Os pais de Júlia, 8 anos, trabalham em turno integral. Por isso, preocupados em preencher o tempo em que poderia estar sozinha, ocuparam-na com diversas atividades: aulas de inglês, natação, jazz e piano. Além disso, a menina acabava por enfrentar a correria da cidade, indo de um lugar para outro para cumprir a sua jornada. Júlia passou, aos poucos, a apresentar alguns sintomas: dor de cabeça, tensão muscular, pesadelos, ansiedade, introversão, diminuição do rendimento escolar. A professora de Júlia chamou os pais para investigar o que poderia estar acontecendo com a menina. Nessa conversa, percebeu-se que ela deveria ser levada no pediatra, que diagnosticou estresse infantil. Ao ser questionada, Júlia reclamou que não estava tendo mais tempo para brincar.
Atividade:
A partir da leitura dessa história, pense sobre as seguintes questões:
- Quais aspectos sociais e culturais estão influenciando a produção dessa infância “executiva”?
- Que sociedade está se formando por meio da produção dessa infância? O que se busca ao produzi-la dessa forma?
Agora, leia os textos abaixo e desenvolva um texto reflexivo sobre o assunto. KORMANN, Alessandra; MANTOVANI, Flávia. Cresce a oferta de atividades voltadas para bebês. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/folha/equilibrio/noticias/ult263u4194.shtml. Acesso em: 09 out. 2007.
VEJA ON-LINE. Faz mal, sim: atividade física em excesso mais prejudica do que ajuda as crianças. Disponível em: http://veja.abril.com.br/310107/p_092.html. Acesso em: 09 out. 2007.