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Quais estratégias?
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Como comunicar com os(as) alunos(as)?
Após propor as atividades com enunciados objetivos e
claros para seus (suas) alunos (as) é importante pensar em como
responder através de diferentes situações, listadas a seguir:
- Quando o (a) aluno (a) postar a atividade correta;
- Quando o (a) aluno (a) postar a atividade sem atender o que foi proposto;
- Quando o (a) aluno (a) não realizar a atividade.
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QUANDO O (A) ALUNO (A) POSTAR A ATIVIDADE CORRETA:
Neste caso, quando o (a) aluno (a) compreende a atividade e realiza de forma satisfatória, mostrando que entendeu o conteúdo, você deve elogiar e incentivar que continue se dedicando às aulas. A atenção e o reconhecimento do professor é muito importante para o (a) aluno (a) continuar motivado a participar da sua oficina.
Neste caso, quando o (a) aluno (a) compreende a atividade e realiza de forma satisfatória, mostrando que entendeu o conteúdo, você deve elogiar e incentivar que continue se dedicando às aulas. A atenção e o reconhecimento do professor é muito importante para o (a) aluno (a) continuar motivado a participar da sua oficina.
QUANDO O (A) ALUNO (A) POSTAR A ATIVIDADE SEM
ATENDER O QUE FOI PROPOSTO:
Neste caso, você pode comentar os pontos que achou interessante sobre a atividade do (a) aluno (a), mas reforçar que poderia melhorar em alguns aspectos apontados por você. Também pode explicar com outras palavras as atividades, tentando dar exemplos que o ajudem a compreender ou indicar algum material (site, vídeo, texto, etc.) que também aborde o tema. Nesse momento já delimite um novo prazo para o (a) aluno (a) refazer ou melhorar a atividade. Sendo assim, evite criticar, expor ou responder algo que possa ofender o (a) aluno (a) e desmotivá-lo. Portanto, sempre procure responder impulsionando que melhore e se sinta bem.
Neste caso, você pode comentar os pontos que achou interessante sobre a atividade do (a) aluno (a), mas reforçar que poderia melhorar em alguns aspectos apontados por você. Também pode explicar com outras palavras as atividades, tentando dar exemplos que o ajudem a compreender ou indicar algum material (site, vídeo, texto, etc.) que também aborde o tema. Nesse momento já delimite um novo prazo para o (a) aluno (a) refazer ou melhorar a atividade. Sendo assim, evite criticar, expor ou responder algo que possa ofender o (a) aluno (a) e desmotivá-lo. Portanto, sempre procure responder impulsionando que melhore e se sinta bem.
QUANDO O(A) ALUNO(A) NÃO REALIZAR A ATIVIDADE:
Neste caso você deve mandar uma mensagem particular para o (a) aluno (a), perguntando se está tudo bem, afirmando que você viu que não realizou a atividade até o momento. Pergunte também se está com alguma dificuldade sobre a atividade, oferecendo ajuda para o que ele precisar. Aproveite também para se mostrar aberto para negociar um novo prazo para enviar a atividade, sempre levando em consideração o que o (a) aluno (a) irá responder.
Neste caso você deve mandar uma mensagem particular para o (a) aluno (a), perguntando se está tudo bem, afirmando que você viu que não realizou a atividade até o momento. Pergunte também se está com alguma dificuldade sobre a atividade, oferecendo ajuda para o que ele precisar. Aproveite também para se mostrar aberto para negociar um novo prazo para enviar a atividade, sempre levando em consideração o que o (a) aluno (a) irá responder.