Colaboração e Cooperação:
[...] para haver colaboração um indivíduo deve
interagir com o outro, existindo ajuda – mútua e
unilateral. Para existir cooperação deve haver,
interação, colaboração, mas também
objetivos comuns, atividades e ações conjuntas e
coordenadas (MAÇADA e TIJIBOY, 1998, p. 5).
Escrita Coletiva: Trata-se
de uma estratégia didático-pedagógica que
possibilita a escrita de um texto por várias pessoas. A escrita por ser feito ao mesmo tempo ou em tempos diversos.
Educação à
distância: processo de ensino/aprendizagem em
que o educador e o aluno estão separados no tempo ou no
local, ou em ambos. Os materiais de aprendizagem são
fornecidos de forma remota, síncrona ou
assíncrona, por correio, e-mail, vídeo ou
áudioconferência, etc.
Modelos Pedagógicos para EAD:
Um sistema de premissas teóricas que representa, explica e
orienta a forma como se aborda o currículo e que se concretiza
nas práticas pedagógicas e nas interações
professor/aluno/objeto de estudo (BEHAR, 2009, p. 24).
Interação: Processo
que ocorre a partir da relação do sujeito com o
objeto de conhecimento (contato com um ambiente virtual de
aprendizagem, ou seja, com a própria ferramenta e
até mesmo no contato com um livro) e/ou entre dois ou mais
sujeitos. Segundo Piaget (1973), a interação pode
ser caracterizada por ser individual, isto é, pela
ação de um único sujeito sobre o
objeto, bem como interindividual caracterizada pelas trocas entre dois
ou mais sujeitos.
Interatividade: Wagner (1994) define que
a interatividade envolveria os atributos da tecnologia
contemporânea utilizada na EaD, que permite conexões em
tempo real.
Hipertexto: [...] um conjunto de nós ligados por conexões. Os nós podem ser palavras, páginas, imagens, gráficos ou parte de gráficos, sequências sonoras, documentos complexos que podem eles mesmos ser hipertextos. Os itens de informação não são ligados linearmente, como uma corda com nós, mas cada um deles, ou a maioria, estende suas conexões em estrela, de modo reticular (LÉVY, 1993).
Autoria: A autoria é um processo, e não um produto, ou seja, uma autoria de qualidade é aquela “[...] que gera uma significância tal que põe o interlocutor em estado de co-autoria, predisposto a cortejar as armações teórico-práticas de seu co-autor à sua regionalidade, ao seu contexto de sala de aula” (BELINTANTE, 2002, P.188).
Sistema de Recomendação:
Os sistemas de recomendação são
aplicados na identificação de
usuários, guardando suas preferências e
recomendando itens, estes podem ser produtos, serviços e/ou
conteúdos, adequando-se às necessidades e
interesses do indivíduo.
Referências
BEHAR, Patricia Alejandra; MACEDO, Alexandra Lorandi; BITENCOURT, Jossiane Boyen; MAZZOCATO, Sandra Bordini. Escrita Coletiva: o potencial de um Groupware via Web. Novas Tecnologias na Educação. V.4, n. 1, jul. 2006.
BEHAR, Patrícia. Competências em educação a distância. Porto Alegre: Penso, 2013.
BEHAR, Patricia Alejandra. Íntegra de debate da disciplina Oficinas Virtuais de Aprendizagem. UFRGS/PPGIE, 29 de março de 2007.
BEHAR, Patricia. A. e colaboradores. Modelos Pedagógicos em Educação a Distância. Porto Alegre, Artmed, 2009.
BELINTANTE, C. Por uma ambiência de formação contínua de professores. In: Cardernos de Pesquisa, São Paulo, n. 117, p.177-193, nov-2002.
BERNARDI, Maira. Prática Pedagógica em EAD: uma proposta de Arquitetura Pedagógica para formação continuada de professores. UFRGS, 2011, p.200. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.
PALOFF, Rena M. e PRATT, Keith. O aluno virtual: um guia para trabalhar com estudantes on-line. Porto Alegre: Artmed, 2004.
CASTILHO, Wagner Francisco et al. Escrita coletiva: Cabeças distantes, conhecimentos articulados. 2007. Disponível em: <http://www.abed.org.br/congresso2007/tc/55200765836PM.pdf>.
CAZELLA, Silvio Cesar; CHAGAS, Irismar Corrêa das; BARBOSA, Jorge Luis Victoria; REATEGUI, Eliseo Berni. Um modelo para recomendação de artigos acadêmicos baseado em filtragem colaborativa aplicado à ambientes móveis. RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre, 2008. Disponível em: <http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/22900>.
FILATRO, Andrea. Design instrucional contextualizado: educação e tecnologia. São Paulo: Ed. Senac São Paulo, 2003.
FRAGOSO, Suely. Representações espaciais em novos mídias. In: Dinora Fraga da Silva; Suely Fragoso. (Org.). Comunicação na Cibercultura. São Leopoldo: Editora Unisinos, 2001, v. 1, p. 105-115.
