MÓDULO COMPRAS - ACESSÍVEL PARA LEITOR DE TEXTO

 

Primeiro circulo

 

1- Antes de comprar na internet é importante ler as avaliações da loja e do produto. Assim, você fica sabendo se os clientes acharam a empresa confiável e se a produto é de qualidade. Após a compra, as empresas costumam enviar um e-mail com instruções de como avaliar o produto. No entanto, uma avaliação pode ser somente positiva ou também pode ser negativa?

a.   Pode ser uma avaliação positiva ou negativa, dependendo do que você achou do produto.

b.   A avaliação serve somente para destacar os pontos positivos do produto. No entanto, caso não tenha gostado você não preciso avaliar.

Resposta Correta: Letra A

Texto caso erre: Será que apenas uma avaliação positiva pode ajudar os futuros compradores a decidirem sobre a compra? Leia o material de apoio e depois tente responder novamente.

Texto caso acerte: Muito bem! A avaliação pode ser positiva ou negativa, dependendo de sua opinião. Ao avaliar, pense no preço, no conforto, na numeração, se a cor está de acordo com a foto vista ou com a descrição e na qualidade do material.

 

2- Cada produto possui seu próprio código de rastreamento. Com ele você pode acompanhar a localização de seu produto, além de ser uma garantia que ele chegará até o comprador. Você sabe onde este código será disponibilizado?

a.   Eu encontro este código apenas através dos site correios.

b.   Eu posso encontrar o código ao finalizar a compra do produto.

Resposta Correta: B

Texto caso erre: Para rastrear sua compra através dos correios você precisará do código do produto em suas mãos. Consulte o material de apoio para mais informações sobre este assunto.

Texto caso acerte: Parabéns! Ao finalizar a compra do seu produto, será disponibilizado o código de rastreamento. Você poderá rastrear seu produto através do próprio site de compras ou através do site do correios. Você também poderá receber notificações através do e-mail para se informar mais utilize o material de apoio.

 

3- Você efetuou uma compra de um site de compras internacional, mas teve problemas na entrega do produto. O que você pode fazer para resolver este problema?

a) Eu relato o meu problema ao PROCON dando os dados do site de compras que você realizou.

b) Eu entro em contato diretamente com o fornecedor do site de compra.

Resposta Correta: B

Texto caso erre: Esta não é uma boa opção, pois compras internacionais não são previstos no PROCON. Você pode acessar o  link da página do PROCON para mais informações e dicas de como proceder.

Texto caso acerte: Parabéns, você acertou! Como a rede é mundial, as páginas hospedadas fora do Brasil seguem as normas de seus países de origem. Caso o consumidor tiver problemas ao comprar produtos em sites internacionais terá de resolvê-los diretamente com o fornecedor, porque, nesse caso, ele é o próprio importador.

 

4- Você soube que é possível pagar boleto bancário pela internet. No entanto, é necessário ir até sua agência bancária e solicitar uma senha para ser utilizada online.

a) Eu não realizo este procedimento, pois para esta operação bancária há custos que são debitados da conta e ainda há  um grande risco de golpes através desse tipo de pagamento.

b) Eu não consigo realizar este tipo de movimentação pela internet.

Resposta Correta: B

Texto caso erre: Estes serviços são disponibilizados pelas agências bancárias sem qualquer custo. O objetivo é proporcionar a comodidade aos clientes. No entanto, é necessário cuidado ao fornecer seus dados pessoais para pagamentos de contas. Para evitar golpes, certifique-se que a página da internet não está hackeada ou é falsa. Para mais informações utilize o material de apoio.

Texto caso acerte: Resposta correta! Além desta comodidade é possível baixar em seu smartphone ou tablet o aplicativo do seu banco. A vantagem é um pagamento

com mais rapidez e comodidade.

 

5- Você resolve fazer uma compra pela internet, pois o valor do produto está menor. Esta compra será realizada com cartão, ou seja, você terá de colocar seus dados e número do cartão. Você busca por qualquer loja, mesmo sendo desconhecida?

a.   Sim, pois se a loja está na internet eu considero ela segura.

b.   Não, pois eu prefiro buscar apenas por lojas populares e de preferência que apresente uma sede física na minha cidade.

Resposta Correta: B

Texto caso erre: Tenha cuidado! Nem todas as lojas que estão na internet são confiáveis para realizar compras online. Verifique o material de apoio com dicas de compras na internet.

