Guia Glossário Créditos

Glossário

Competência: apesar de existirem diferentes conceituações sobre o temo, entende-se que competência é a ação que permite mobilizar diferentes recursos e elementos cognitivos para enfrentar uma determinada situação, o que pressupõe os elementos: Conhecimento, Habilidades e Atitudes (BEHAR, 2013).

Educação à distância: processo de ensino/aprendizagem em que o educador e o aluno estão separados no tempo ou no local, ou em ambos. Os materiais de aprendizagem são fornecidos de forma remota, síncrona ou assíncrona, por correio, e-mail, vídeo ou áudioconferência, etc.

Feedback: Classificam-se assim às ações que têm seu efeito informado claramente para permitir ajustes as futuras ações. São informações apresentadas ao usuário de um sistema, com a intenção de deixá-lo consciente do estado do processamento ou de que determinada ação foi executada pelo sistema. Este conceito revela o quanto às ações e reações são sequencias que nunca são lineares, mas emaranhadas, recursivas ou complexas.

Interação: Processo que ocorre a partir da relação do sujeito com o objeto de conhecimento (contato com um ambiente virtual de aprendizagem, ou seja, com a própria ferramenta e até mesmo no contato com um livro) e/ou entre dois ou mais sujeitos. Segundo Piaget (1973), a interação pode ser caracterizada por ser individual, isto é, pela ação de um único sujeito sobre o objeto, bem como interindividual caracterizada pelas trocas entre dois ou mais sujeitos.

Planejamento pedagógico: refere-se ao modo de agir num mundo em permanente mudança. Planejamento é um método, e enquanto tal, não passa de um instrumento para ajudar a pensar e transformar a realidade social. Mas a mesma realidade pode ser enxergada de diferentes modos. Portanto é um instrumento que serve para orientar uma intervenção-ação, ajudar a identificar onde estamos e para onde precisamos e queremos ir.

Sistema de Recomendação: Os sistemas de recomendação são aplicados na identificação de usuários, guardando suas preferências e recomendando itens, estes podem ser produtos, serviços e/ou conteúdos, adequando-se às necessidades e interesses do indivíduo.

Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC: É um termo que envolve o conhecimento técnico e científico e as ferramentas, processos e materiais criados e/ou utilizados no intuito de mediar os processos comunicacionais e informacionais

Web: É um sistema de documentos em hipermídia que são interligados e executados na Internet. Os documentos podem estar na forma de vídeos, sons, hipertextos e figuras.

Referências
Glossário do “T” feito pela equipe do NUTED.
BEHAR, Patrícia. Competências em educação a distância. Porto Alegre: Penso, 2013.

PIAGET, Jean. Estudos Sociológicos. Rio de Janeiro, Forense: 1973.

http://nuted.ufrgs.br/oa/compmap/

http://nuted.ufrgs.br/oa/gestead/glossario.html