GARIN, Ramiro Saldaña; LICHTNOW, Daniel; PALAZZO, Luiz Antonio Moro; LOH, Stanley; KAMPFF, Adriana Justin Cerveira; PRIMO, Tiago Thompsen; OLIVEIRA, Jose Palazzo Moreira de; LIMA, Jose Valdeni de. O uso de técnicas de recomendação em um sistema para apoio à aprendizagem colaborativa. Revista brasileira de informática na educação. Vol. 14, n. 3 (set./dez. 2006), p. 49-59. Disponível em: <http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/23202>.
KREBS, Luciana Monteiro. Sistema de recomendação para bibliotecas universitárias. Trabalho de conclusão de graduação, UFRGS. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Biblioteconomia, 2013. Disponível em: <http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/78367>
LÉVY, P. As Tecnologias da Inteligência. Rio de Janeiro: Ed 34, 1993.
LOPES, Giseli Rabello; SOUTO, Maria Aparecida Martins; OLIVEIRA, Jose Palazzo Moreira de. Sistema de recomendação para bibliotecas digitais sob a perspectiva da web semântica. Anais do II workshop de bibliotecas digitais. Florianopolis : SBC, 2006. Disponível em: <http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/7787>.
MACK, Roger Schneider. Sistema de recomendação baseado na localização e perfil utilizando a plataforma android. Trabalho de conclusão de graduação. UFRGS. Instituto de Informática. Curso de Ciência da Computação: Ênfase em Ciência da Computação: Bacharelado, 2010. Disponível em: <http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/28328>.
MACHADO, Arlindo. A arte do vídeo. São Paulo: Brasiliense, 1990.
MAÇADA, Debora Laurin; TIJIBOY, Ana Vilma. Aprendizagem Cooperativa em Ambientes Telemáticos.
RIBIE 98, IV Congresso da Rede Iberoamericana de Informática
Educativa, 1998. Disponível em:
<http://www.url.edu.gt/sitios/tice/docs/trabalhos/274.pdf>.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: BEZERRA, Maria Auxiliadora; DIONISIO, Angela Paiva; MACHADO, Anna Rachel. Gêneros textuais & ensino. 2. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002. p. 19-36.
MARTINS, Ademir da Rosa; AXT, Margarete. EccoLogos: autoria coletiva de documentos. Informática na educação : teoria & prática. Porto Alegre. Vol. 7, n. 2 (jul./dez. 2004), p. 39-49. Disponível em: http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/23251/000476244.pdf?sequence=1.
MONTENEGRO, Mario R.; ALVES, Venâncio A. F. Critérios de autoria e co-autoria em trabalhos científicos. Revista do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo. São Paulo, V. 29, n.4, jul/ago. 1987. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0036-46651987000400001&script=sci_arttext>.
NERY, Clarisse Alabarce; BATISTA, Cecília Guarnieri. Imagens Visuais como Recursos Pedagógicos na Educação de uma adolescente surda: um estudo de caso. Paidéia, 2004, 14(29), 287-299. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/paideia/v14n29/05.pdf>.
PIAGET, J. Biologia e Conhecimento. 2. Ed. São Paulo, SP: Vozes, 1996.
PIAGET, J. Estudos Sociológicos. Rio de Janeiro: Forense, 1973. (1965).
PINTO, Anamelea de Campos; FILHO, Jenner Barretto Bastos. Autoria, autonomia e ética na educação a distância. In.: Perspectiva: Revista do centro de ciências da educação, Florianópolis, V.30, n.1, 155-170, janeiro/abril 2012.
PRIMO, Alex. Quão interativo é o hipertexto?: Da interface potencial à escrita coletiva. Fronteiras: Estudos Midiáticos, São Leopoldo, v. 5, n. 2, p. 125-142, 2003.
RAFAELI, Sheizaf. Interactivity: From new media to communication. In: Sage Annual Review of Communication Research: Advancing Communication Science Vol. 16. Sage: Beverly Hills, 1988. p. 110-134
SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim e colaboradores. Gêneros textuais e escritos na escola. Trad. de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas: Mercado das Letras, 2004.
SILVA, Ketia. K. A. Mapeamento de competências: um foco no aluno da Educação a Distância. UFRGS, 2012, p.184. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.
SILVA, Maria Lúcia Gomes da. O uso da imagem na prática pedagógica das educadoras de jovens e adultos na rede de ensino do município de João Pessoa/PB. Dissertação de Mestrado: UFPB, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2010. Disponível em: <http://bdtd.biblioteca.ufpb.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1282>.
WAGNER, Ellen D. In support of a functional definition of interaction. The American Journal of Distance Education. v.8, n.2, p.6-29, 1994.
XAVIER, A. C. A era do hipertexto: linguagem e tecnologia. Recife: Ed. da UFPE, 2009. 227 p.