Texto caso acerte: Exato. É aconselhável escolher lojas conhecidas para ter a possibilidade de buscar auxílio caso ocorro algum problema na compra. Vamos para a próxima situação-problema?!

 

6- Você pretende fazer uma compra qualquer usando seu cartão de crédito/débito. Para isso você deve inserir seus dados pessoais, número do cartão, data de validade do cartão e senha?

a.   Sim, eu escrevo todos esses dados pois são obrigatórios e devem ser inseridos para realização de compra.

b.   Não, eu não escrevo a minha senha do cartão pois nunca é solicitada para compras online.

Resposta Correta:  B

Texto caso erre: Cuidado! A senha do cartão costuma ser pedida em transações bancárias nas agências, caixas eletrônicos e nos aplicativos bancários. Em compras na internet nunca é pedido a senha do cartão. Reveja o material de apoio!

Texto caso acerte: Exato. NUNCA deve-se divulgar a senha do seu cartão na internet. Os únicos dados solicitados do cartão são: nome do proprietário do cartão, o número do cartão e o código de segurança composto por 3 dígitos que se encontra atrás do cartão.

 

7- Você irá realizar uma compra pela internet e para isso considera as informações sobre o produto contidas na descrição das características e através das imagens ilustrativas. No entanto, ao recebê-lo você observa que não corresponde às suas expectativas, gerando arrependimento em adquiri-lo.  O que você faz?

a. Eu não consegui realizar a troca do produto, pois no Brasil as empresas virtuais não estão abertas às políticas de devolução para compras realizadas

pela internet, a não ser que o mesmo esteja com defeito.

b. Eu solicito e realizo a troca do produto. A desistência de compras na internet é uma situação excepcional prevista pelo Código de Defesa do Consumidor para preservar o cliente que não teve contato direto com o produto, dando o direito de arrependimento ao ver que o produto não era o que imaginava.

Resposta Correta: B

Texto caso erre: Reflita! Embora as empresas virtuais  brasileiras dificultem a prática de devolução pelo arrependimento, o Código de Defesa do Consumidor (CDC) preserva este direito. Para mais informações utilize o Material de apoio.

Texto caso acerte: Parabéns! Conforme prevê o artigo 49 do CDC. Lei nº 8.078, de 11 de Setembro de 1990. “O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço”[...] quando a aquisição  ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio”. Vamos conhecer a próxima situação-problema?

 

8- Você está ansioso (a) para realizar uma compra e começa a buscar sites confiáveis e seguros na internet. A primeira coisa que você irá buscar são as lojas conhecidas. No entanto, o que indica que um site é confiável?

a.  Verifico se há o   na barra de endereço, porque sei que é confiável e garante a segurança dos meus dados na internet.

b. Eu confio pois o site é de uma empresa e/ou marca conhecida, garantindo, assim, a sua segurança.

Resposta Correta:  A

Texto caso erre: Você tem certeza? O cadeado de segurança aparece ao lado do endereço do site? Nas lojas confiáveis que você conhece o que aparece na barra de endereço? Revise o material de apoio.

Texto caso acerte: Parabéns você acertou! Convém lembrar que não é só o https:// que indica que um site é seguro. Procure buscar lojas conhecidas que possuem uma página bem organizada e que contenha uma central de atendimento ao cliente, possibilitando o contato para sanar dúvidas e enviar reclamações. Vamos conhecer outra situação?

 

 

Segundo circulo

 

9- Você precisa realizar o pagamento de um boleto bancário até o fim do dia de uma compra feita em uma loja virtual, caso contrário vai perder o pedido, porém você está sem acesso ao computador. Para resolver o problema você utiliza o seu smartphone. Contudo, você não sabe bem como realizar essa tarefa, qual a solução?

a) Eu irei utilizar o aplicativo da loja para realizar o pagamento.

b) Eu irei utilizar o aplicativo do seu banco para realizar o pagamento.

Resposta Correta: B

Texto caso erre: Quando você utiliza o aplicativo da loja você conseguirá alterar a forma de pagamento (cartão de crédito, paypal ou boleto bancário) e o seu pedido. No entanto, não será possível efetuar o pagamento, somente com o aplicativo do seu banco e seus dados privados.

Texto caso acerte: Muito bem! Você escolheu a resposta correta! Utilizando o aplicativo do banco em que você tem conta você poderá efetuar pagamento de qualquer compra diretamente nele. Vamos para a próxima situação-problema?!

