Vida Social no Ambiente Virtual de Aprendizagem: desenvolvimento afetivo e moral



Glossário



Afetividade
Afetividade é a habilidade humana para experimentar emoções e sentimentos positivos ou negativos e a eles reagir. O termo foi introduzido por Eugene Bleuler (em 1925) para designar o conjunto de fenômenos psíquicos e físicos expressos sob diferentes formas. Cada fenômeno (emoção, estado de ânimo, preferência, atitude, disposição afetiva ou traço de personalidade e postura afetiva) difere em termos da origem, da função, da intensidade, da duração, das reações corporais e das ações comportamentais.

Afeto
O afeto (positivo ou negativo) é entendido como um sentimento intenso, com diferentes graus de complexidade, atrelado a sensações orgânicas e direcionado a outro indivíduo ou animal. Na psicologia, faz parte de uma das três funções mentais (afeto, cognição e volição). No sentido popular, refere-se ao sentimento terno de afeição por pessoa ou animal.

AVA
Software desenvolvido especificamente para processos de ensino e de aprendizagem, geralmente a distância. Ao conjugar várias ferramentas, um AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) pode facilitar a montagem de cursos e/ou disciplinas acessáveis pela Internet bem como auxiliar os professores no gerenciamento de conteúdos, na interaçãoo com os alunos e na gestão do curso/disciplina.

Cognição
É o processo ou ato de conhecer. Envolve conceitos como pensamento, raciocínio, percepção, imaginação, linguagem, atenção e memória.

Emoção
À primeira vista, é comum associar-se o termo emoção a sentimento, a estado de ânimo, a preferências, e, por vezes, a traços de personalidade. A palavra emoção, do latim emovere, significa “colocar em movimento”. Etimologicamente, seu significado compartilha a mesma origem que a da palavra “motor”: aquilo que “põe em movimento” ou “serve para movimentar algo”. Muitos pesquisadores (EKMAN, 1994; DAMÁSIO, 1996) classificam as emoções em primárias (básicas ou utilitárias), secundárias (ou sociais) e de segundo plano (ou estados de ânimo).

Tecnologias da Informação e da Comunicação
É um termo que envolve o conhecimento técnico e científico e as ferramentas, processos e materiais criados e/ou utilizados a partir de tal conhecimento.