Glossário

Anexo: a palavra anexo aqui está relacionado com o uso do serviço de e-mail. Significada incluir, adicionar um arquivo (que pode ser uma imagem, vídeo, música, texto, apresentações, etc.) na mensagem de e-mail que está sendo escrito e enviado.

 

Antivírus: programa de proteção do computador que detecta e elimina os vírus (certos programas danosos) nele existentes, assim como impede sua instalação e propagação.

 

Aplicativo (app): é um tipo de software concebido para desempenhar tarefas práticas ao usuário para que este possa concretizar determinados trabalhos em dispositivos móveis (smartphone, tablet). Um exemplo de aplicativo mais comum é o WhatsApp. Fonte: http://conceito.de/software-aplicativo.

 

Cavalo de troia: Seu nome faz uma analogia a história da guerra de Tróia. Ele é um tipo de vírus que devido ao seu potencial de invadir computadores, roubar senhas, bloquear e copiar dados  e, geralmente, instalam-se junto a outros arquivos. No instante que esses arquivos são deletados podem ocasionar perda de dados. Fonte: http://www.tecmundo.com.br/seguranca/196-o-que-e-um-trojan-.htm.

 

Compartilhar: é pegar um determinado conteúdo na rede social e  partilhar com os amigos na Linha do tempo da pessoa.

 

Download: é a transferência de dados de um local remoto (internet) para um aparelho local (computador, smartphone, tablete). O inverso de upload.

 

Facebook: é a rede social mais usada do mundo, na qual se conectam amigos e também se conhecem novas pessoas. É possível compartilhar conteúdo de maneira simples e em tempo real, aproximando as pessoas, fatos e notícias.

 

Fakes: quer dizer falso, falsificado ou falsificação. A palavra é usualmente empregada para definir o caráter de um indivíduo, ou ainda para caracterizar uma peça, utensílio ou produto que não é original, mas que foi adulterado.

 

Google Play: loja de aplicativos para sistema operacional Android.

 

Hackeada: é quando alguém não autorizado obteve acesso à sua conta. Após obter acesso aos seus dados os hacker (pirata da internet) inserem um código malicioso nele ou outros dados.

 

Itunes: loja de aplicativos para sistema operacional iOs( Apple).

 

Ícones: É um pequeno desenho que representa um objeto, um link ou um programa em informática.

 

Layout: é um esboço no qual é mostrada a distribuição física, juntamente com os tamanhos de elementos como texto, gráficos ou figuras em um determinado espaço.

 

Link: é o nome de um navegador web em modo texto, desenvolvido em código livre. Foi criado por Mikuláš Patočka, e apresenta como diferencial, entre navegadores dessa categoria, o fato de exibir a página o mais proximamente possível de um modo gráfico,simulando menus, tabelas, novas janelas, etc.

 

Mouse: é uma palavra do inglês que traduzido para o português significa Rato. Este é um termo muito utilizado para definir um periférico indicador que serve para deslocar um cursor(seta) na tela do computador, permitindo selecionar, mover, manipular objetos graças a botões. Chama-se "clique" a ação de pressionar (clicar) um botão para efetuar uma ação.

 

Phishing: é uma técnica de fraude online, utilizada por criminosos no mundo da informática para roubar senhas de banco e demais informações pessoais, usando-as de maneira fraudulenta.

 

Paypal: forma de pagamento através de uma conta na internet. Disponível em: www.paypal.com.

 

Post: É o ato de escrever uma mensagem em um grupo, página, fórum, blog, rede social como Facebook. Também está relacionado com a palavra postagem.

 

Quarentena: é uma forma de isolamento de um possível vírus. Assim os antivírus podem continuar realizando a analise no recurso procurando outros vírus.

 

Redes Sociais: É uma das formas de representação dos relacionamentos afetivos ou profissionais dos seres humanos entre si ou entre seus agrupamentos de interesses mútuos. A rede é responsável pelo compartilhamento de ideias entre pessoas que possuem interesses e objetivo em comum e também valores a serem compartilhados.

 

Scaneamento: processo de verificação (varredura) que os antivírus realizam dentro do computador ou dispositivo móvel atrás de vírus ou outros possíveis programas que podem prejudicar o aparelho.

 

Site: é um conjunto de páginas da Web, ou seja, de hipertextos. Estes são  acessados geralmente por um navegador (Firefox, Chrome etc) de internet.

 

Smartphone: é um tipo de aparelho celular que agrega também algumas funções dos computadores, mas essas funções, bem conhecidas nos computadores, só se tornaram possíveis graças aos sistemas operacionais que foram adaptados para esse tipo de celular. Fonte:http://www.zoom.com.br/celular/deumzoom/o-que-e-smartphone.

 

Sistema operacional: é um programa que gerencia um conjunto de funções dos recursos de hardware e software do sistema. Em um computador de mesa esses recursos incluem o processador, a memória, o espaço em disco etc. Em um smartphone/tablet, o sistema operacional gerencia o teclado, a tela, a agenda, a bateria e a conexão de rede. Fonte: http://tecnologia.hsw.uol.com.br/sistemas-operacionais2.htm.

 

Software: é uma sequência de instruções escritas para serem interpretadas por um computador com o objetivo de executar tarefas específicas. Também pode ser definido como os programas de um computador.Fonte: http://www.significados.com.br/software/.

 

Tablet: é um dispositivo pessoal em formato de prancheta que pode ser usado para acesso à Internet, organização pessoal, visualização de fotos, vídeos, leitura de livros, jornais e revistas e para entretenimento com jogos. Apresenta uma tela sensível ao toque (touch screen) que é o dispositivo de entrada principal. A ponta dos dedos ou uma caneta aciona suas funcionalidades. É um novo conceito: não deve ser igualado a um computador completo ou um smartphone, embora possua funcionalidades de ambos. Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Tablet.

 

Vírus: são programas desenvolvidos com o objetivo de causar algum dano ao usuário do computador. Podem apagar dados, capturar informações, alterar ou impedir o funcionamento do sistema operacional.

 

Windows: foi um dos primeiros sistemas operacionais criados e comercializados para computadores em larga escala. É o nome dado ao sistema operacional para computadores desenvolvido pela empresa Microsoft.

 

Windows Store: é a ‘’loja de aplicativos da Microsoft’’ que permite o download de aplicativos disponíveis para o sistema operacional Windows.

Fonte: http://www.techtudo.com.br/tudo-sobre/windows-store.html.