educação.
- Pré-requisitos
Computador ou Tablet e internet. Conhecimentos básicos de Internet. Possuir os softwares Adobe Reader ou similar para abrir textos em formato pdf, navegador de internet atualizado (Internet Explorer, Firefox, Chrome, entre outros).
- Dicas e atividades complementares
Para que se estabeleçam processos de colaboração e cooperação entre os alunos, sugere-se que as atividades sejam suportadas por um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), utilizando-se de suas diversas ferramentas como: fórum, chat, portfólio, diário de bordo, ferramentas de comunicação síncrona ou assíncrona entre outras, visando interação e interatividade permanente entre alunos e professores do curso. Também podem ser utilizadas outras ferramentas digitais que apóiem o trabalho coletivo e as interações do grupo, tais como blogs e softwares de autoria e de construção de mapas conceituais.
- Avaliação
A avaliação fica a critério do professor, conforme os recursos utilizados e os módulos que pretender disponibilizar aos alunos no seu planejamento.
- Para saber mais...
O Glossário apresenta a definição dos conceitos utilizados e a Midiateca possui materiais complementares acerca dos assuntos abordados no objeto, bem como textos e vídeos complementares sobre o tema.