Ajuda

Como usar o AnimA-K

O AnimA-K conta com sete recursos principais, disponibilizados no menu superior, que podem ser utilizados de forma complementar ou individual. Cada recurso apresenta opções ou tópicos de conteúdo (menu lateral). E, as opções podem ser divididas em várias seções que podem ser acessadas independentemente ou de forma não-linear, conforme as necessidades de aprendizado do aluno:

  • O recurso TEORIAS possibilita conhecer os pensadores que nortearam o desenvolvimento do conteúdo do AnimA-K (Construção de Algoritmos Computacionais), uma introdução à Lógica de Programação e noções de como construir algoritmos computacionais.
  • Para acessar os Autores e suas obras, clicar sobre a foto correspondente. Uma nova tela com as informações sobre o autor será apresentada. No caso de querer acessar outro autor, pode-se retornar à opção Teorias do menu superior ou utilizar o indicador de quebra de linearidade.
  • Para visualizar o tópico Lógica de Programação, clicar sobre a opção correspondente no menu lateral. O mesmo deverá ser feito para visualizar os métodos para a construção de algoritmos.
  • O recurso ATIVIDADES contém os desafios a serem trabalhados para verificar o grau de entendimento do conteúdo apresentado. Eles se apresentam em três níveis de complexidade (Básico, Médio, Alto) onde o aluno deverá entender o problema, considerando as regras impostas para tal; encontrar uma metodologia para solucionar o problema; e formular o algoritmo na linguagem disponibilizada pelo protótipo, podendo ser reescrito posteriormente em linguagem computacional. Durante o desenvolvimento das atividades, em três momentos (início, meio e fim), é solicitado ao aluno para indicar seu provável estado afetivo em relação à atividade.
  • O recurso BIBLIOTECA possui três categorias de materiais: livros, tutoriais e links interessantes. Os textos para download estão em pdf ou HTML. Para visualizar textos no formato pdf é necessário a instalação do aplicativo Adobe Acrobat Reader.
  • O recurso PERFIL exibe para os alunos que concordaram em participar da pesquisa implicada, a gradiente de afetividade registrado pelo mesmo durante o desenvolvimento das atividades.
  • O recurso AJUDA apresenta os tópicos do AnimA-K e o esclarecimento sobre o uso de seus recursos.
  • O recurso CRÉDITOS apresenta dados de contato da equipe de desenvolvimento do AnimA-K e agradecimentos aos que participaram direta ou indiretamente da realização do projeto.