A cada ano cresce o número de tecnologias móveis sendo comercializadas e presentes no cotidiano de todos. O conceito de dispositivos móveis ainda é confuso por estar relacionado com outros termos. Dispositivos móveis são tecnologias digitais que permitem a mobilidade e o acesso à internet. Pode-se citar como exemplos os smartphones e tablets.
Existem vários exemplo de dispositivos móveis, como o GPS, Notebook etc. Os mais populares são os smartphones e tablets.
Estes são considerados a evolução dos celulares por trazerem recursos mais avançados que necessitam de sistemas operacionais para desempenhar as tarefas nos aparelhos. Os smartphones podem ser considerados "computadores de bolso" por permitir a realização das mesmas atividades quando comparado ao computador. Os sistemas operacionais mais populares são Android, iPhone ou Windows Phone.
Este dispositivo móvel apresenta condições de uso semelhante ao computador convencional e ao notebook. Geralmente possui tela maior que o smartphone o que permite melhores condições de visualização. No entanto, este tipo de dispositivo móvel realiza as mesmas tarefas básicas que o smartphone, variando de acordo com os modelos.
Os dispositivos móveis apresentam características físicas como: um tipo de computador portátil, tamanho de tela pequeno, fina espessura e manuseio dos recursos através do toque na tela (touchscreen). Além disso, mostram-se com propriedades na sua funcionalidade quanto a mobilidade e flexibilidade nos processos de comunicação. Essas características são colocadas em prática através da conectividade que é uma realidade presente e disponível para os dispositivos móveis. Assim, tornam-se competentes para ampliar as possibilidades de comunicação entre os envolvidos (professores e estudantes).
A partir destas características, espera-se que os professores e estudantes utilizem os dispositivos como um recurso no processo educacional, ampliando situações de aprendizagem, ultrapassando barreiras e oportunizando novas possibilidades para a compreensão dos conteúdos escolares através das características de mobilidade, flexibilidade e conectividade.
O uso do tablet e o smartphone nas escolas ainda é muito restrito, principalmente pela falta de conhecimento na utilização destes recursos pelos professores e o medo que os mesmo distraiam os alunos. No entanto, estas tecnologias são extremamente enriquecedoras para as práticas pedagógicas.
Smartphone: Ao utilizar este tipo de recurso em sala de aula o professor deve realizar, inicialmente, um levantamento dos tipos, modelos e sistemas operacionais que os alunos possuem. Após um primeiro diagnóstico do perfil da turma, o professor pode utilizar os recursos que necessitam da Internet para o seu funcionamento, como por exemplo os aplicativos, ou utilizar os recursos próprios dos aparelhos, como a câmera digital, calculadora etc.
Tablet: Para utilizar o tablet, assim como o smartphone, é necessário mapear o perfil de tipos e modelos existentes deste aparelho na sala de aula. Um dos grandes benefícios destes aparelhos para a educação é o seu tamanho, que permite o uso de editores de textos, desenho (criação e edição). Por isso é importante, inicialmente, definir qual o objetivo para o uso deste recurso e então planejar a aula a partir de suas características.
REFERÊNCIAS:
Guia: Tire suas dúvidas sobre a tecnologia 4G - http://tecnologia.ig.com.br/especial/2013-05-09/guia-tire-suas-duvidas-sobre-a-tecnologia-4g.html
Como Funciona a 4G (TEL084) - http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/como-funciona/8112-como-funciona-a-4g-tel084