Oficina: Planejando
Estrategicamente a EAD |
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1. Carga Horária Total: vinte (20) horas 2. Organizadores: Luís Alberto Guadagnin, Mary
da Rocha Biancamano e Sheyla Costa Rodrigues 3.
Descrição da Oficina: A Oficina fornece, por meio da
aprendizagem baseada em trabalho cooperativo, em ambiente virtual, com suporte
computacional, os subsídios teóricos e práticos para a reflexão sobre as
concepções relativas ao planejamento estratégico da educação a distância, procurando contribuir para a criação de
conhecimentos que possam ser aplicados à ampliação da efetividade dos cursos
a distância. Estimulando a análise e a aplicação de conceitos das
áreas da Administração e da Educação, enriquecidos pelo compartilhamento das experiências e dos conhecimentos dos
participantes, busca-se apoiar o aperfeiçoamento da capacidade para que cada
equipe de alunos, ao longo das atividades propostas, elabore e desenvolva
programas, projetos e material de divulgação de cursos a
distância, após prévia definição das estratégias pedagógicas e das
estratégias de uso do suporte tecnológico para promover a interação e a
aprendizagem. A Oficina compreende a análise coletiva dos seguintes eixos
conceituais: a) Refletindo sobre a
EAD..., b) Planejando estrategicamente..., c) Modelando a distância
transacional..., d) Construindo senso de comunidade...; e) Redes e Cultura;
f) Informação e Conhecimento; g) Gerenciando Projetos; h) Revisando o
planejamento estratégico da EAD .... |
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4.
Conteúdo Programático |
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1.
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Apresentando a Oficina |
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2.
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Refletindo sobre a EAD |
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3.
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Planejando estrategicamente |
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4.
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Modelando a distância transacional |
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5.
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Construindo senso de comunidade |
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6.
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Redes e Cultura |
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7.
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Informação e Conhecimento |
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8.
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Gerenciando Projetos |
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9.
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Revisando o planejamento estratégico da EAD |
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10.
Objetivos da Oficina Ü Fornecer
subsídios para apoiar a reflexão e a construção de conhecimentos sobre os
temas da Oficina, mediante a interação com suporte nas novas tecnologias e a
cooperação na estruturação de atividades relacionadas com o planejamento e a
implementação de cursos a distância; Ü Estimular
o aporte de contribuições teórico-práticas pelos
participantes, valorizando as experiências profissionais de cada um. Ü Propor
desafios que compreendam o diagnóstico de situações concretas; o confronto
das experiências de cada participante em EAD, com os modelos teóricos
estudados no Curso; e a aprendizagem ativa e interativa, mediante a
estruturação de atividades voltadas à implementação de cursos a distância, reais ou fictícios. |
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11.
Metodologia de
Ensino O conteúdo programático foi produzido com recursos visuais e didáticos adequados à educação a distância. Há um conjunto de eixos conceituais, descritos na Súmula e no Conteúdo Programático, em torno dos quais se propõe o desenvolvimento das interações entre os participantes, a solução de problemas em equipes, o aporte de relatos das experiências individuais, a serem compartilhadas com e comentadas pelos demais. Solicita-se aos participantes que, em relação a cada tema, leiam os textos, pesquisem o acervo, resolvam os exercícios on line e registrem no Fórum suas opiniões, tudo isto antes de cada Aula semanal. Nas Aulas semanais, momentos síncronos de estudo e debate, será promovida a reflexão coletiva sobre os temas estudados. A Oficina terá a duração de cinco semanas. Na primeira e na última haverá encontros presenciais; em todas as cinco haverá Aulas Interativas Virtuais. Na primeira semana as interações síncronas versarão sobre a Apresentação da Oficina e sobre o tema Conhecendo a EAD. Na Aula Interativa da segunda semana debater-se-á os temas 3 e 4, do Conteúdo Programático; na da terceira semana, os tópicos 5 e 6; na da quarta, os tópicos 7 e 8; na quinta ocorrerão o debate sobre o nono tema, a revisão geral, a avaliação da Oficina e a análise conjunta das produções de cada Equipe. Importante: as produções cooperativas de cada Equipe devem ser publicadas no ambiente virtual até o final da quarta semana. Na estruturação da Oficina buscou-se atender as seguintes diretrizes: Â Seqüência – apresentação do conteúdo de forma progressiva e lógica; Â Abordagem passo a passo – cada assunto é abordado de forma detalhada, de modo que o participante possa compreender inteiramente o que está sendo tratado, antes de passar para o próximo tópico; Â Objetividade – apresentação do conteúdo por meio de linguagem clara, leve, simples e objetiva, tendo presente que os materiais produzidos previamente pelos organizadores da Oficina consistem apenas no estímulo inicial à produção coletiva de conhecimentos sobre o Planejamento Estratégico da EAD; Â Exercícios de fixação on line – tarefas que permitem ao treinando rever e aplicar os conhecimentos, bem como testar a sua compreensão do assunto estudado, utilizando as formas mais variadas de exercícios; Â Feedback – nos exercícios e tarefas de caráter objetivo propicia-se retorno instantâneo ao aluno sobre o seu desempenho; nos de caráter dissertativo, transmite-se em até cinco (5) dias ao aluno comentário sobre a atividade elaborada; Â Colaboração – há atividades que possibilitam aos alunos realizar trabalhos e encontrar solução conjunta de problemas; Â Tutoria - os participantes são acompanhados pelos organizadores da Oficina, pela Equipe do NUTED e por monitores durante o processo de aprendizagem, bem como estimulados a participar de grupos de discussão, a compartilhar experiências, a rever leituras, etc.; Â Textos escritos pelos organizadores- o conteúdo está disponível para impressão. 12.
