Atualmente, muitas tecnologias facilitam a publicação de conteúdos, impulsionando assim, a quantidade de informação na internet. Diante disso, as pessoas tem se deparado com uma ampla diversidade de opções para a realização de pesquisas. Desta forma, as buscas podem retornar uma sobrecarga de informações incoerentes e/ou sem qualidade que são disponibilizadas ao usuário. Esse fator pode corroborar para um impacto desfavorável aos usuários, pois esses podem apresentar dificuldades para encontrar o que desejam, exigindo o desprendimento de tempo para realizar escolhas.
Neste sentido os sistemas de recomendação são ferramentas que possuem o propósito de auxiliar o sujeito em pesquisas e produções, a fim de otimizar o tempo de navegação (buscas) e no descobrimento de recursos de interesse com base no perfil do usuário, auxiliando no processo de indicação.
Para isso, eles podem ser baseados em dois tipos: na coleta de interesses explícitos e implícitos. Na coleta explícita o usuário indica espontaneamente o que lhe é importante. Normalmente os sistemas solicitam que sejam preenchidos formulários a fim de que o usuário informe seus interesses, como: temas, filmes, características próprias, esporte, diversão, notícias, viagens, negócios, entre outros. Na coleta implícita, cada interação realizada pelo usuário contribui para a recomendação, como: adicionar uma página aos favoritos, tempo de permanência visualizando uma página, acessos por mês, dia e hora, páginas visualizadas ou mais populares, entre outros.
No campo da educação a ultilização de sistemas de recomendação podem oportunizar a filtragem de materiais educativos a partir do perfil do usuário e de seus interesses. Uma vez que esses sistemas podem selecionar itens personalizados com base no interesse dos usuários, bem como considerar a conjuntura na qual estão inseridos. Desta forma, seus resultados de pesquisa tornam-se mais refinados.
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