 

10- Você está com dificuldade de sair de casa e precisa urgentemente realizar um pagamento por transferência para uma pessoa que possui conta em outro Banco diferente do seu. Você utiliza o smartphone e/ou tablet para realizar esta operação?

a. Sim, pois eu sei que essa operação é possível através de aplicativos de diferentes Bancos pelo smartphone, tablet ou computador.

b. Não, eu deixo para realizar este procedimento apenas quando for possível sair de casa.

Resposta Correta: A

Texto caso erre: A maioria das operações que são realizadas nas agências físicas já pode ser realizada online. Para utilizar este serviço basta instalar o aplicativo no seu smartphone e/o tablet e solicitar uma senha na sua agencia física do Banco.

Texto caso acerte: Exato. Já existe essa comodidade feita através de aplicativos de Bancos por meio do smartphone/tablet. Vamos conhecer estes aplicativos? Consulte o material de apoio!

 

11-  Você entra no seu smartphone ou tablet e busca na internet um produto que está interessado. Na análise do produto você considera as informações sobre o produto contidas na descrição das características e através das imagens ilustrativas. No entanto, ao recebê-lo você observa que não corresponde às suas expectativas, gerando arrependimento em adquiri-lo. O que você faz?

a. Eu não consegui realizar a trocar do produto, pois no Brasil as empresas virtuais não estão abertas às políticas de devolução para compras realizadas

pela internet, a não ser que o mesmo esteja com defeito.

b. Eu solicito e realizo a troca do produto. A desistência de compras na internet é uma situação excepcional prevista pelo Código de Defesa do Consumidor para preservar o cliente que não teve contato direto com o produto, dando o direito de arrependimento ao ver que o produto não era o que imaginava.

Resposta Correta: B

Texto caso erre: Reflita!  Embora as empresas virtuais  brasileiras dificultem a prática de devolução pelo arrependimento, o Código de Defesa do Consumidor (CDC) preserva este direito. Para mais informações utilize o Material de apoio.

Texto caso acerte: Parabéns! Conforme prevê o artigo 49 do CDC. Lei nº 8.078, de 11 de Setembro de 1990. “O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço”[...] quando a aquisição  ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio”. Vamos conhecer a próxima situação-problema?

 

12- Você precisa realizar uma compra de um livro que está disponível apenas na internet. Para realizar esta operação você entra no seu smartphone ou tablet e realizar uma busca e aparece várias lojas que disponibilizam o mesmo produto mas com preços diferenciados.  Qual é o teu critério para selecionar a loja?

a. Eu apenas escolho a loja que oferece o livro mais barato para realizar a compra.

b. Eu leio as recomendações e avaliações disponibilizadas por outros compradores em cada loja que vende o livro e seleciono a com melhor nota de avaliação.

Resposta Correta: B

Texto caso erre: Você tem certeza?! Nem sempre a loja que vende o produto com melhor preço é considerada confiável! É importante sempre realizar um análise de cada loja virtual para que você não se arrependa e realize a escolha certa!

Texto caso acerte: Parabéns! Antes de escolher a loja virtual que você irá realizar a compra é necessário realizar uma análise das opiniões e avaliações realizadas por outros compradores. Assim, você pode evitar lojas não confiáveis e ter certeza que irá recer o produto na sua casa!

 

13- Você recebeu um e-mail de uma loja conhecida de produtos na internet informando que um amigo seu indicou um produto para você adquirir! O que você faz?

a. Eu clico no produto e realizo a compra, já que confio no meu amigo!

b. Eu entro em contato com o meu amigo perguntando se ele indicou o referido produto.

Resposta Correta:  B

Texto caso erre: Você tem certeza? Nem todos os e-mail que recebemos são verdadeiros. Muitos são golpes para que você clique em cima e, instantaneamente, instale um vírus no seu computador ou smartphone! Por isso, você deve ter um cuidado redobrado e sempre desconfiar de e-mails com propagandas de produtos! Reveja os materiais de apoio com dicas sobre este tema!

Texto caso acerte: Você fez a escolha correta! Você deve sempre desconfiar de lojas ofertando produtos por e-mail que pode ser um golpe! Muitas destas empresas tem acesso a sua lista de contatos!

 

14 - Você precisa realizar o pagamento de um produto comprado na internet. Qual a forma você escolhe para realizar o pagamento?

a) Eu não realizo a compra pois não há uma forma segura de pagamento na internet.

b) Eu escolho pagamento por boleto bancário ou cartão de crédito pois são as formas mais seguras de realizar pagamento.

