Caracterização da Pesquisa
(continuação da página 2)
Logo, este estudo emerge da linha de pesquisa Ambientes Informatizados de Ensino-Aprendizagem e Educação a Distância (EAD), do curso de doutorado em Informática na Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Insere-se nos estudos realizados pelo Núcleo de Tecnologia Digital Aplicada à Educação , especialmente aqueles relacionados ao ambiente ROODA (Rede cOOperativa de Aprendizagem) da UFRGS, envolvendo a construção e a validação de ambientes virtuais de aprendizagem.
Nesta proposta de pesquisa, pretende-se refletir sobre a questão da afetividade implicada na interação do AVA ROODA, objetivando a implementação de uma ferramenta computacional, o ROODAfeto, capaz de mapear determinados aspectos afetivos do aluno, especialmente os estados de ânimo reconhecidos durante sua ação no sistema. Esta ferramenta poderá auxiliar tanto o professor, no que se refere ao acompanhamento do percurso cognitivo-afetivo de seu aluno, quanto o próprio aluno, na medida em que este poderá refletir acerca de seu processo de construção de conhecimento.
Entende-se que um estudo sobre a afetividade, subjacente nas relações intra e interpessoais no espaço real, e também em ambientes virtuais de aprendizagem, poderá desencadear uma nova postura frente à tarefa de acompanhamento da construção do conhecimento e, conseqüentemente, de avaliação da aprendizagem nas modalidades de educação semi-presencial e a distância.