Recursos
Pedagógicos O Curso conta com os seguintes recursos pedagógicos. |
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"Textos |
Elaborados pelos organizadores, podem ser impressos ou lidos no
vídeo e destinam-se a fixar o eixo teórico em torno
do qual se sugere o desenvolvimento de atividades práticas e a interação
entre os participantes. |
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ˆExercícios on line |
Podem ser utilizados antes das demais
atividades, para permitir a identificação do nível prévio de domínio
dos temas abordados; durante, com a alternância entre os vários ambientes
virtuais da Oficina, para ir encontrando as respostas ao longo da Oficina; ou
ao final de cada aula, para auto-avaliação da assimilação de conceitos. São
exercícios simples, elaborados a partir dos textos das aulas. Oferecem
feedback on line. |
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—Enquetes |
Questionamentos sobre temas polêmicos, atuais, relacionados com os
conteúdos e com as vivências dos participantes, ensejando a todos terem
conhecimento sobre as opiniões preponderantes entre os componentes da
Oficina. |
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_Fórum |
Ferramenta assíncrona de interação,
permitindo que, em qualquer horário e a partir
de qualquer lugar, o participante registre suas percepções ou dúvidas, aporte
novas contribuições teórico-práticas, compartilhe
experiências e manifeste-se sobre os questionamentos/posicionamentos
dos demais alunos. |
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[Aula Interativa |
Com duração de uma hora, uma vez por semana, destinada à reunião
de estudos on line entre
todos os participantes. Em cada Aula Interativa será aprofundada
coletivamente a reflexão sobre os temas correspondentes a dois Eixos
Teóricos. Recomenda-se fortemente que antes da Aula Interativa ocorra a leitura prévia dos textos, sejam realizados os
exercícios e efetivados registros no Fórum, pertinentes aos conteúdos a serem
discutidos na Aula Interativa. Na Aula Interativa todos são convidados a
expor o seu entendimento pessoal sobre a matéria em exame, a referir a
aplicabilidade das abordagens à sua realidade profissional, a posicionar-se
sobre as manifestações dos demais, procurando-se, em cada Aula Interativa,
adotar como foco a temática de dois Eixos Teóricos: primeira Aula Interativa
– Eixos 1 e 2; segunda Aula Interativa
– Eixos 3 e 4; Terceira Aula Interativa – Eixos 5 e 6; quarta Aula
Interativa: Eixos 7 e 8; quinta Aula Interativa – Eixo 9 e Avaliação da
Oficina. |
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¨Acervo |
Indicação de leituras
complementares, links cuja pesquisa se recomenda,
textos legais e outros subsídios. |
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œRelato |
Espaço destinado à
elaboração de um Relato sobre situação concreta, vivenciada ou pesquisada
pelo participante, envolvendo formulação,
implementação ou participação em atividade de Educação a Distância. O
autor do Relato é convidado a estabelecer conexões entre os conceitos
teóricos estudados no Curso e a experiência prática relatada. Todos os demais
participantes da Oficina são estimulados a lerem cada Relato e a nele
registrarem suas opiniões, sugestões e contribuições a partir das próprias
experiências. |
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”Estudo de Caso |
Até a data da
segunda Aula Interativa os participantes da Oficina deverão ter constituído Equipes
de Projeto, constituídas por até 4 componentes. Cada Equipe deverá escolher
no mínimo um dos Estudos de Caso propostos, desenvolvendo em conjunto as
atividades nele sugeridas e construindo coletivamente a proposta de solução.
Os debates entre os componentes, ao longo da execução do Projeto selecionado,
deverão ocorrer no Fórum da Oficina. Ao final deverá ser elaborado documento
sintetizando a produção da Equipe, pertinente ao Estudo de Caso. |
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13.