Resposta Correta: B

Texto caso erre: Apesar de muitas pessoas não confiarem nas compras na internet, existem formas que podem ser consideradas mais seguras, como por exemplo através de boleto ou cartão de crédito! Basta apenas ter um cuidado redobrado. Jamais informe a senha do seu cartão do Banco nas compras online.

Texto caso acerte: Estas são alternativas consideradas mais seguras para realizar pagamento de produtos na internet. Apenas tenha cuidado em escolher sites confiáveis para realizar a compra.

 

15- Você pretende comprar um produto na internet e o valor final é acima do que preço inicialmente informado. O que você pode fazer para solucionar este problema?

a) Eu desisto da compra, pois o valor não vai mudar e não posso fazer nada para resolver..

b) Eu troco de navegador de internet e o problema é resolvido.

Resposta Correta: B

Texto caso erre: Muito sites possuem algum erro na hora de finalizar a compra, principalmente em relação aos valores monetários. Por isso não desista da compra, apenas troque de navegador e o problema provavelmente irá ser solucionado. Outra alternativa é entrar em contato com a central de relacionamento do site que poderá resolver o problema.

Texto caso acerte: Esta é uma boa alternativa para resolver o problema de erro no valor final do produto. Muitas vezes trocar de navegador de internet solucionar pequenos erros como este.

 

16- Você comprou um produto na internet e solicitou uma determinada cor. No entanto, o produto que chegou na sua casa era de outra cor. Como você procede para realizar a troca?

a) Eu entro em contato com a loja através da central de atendimento e solicito a troca do produto.

b) Eu desisto da compra, pois não é possível realizar trocas pelas internet.

Resposta Correta: A

Texto caso erre: Qualquer compra realizada na internet é possível realizar a troca, já que compras na internet são amparadas pela legislação que protege o consumidor (PROCON).

Texto caso acerte: Excelente escolha! Entrar em contato com a empresa é uma ótima alternativa para resolver o problema da compra. Lembrando que compras realizadas na internet também são amparadas pelo PROCON! Vamos para a próxima questão?

 

 

Terceiro circulo

 

17- Você precisa realizar uma compra e o seu computador está estragado. Para resolver o problema você utiliza o seu smartphone. No entanto, você não tem experiência neste tipo de uso, quais serão as suas escolhas?

a) Eu utilizo apenas aplicativos de lojas conhecidas  com marcas renomeadas.

b) Eu utilizo apenas aplicativos de lojas que não conheço, mas que estavam sendo indicados em sites.

Resposta Correta: A

Texto caso erre: Quando você escolhe o aplicativo de compras não deve utilizar apenas os indicados em sites da internet, mas sim de lojas e empresas conhecidas presencialmente. Consulte novamente o material de apoio.

Texto caso acerte: Você fez a escolha correta! Utilize apenas aplicativos de lojas conhecidas presencialmente, pois isso irá garantir uma segurança maior na sua compra.

 

18- Quando você está navegando na internet ou acessando suas redes sociais aparecem recomendações de produtos que talvez seja do seu interesse. Como saber se este produto recomendado é de uma empresa/confiável?

a.   Eu sei que é uma recomendação segura porque meu antivírus não

alertou sobre nenhum perigo.

b.   Eu confio em todas as recomendações da internet, pois não oferecem

nenhum perigo para suas compras.

Resposta Correta:  A

Texto caso erre: Você tem certeza? Todas as recomendações de compras da internet são confiáveis? Revise o material de apoio.

Texto caso acerte: Muito bem! Convém lembrar que esta recomendação parte das suas buscas de produtos na internet. No entanto, há a possibilidade de conter vírus nas recomendações, por isso que é indispensável o uso de antivírus.

 

19- Você precisa comprar um ingresso de um show que está disponível  a venda apenas através de um aplicativo. Você entra no aplicativo e este pede para você digitar a sua senha do cartão para finalizar a compra. O que você faz?

Eu digito a senha do cartão do Banco, já que quero muito comprar o ingresso do show.

Eu fico desconfiada, já que nenhum aplicativo de compra solicita a senha do cartão do Banco.

Resposta Correta: B

Texto caso erre: Atenção! Nenhuma aplicativo de compras na internet solicita a sua senha do cartão! Apenas é solicitado os dados, como número, validade e número de segurança do cartão. Nunca será solicitado a senha!. Releia os materiais de apoio!

