Pequenos momentos em que a criança possa, juntamente com seus pares, construir soluções e pensar sobre determinadas decisões, são de extrema importância para o desenvolvimento da autonomia e da cooperação. O jogo é um desses momentos, pois jogando as crianças são desafiadas a cooperar, buscando um objetivo comum e coordenando seus sentimentos e perspectivas, na maioria das vezes, sem a intervenção do adulto. Por fim, o desenvolvimento intelectual refere-se ao aprendizado da criança, que não está somente ligado à situações formais, maçantes e desinteressantes. O jogo está diretamente relacionado ao aprendizado, pois ele promove situações onde a criança desenvolve a curiosidade, a capacidade de expressar seu pensamento, elaborar ideias, perguntar e problematizar situações vivenciadas. A atividade lúdica ainda pode promover o aprendizado de conteúdos formais, como por exemplo, nos conhecimentos lógico-matemáticos, em jogos que envolvam a classificação, contagem, quantidades, comparações. Também na área da motricidade, com brincadeiras que envolvam correr, saltar, esconder-se, acompanhar um ritmo. No âmbito da linguagem, através de “trava-linguas”, parlendas, cantigas de roda, entre outros.