Desafios Os Desafios da Oficina representam uma oportunidade para aprender a planejar estrategicamente cursos a distância mediante a associação da teoria com a prática. Escolha com os colegas de Equipe os desafios que mais os atraírem. Desenvolvam as atividades propostas com foco na Oficina Virtual de Aprendizagem, trabalho final da Disciplina, que será delineada no Projeto, trabalho final desta Oficina. Desafios opcionais (escolher pelo menos dois): 1. Desenvolver instrumento de prospecção da estrutura cognitiva dos participantes. 2. Construir o ambiente do Curso (site). 3. Elaborar material de divulgação do Curso (folder, cartaz, vídeo, ...). 4. Produzir Objetos de Aprendizagem a serem utilizados no Curso. 5. Estudo de caso: elaborar análise do projeto do Curso AMERF ou do Curso CEAPE. Desafio final: Elaborar o documento do Projeto da Oficina Virtual de Aprendizagem a ser proposta como atividade final da Disciplina. |
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14.
Critérios de Avaliação |
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A avaliação
dos alunos ocorrerá durante e ao final da Oficina. A avaliação da
aprendizagem deverá ajudar a desenvolver graus ascendentes de competências
cognitivas, habilidades e atitudes, possibilitando ao aluno alcançar os
objetivos propostos. Mais que uma formalidade legal, a avaliação procurará
contribuir para a construção do conhecimento.
As atividades propostas deverão ser desenvolvidas antes do término
desta Oficina. Serão considerados aprovados os alunos que, tempestivamente,
atenderem aos seguintes requisitos mínimos: |
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Aulas Interativas |
[ Participação ativa em pelo menos 75% das Aulas Interativas, com
aporte de contribuições sobre os temas em estudo. |
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Fórum |
_ Aporte de contribuições que enriqueçam a análise conjunta do
Planejamento Estratégico da EAD, com no mínimo seis (6) participações ao longo da Oficina.
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Aproveitamento |
Alcançar aproveitamento mínimo
superior a setenta por cento (70%) em avaliação que considerará o desempenho
qualitativo e quantitativo do participante ao longo da Oficina, quanto aos
seguintes critérios: |
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Peso
|
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Aporte de
conhecimentos nos Fóruns |
15 |
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Aporte de
subsídios nas Aulas Interativas |
15 |
|||
Participação nas
enquetes |
10 |
|||
Relato |
10 |
|||
Projeto |
20 |
|||
Demais Atividades
da Equipe |
30 |
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15. Referências Bibliográficas BROWN, Juanita e ISAACS, David. Fundindo o melhor de dois mundos - os processos
centrais de organizações como comunidades. In SENGE, Peter M. et al. A Quinta Disciplina - Caderno de campo. São Paulo,
Qualitymark, 1997, pp. 478-487. CASTELLS,
Manuel. A sociedade em rede – a era da
informação: economia, sociedade e cultura. São Paulo : Paz e Terra, 1999. CORNELLA, Alfons. Los Recursos de Información; vantaja
competitiva de las empresas. Madrid: McGrawHill, 1996. DAVIS, G. B. e
OLSON, M. Sistemas de información gerencial. Bogotá : McGraw-Hill,
1987.FLEURY, Maria Tereza Leme ... [ et
al]. Cultura e poder nas organizações. São Paulo: Atlas, 1996. DEMO, Pedro. Educação e conhecimento: relação necessária, insuficiente e controversa.
Petrópolis : Vozes, 2000. ___, ___. Desafios modernos da educação. 11ª ed. Petrópolis : Vozes, 2001. DRUCKER, Peter
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mudança. Rio de Janeiro, Zahar, 1974. FREITAS,
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ferramenta gerencial. Porto Alegre : Ortiz,
1993. HANDY,
Charles. A Era do Paradoxo: dando um
sentido para o futuro. São Paulo : Makron Books, 1995. JONHSON-LAIRD,
P.N. Mental Models.
Cambridge : Cambridge University Press, 1983. MARSHALL, Stephanie Pace. Criando comunidades vigorosas centradas
no aprendizado para o século XXI. In HESSELBEIN, Frances
et al. A Organização do Futuro: como preparar hoje
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gestão do capital intelectual através das universidades corporativas. São
Paulo : Makron Books,
1999. MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma –
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In HESSELBEIN, Frances [et
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Paulo : Futura, 1997. TAPSCOTT, D. e CASTON, A..Mudança
de paradigma: a nova promessa da Tecnologia da Informação. São Paulo : Makron Books, 1995. TAPSCOTT, Don.
Economia Digital : promessa e perigo
na era da inteligência em rede. São Paulo : Makron
Books, 1997. ___, ___. Growing up digital. The rise of the net generation. Nova
Iorque : McGraw-Hill, 1998. TOFFLER,
Alvin. Powershift, as mudanças do poder. Rio de
Janeiro: Record, 1995. 4 ed. |
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