Guia Glossário Créditos/Referências

Glossário

Colaboração e Cooperação: [...] para haver colaboração um indivíduo deve interagir com o outro, existindo ajuda – mútua e unilateral. Para existir cooperação deve haver, interação, colaboração, mas também objetivos comuns, atividades e ações conjuntas e coordenadas (MAÇADA e TIJIBOY, 1998, p. 5).

Escrita Coletiva: Trata-se de uma estratégia didático-pedagógica que possibilita a escrita de um texto por várias pessoas. A escrita por ser feito ao mesmo tempo ou em tempos diversos.

Educação à distância: processo de ensino/aprendizagem em que o educador e o aluno estão separados no tempo ou no local, ou em ambos. Os materiais de aprendizagem são fornecidos de forma remota, síncrona ou assíncrona, por correio, e-mail, vídeo ou áudioconferência, etc.

Modelos Pedagógicos para EAD: Um sistema de premissas teóricas que representa, explica e orienta a forma como se aborda o currículo e que se concretiza nas práticas pedagógicas e nas interações professor/aluno/objeto de estudo (BEHAR, 2009, p. 24).

Interação: Processo que ocorre a partir da relação do sujeito com o objeto de conhecimento (contato com um ambiente virtual de aprendizagem, ou seja, com a própria ferramenta e até mesmo no contato com um livro) e/ou entre dois ou mais sujeitos. Segundo Piaget (1973), a interação pode ser caracterizada por ser individual, isto é, pela ação de um único sujeito sobre o objeto, bem como interindividual caracterizada pelas trocas entre dois ou mais sujeitos.

Interatividade: Wagner (1994) define que a interatividade envolveria os atributos da tecnologia contemporânea utilizada na EaD, que permite conexões em tempo real.

Hipertexto: [...] um conjunto de nós ligados por conexões. Os nós podem ser palavras, páginas, imagens, gráficos ou parte de gráficos, sequências sonoras, documentos complexos que podem eles mesmos ser hipertextos. Os itens de informação não são ligados linearmente, como uma corda com nós, mas cada um deles, ou a maioria, estende suas conexões em estrela, de modo reticular (LÉVY, 1993).

Autoria: A autoria é um processo, e não um produto, ou seja, uma autoria de qualidade é aquela “[...] que gera uma significância tal que põe o interlocutor em estado de co-autoria, predisposto a cortejar as armações teórico-práticas de seu co-autor à sua regionalidade, ao seu contexto de sala de aula” (BELINTANTE, 2002, P.188).

Sistema de Recomendação: Os sistemas de recomendação são aplicados na identificação de usuários, guardando suas preferências e recomendando itens, estes podem ser produtos, serviços e/ou conteúdos, adequando-se às necessidades e interesses do indivíduo.

 
Referências


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