Oficina: Planejando Estrategicamente a EAD

1.     Carga Horária Total:      vinte (20) horas

2.     Organizadores: Luís Alberto Guadagnin, Mary da Rocha Biancamano e Sheyla Costa Rodrigues

3.    Descrição da Oficina:

A Oficina fornece, por meio da aprendizagem baseada em trabalho cooperativo, em ambiente virtual, com suporte computacional, os subsídios teóricos e práticos para a reflexão sobre as concepções relativas ao planejamento estratégico da educação a distância, procurando contribuir para a criação de conhecimentos que possam ser aplicados à ampliação da efetividade dos cursos a distância.

Estimulando a análise e a aplicação de conceitos das áreas da Administração e da Educação, enriquecidos pelo compartilhamento  das experiências e dos conhecimentos dos participantes, busca-se apoiar o aperfeiçoamento da capacidade para que cada equipe de alunos, ao longo das atividades propostas, elabore e desenvolva programas, projetos e material de divulgação de cursos a distância, após prévia definição das estratégias pedagógicas e das estratégias de uso do suporte tecnológico para promover a interação e a aprendizagem. A Oficina compreende a análise coletiva dos seguintes eixos conceituais: a) Refletindo sobre  a EAD..., b) Planejando estrategicamente...,  c) Modelando a distância transacional..., d) Construindo senso de comunidade...; e) Redes e Cultura; f) Informação e Conhecimento; g) Gerenciando Projetos; h) Revisando o planejamento estratégico da EAD ....

 

4.    Conteúdo Programático

1.     

Apresentando a Oficina

2.     

Refletindo sobre a EAD

3.     

Planejando estrategicamente

4.     

Modelando a distância transacional

5.     

Construindo senso de comunidade

6.     

Redes e Cultura

7.     

Informação e Conhecimento

8.     

Gerenciando Projetos

9.     

Revisando o planejamento estratégico da EAD

10.            Objetivos da Oficina

Ü      Fornecer subsídios para apoiar a reflexão e a construção de conhecimentos sobre os temas da Oficina, mediante a interação com suporte nas novas tecnologias e a cooperação na estruturação de atividades relacionadas com o planejamento e a implementação de cursos a distância;

Ü      Estimular o aporte de contribuições teórico-práticas pelos participantes, valorizando as experiências profissionais de cada um.

Ü      Propor desafios que compreendam o diagnóstico de situações concretas; o confronto das experiências de cada participante em EAD, com os modelos teóricos estudados no Curso; e a aprendizagem ativa e interativa, mediante a estruturação de atividades voltadas à implementação de cursos a distância, reais ou fictícios.

11.            Metodologia de Ensino

O conteúdo programático foi produzido com recursos visuais e didáticos adequados à educação a distância. Há um conjunto de eixos conceituais, descritos na Súmula e no Conteúdo Programático, em torno dos quais se propõe o desenvolvimento das interações entre os participantes, a solução de problemas em equipes, o aporte de relatos das experiências individuais, a serem compartilhadas com e comentadas pelos demais. Solicita-se aos participantes que, em relação a cada tema, leiam os textos, pesquisem o acervo, resolvam os exercícios on line  e registrem no Fórum suas opiniões, tudo isto antes de cada Aula semanal. Nas Aulas semanais, momentos síncronos de estudo e debate, será promovida a reflexão coletiva sobre  os temas estudados. A Oficina terá a duração de cinco semanas. Na primeira e na última haverá encontros presenciais; em todas as cinco haverá Aulas Interativas Virtuais. Na primeira semana as interações síncronas versarão sobre a Apresentação da Oficina e sobre o tema Conhecendo a EAD. Na Aula Interativa da segunda semana debater-se-á os temas 3 e 4, do Conteúdo Programático; na da terceira semana, os tópicos 5 e 6; na da quarta, os tópicos 7 e 8; na quinta ocorrerão o debate sobre o nono tema, a revisão geral, a avaliação da Oficina e a análise conjunta das produções de cada Equipe. Importante: as produções cooperativas de cada Equipe devem ser publicadas no ambiente virtual até o final da quarta semana.

Na estruturação da Oficina buscou-se atender as seguintes diretrizes:

 Seqüência – apresentação do conteúdo de forma progressiva e lógica;

 Abordagem passo a passo – cada assunto é abordado de forma detalhada, de modo que o participante possa compreender inteiramente o que está sendo tratado, antes de passar para o próximo tópico;

 Objetividade – apresentação do conteúdo por meio de linguagem clara, leve, simples e  objetiva, tendo presente que os materiais produzidos previamente pelos organizadores da Oficina consistem apenas no estímulo inicial à produção coletiva de conhecimentos sobre o Planejamento Estratégico da EAD;

 Exercícios de fixação on line – tarefas  que permitem ao treinando rever e aplicar  os conhecimentos, bem como testar a sua compreensão do assunto estudado, utilizando as formas mais variadas de exercícios;

 Feedback –  nos exercícios e tarefas de caráter objetivo propicia-se retorno instantâneo ao aluno sobre o seu desempenho; nos de caráter dissertativo,  transmite-se em até cinco (5) dias ao aluno comentário sobre a atividade elaborada;

 Colaboração – há atividades que possibilitam aos alunos realizar trabalhos e encontrar solução conjunta de problemas;

 Tutoria  - os participantes são acompanhados pelos organizadores da Oficina, pela Equipe do NUTED e por monitores durante o processo de aprendizagem, bem como estimulados a participar de grupos de discussão, a compartilhar experiências, a rever leituras, etc.;

 Textos escritos pelos organizadores- o conteúdo está disponível para impressão.

12.            Recursos Pedagógicos

O Curso conta com os seguintes recursos pedagógicos.