Texto caso acerte: Você fez correto! Desconfie de aplicativos ou sites da internet que solicitem a sua senha do cartão do Banco. Nunca informe a sua senha para terceiros, nem na internet!

 

20- Você entrou no Facebook e observa que no lado direito são apresentados alguns produtos similares do que você já comprou ou tem interesse. O que você faz?

a. Eu prefiro ignorar as propagandas e busca na própria loja virtual os produtos que desejo.

b. Como eu já comprei um produto idêntico eu clico nas propagandas recomendadas  que aparecem no lado esquerdo.

Resposta Correta:  A

Texto caso erre: Cuidado! Não é aconselhável clicar nas propagandas de produtos recomendados no Facebook. Muitas são propagandas falsas que vão te encaminhar para outras lojas não confiáveis! A melhor opção é você entrar na loja que você confia na internet e realizar a busca. Veja os materiais de apoio com dicas sobre o tema!

Texto caso acerte: Muito bem! Convém lembrar que esta recomendação parte das suas buscas de produtos na internet. No entanto, há a possibilidade de conter vírus nas recomendações.

 

21- Você realizou uma compra de uma passagem aérea na internet. No entanto, você não recebeu a confirmação do voo. O que você pode fazer para solucionar este problema?

a. Eu confio que está tudo correto pois comprei pela internet. Apenas aguardo a data da minha viagem.

b. Eu fico preocupada pois não recebi a confirmação e entro em contato com o site que comprei a passagem.

Resposta Correta:  B

Texto caso erre: As passagens aéreas necessitam de um número chamado voucher. Este é a confirmação do seu voo. Caso a empresa não tenha lhe informado este número você deve entrar em contato com a loja virtual e solucionar o problema para que a sua viagem seja tranquila.

Texto caso acerte: Parabéns! A cautela é a melhor forma de evitar problemas futuros! Caso você não tenha recebido a confirmação do site de compra com o número de voucher para a passagem é necessário entrar em contato com a loja onde efetuou a compra e resolver o problema. Não se esqueça que em última instância você pode recorrer ao PROCON para resolver o problema!

 

22- Você comprou uma roupa em uma loja virtual. Você gostou muito da compra e após um tempo retornou na mesma loja. A empresa lhe recomendou alguns produtos similares. O que você faz?

a. Eu confio na recomendação dos produtos, já que já realizei uma compra na mesma loja.

b. Prefiro realizar uma avaliação mais apurada sobre os produto recomendados, realizando uma leitura sobre as opiniões de outros usuários.

Resposta Correta:  B

Texto caso erre: As lojas utilizando mecanismos tecnológicos para recomendar novos produtos similares a partir do teu interesse e que, às vezes, não são da mesma qualidade do produto que você já adquiriu. Por isso é importante sempre ler a opinião dos usuários sobre os produtos que você deseja antes de efetivar a compra!

Texto caso acerte: Realizou a escolha correta! Os produtos recomendados não necessariamente são da mesma qualidade dos que você já adquiriu! Realizar uma análise sobre as opiniões de outros usuários sobre o produto recomendado é uma alternativa para você não se arrepender!

 

23- Você precisa realizar uma compra na internet e a loja apenas disponibiliza a opção através de uma conta virtual chamado PayPal. Você  iria realizar esta compra?

a. Eu realizo a compra, mas analiso com calma as condições para criar uma conta online no PayPal.

b. Eu não realizaria a compra pois não é confiável esta forma de pagamento.

Resposta Correta:  A

Texto caso erre: A precaução é uma ótima alternativa para ter um cuidado redobrado ao utilizar serviços que você não conhece. No entanto, o PayPal é uma das formas segura de comprar pela internet.  Veja mais informações no site: www.paypal.com

Texto caso acerte: Realizar uma análise detalhada de um novo serviço de pagamento é sempre recomendado. O PayPal é uma das formas segura de comprar pela internet.  Veja mais informações no site: www.paypal.com

 

24- Você vai compra um produto na internet e a loja pede os dados do seu cartão, incluindo o código CVC. Onde você encontra este código?

a. O código é referente ao número da conta do meu Banco.

b. O código está na parte de trás do cartão..

Resposta Correta:  B

Texto caso erre: O código CVC não é referente a sua conta, mas sim ao cartão. Este código encontra-se na parte de trás do cartão e é composto por três números. Tenha cuidado para quem você irá informar este código pois é um tipo de segurança das tuas compras na internet.

Texto caso acerte: Exatamente. O código CVC está na parte de trás do cartão e é composto por três números.