As leituras complementares abaixo trazem padrões, marcos, quadros de organismos internacionais, bem como um referencial desenvolvido pela ABED. Ainda se encontra a referência para o documento da Unesco com os pilares da educação (DELORS, 2010). Selecionou-se alguns referenciais. Existem outros documentos, inclusive brasileiros, que podem ser buscados na web. A dissertação de Pires indicada na leitura complementar do Módulo 3 traz um estudo que inclui essa questão.

BOHLINGER, Sandra. As Competências como Elemento Basilar do Quadro Europeu de Qualificações. Revista Europeia de Formação Profissional, n. 42/43, 2007/ 2008, p. 107-124.
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Acesso em: 27 jul. 2017.

COMUNIDADES EUROPEIAS. Quadro Europeu de Qualificações para a Aprendizagem ao Longo da Vida (QEQ). Luxemburgo: Serviço das Publicações Oficiais das Comunidades Europeias, 2009.
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Acesso em: 27 jul. 2017.

DELORS, Jacques (Coord.). Educação, um Tesouro a Descobrir: relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre a Educação para o século XXI para a UNESCO. Brasília, DF: Setor de Educação da Representação da UNESCO no Brasil, jul. 2010.
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Acesso em: 18 jan. 2014.

LITTO Frederic M. et al. Competências para Educação a Distância: referenciais teóricos e instrumentos para validação. São Paulo: Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), 2011.
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Acesso em: 27 jul. 2017.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA (UNESCO). Padrões de competência em TIC para professores. Tradução de Cláudia Bentes David. São Paulo: Microsoft Brasil, 2009.
Marco político – Leia aqui
Diretrizes de implementação – Leia aqui
Módulos de padrão de competência – Leia aqui