"Textos

Elaborados pelos organizadores, podem ser impressos ou lidos no vídeo e destinam-se a fixar o eixo teórico em torno do qual se sugere o desenvolvimento de atividades práticas e a interação entre os participantes.

ˆExercícios on line

Podem ser utilizados antes das demais atividades, para permitir a identificação do nível prévio de domínio dos temas abordados; durante, com a alternância entre os vários ambientes virtuais da Oficina, para ir encontrando as respostas ao longo da Oficina; ou ao final de cada aula, para auto-avaliação da assimilação de conceitos. São exercícios simples, elaborados a partir dos textos das aulas. Oferecem feedback on line.

Enquetes

Questionamentos sobre temas polêmicos, atuais, relacionados com os conteúdos e com as vivências dos participantes, ensejando a todos terem conhecimento sobre as opiniões preponderantes entre os componentes da Oficina.

_Fórum

Ferramenta assíncrona de interação, permitindo que, em qualquer horário e a partir de qualquer lugar, o participante registre suas percepções ou dúvidas, aporte novas contribuições teórico-práticas, compartilhe experiências e manifeste-se sobre os questionamentos/posicionamentos dos demais alunos.

[Aula Interativa

Com duração de uma hora, uma vez por semana, destinada à reunião de estudos on line entre todos os participantes. Em cada Aula Interativa será aprofundada coletivamente a reflexão sobre os temas correspondentes a dois Eixos Teóricos. Recomenda-se fortemente que antes da Aula Interativa ocorra a leitura prévia dos textos, sejam realizados os exercícios e efetivados registros no Fórum, pertinentes aos conteúdos a serem discutidos na Aula Interativa. Na Aula Interativa todos são convidados a expor o seu entendimento pessoal sobre a matéria em exame, a referir a aplicabilidade das abordagens à sua realidade profissional, a posicionar-se sobre as manifestações dos demais, procurando-se, em cada Aula Interativa, adotar como foco a temática de dois Eixos Teóricos: primeira Aula Interativa – Eixos 1 e 2;  segunda Aula Interativa – Eixos 3 e 4; Terceira Aula Interativa – Eixos 5 e 6; quarta Aula Interativa: Eixos 7 e 8; quinta Aula Interativa – Eixo 9 e Avaliação da Oficina.

¨Acervo

Indicação de leituras complementares, links cuja pesquisa se recomenda, textos legais e outros subsídios.

œRelato

Espaço destinado à elaboração de um Relato sobre situação concreta, vivenciada ou pesquisada pelo participante, envolvendo formulação,  implementação ou participação em atividade de Educação a Distância. O autor do Relato é convidado a estabelecer conexões entre os conceitos teóricos estudados no Curso e a experiência prática relatada. Todos os demais participantes da Oficina são estimulados a lerem cada Relato e a nele registrarem suas opiniões, sugestões e contribuições a partir das próprias experiências.

Estudo de Caso

Até a data da segunda Aula Interativa os participantes da Oficina deverão ter constituído Equipes de Projeto, constituídas por até 4 componentes. Cada Equipe deverá escolher no mínimo um dos Estudos de Caso propostos, desenvolvendo em conjunto as atividades nele sugeridas e construindo coletivamente a proposta de solução. Os debates entre os componentes, ao longo da execução do Projeto selecionado, deverão ocorrer no Fórum da Oficina. Ao final deverá ser elaborado documento sintetizando a produção da Equipe, pertinente ao Estudo de Caso.

13.                 Desafios

Os Desafios da Oficina representam uma oportunidade para aprender a planejar estrategicamente cursos a distância mediante a associação da teoria com a prática. Escolha com os colegas de Equipe os desafios que mais os atraírem. Desenvolvam as atividades propostas com foco na Oficina Virtual de Aprendizagem, trabalho final da Disciplina, que será delineada no Projeto, trabalho final desta Oficina.

Desafios opcionais (escolher pelo menos dois):

1. Desenvolver instrumento de prospecção da estrutura cognitiva dos participantes.

2. Construir o ambiente do Curso (site).

3. Elaborar material de divulgação do Curso (folder, cartaz, vídeo, ...).

4. Produzir Objetos de Aprendizagem a serem utilizados no Curso.

5. Estudo de caso: elaborar análise do projeto do Curso AMERF ou do Curso CEAPE.

Desafio final:

Elaborar o documento do Projeto da Oficina Virtual de Aprendizagem a ser proposta como atividade final da Disciplina.

14.                Critérios de Avaliação

A avaliação dos alunos ocorrerá durante e ao final da Oficina. A avaliação da aprendizagem deverá ajudar a desenvolver graus ascendentes de competências cognitivas, habilidades e atitudes, possibilitando ao aluno alcançar os objetivos propostos. Mais que uma formalidade legal, a avaliação procurará contribuir para a construção do conhecimento.  As atividades propostas deverão ser desenvolvidas antes do término desta Oficina. Serão considerados aprovados os alunos que, tempestivamente, atenderem aos seguintes requisitos mínimos:

Aulas Interativas

[ Participação ativa em pelo menos 75% das Aulas Interativas, com aporte de contribuições sobre os temas em estudo.

Fórum

_ Aporte de contribuições que enriqueçam a análise conjunta do Planejamento Estratégico da EAD, com no mínimo  seis (6) participações ao longo da Oficina.

Aproveitamento

                    Alcançar aproveitamento mínimo superior a setenta por cento (70%) em avaliação que considerará o desempenho qualitativo e quantitativo do participante ao longo da Oficina, quanto aos seguintes critérios:

Peso

Aporte de conhecimentos nos Fóruns

15

Aporte de subsídios nas Aulas Interativas

15

Participação nas enquetes

10

Relato

10

Projeto

20

Demais Atividades da Equipe

30

15.     Referências Bibliográficas

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