A Pesquisa Online
Ao longo da nossa vida muitas perguntas surgiram e surgem. Para responder a tantas perguntas nós recorremos a diferentes fontes de informações. Pode ser através de livros, enciclopédias, revistas ou jornais e, atualmente, da internet.
Uma das grandes possibilidades que a internet propiciou foi a rapidez e facilidade em realizar pesquisa. Hoje você pode pesquisar de tudo! Deste de textos, artigos, notícias, imagens, vídeos, previsão do tempo etc.
Apesar da facilidade e rapidez da pesquisa é importante ter cuidado nas informações disponibilizadas de forma online. A internet é o “reflexo” da sociedade. Ou seja, assim como encontramos informações falsas ou incompletas, também encontraremos na internet. Ao realizar uma pesquisa como não há um filtro da publicação na internet (qualquer pessoa de qualquer região pode publicar), alguns dados, às vezes, estão errados. Por isso é importante sempre comparar as informações encontradas em mais de um site!
Existem muitos sites de pesquisa para realizar pesquisa. Os sites de busca mais utilizados são:
- Google (https://www.google.com.br)
- Bing (https://www.bing.com)
- Yahoo (http://br.search.yahoo.com/)
- DuckDuckGo (https://duckduckgo.com/)
Estes sites possuem um número imensurável de informações. Estas são acessadas ao se digitar um conjunto de palavras ou apenas uma palavra-chave.
Algumas dicas para encontrar fontes de pesquisa confiável:
- Analise os resultados: Muitas vezes o primeiro resultado mostrado na pesquisa não é o mais viável. É necessário analisar cada página apresentada como resposta para o que você quer saber.
- Critério de exibição: A maioria das ferramentas que utilizamos para fazer pesquisa online tem critérios próprios de apresentação das respostas. Muitas dessas ferramentas cobram para que um site apareça entre os primeiros resultados da pesquisa.
- Data: A data na internet é extremamente importante no mundo virtual, ainda mais se você for procurar por notícias. Atualmente muitos acontecimentos são transmitidos online quase simultaneamente e para haver garantia de uma notícia atualizada é melhor prestar atenção na data das publicações.
- Extensões e assinaturas: Cada pesquisa levará você a uma página na web. É interessante que você atente nas extensões das páginas, no caso estas são as mais indicadas: .gov (governamentais), .org (instituições sem fins lucrativos) e .edu (universidades, fora do Brasil). A extensão .com, que é a mais comum, que abriga também sites de jornais e revistas. Igualmente, atente nas assinaturas de quem é responsável pela publicação nas páginas.
Vamos pesquisar na internet?