curso de especialização A DISTÂNCIA: Administração Pública Eficaz Porto Alegre, 29 de julho de 2002. |
SUMÁRIO
1. Descrição do Projeto........................................................................... 3
2. Justificativa......................................................................................... 4
3. Objetivos............................................................................................... 5
3.1 Objetivo geral..................................................................................... 5
3.2 Objetivos específicos.......................................................................... 5
4. Metodologia e Operacionalização...................................................... 5
4.1 Características do
Curso................................................................... 5
4.2 Recursos
Pedagógicos......................................................................... 6
4.3 Interatividade..................................................................................... 7
4.4 Carga horária...................................................................................... 7
4.5 Duração do Curso................................................................................ 9
4.6 Avaliação do
Aprendizado................................................................... 9
4.6.1Avaliação do aprendizado nas Disciplinas.................................................. 9
4.6.2Avaliação Presencial Final..................................................................... 10
4.6.3Certificação no Curso de Especialização................................................. 10
4.7 Avaliação do Curso........................................................................... 10
5. Conteúdo Programático do Curso...................................................... 12
6. Especificações Técnicas..................................................................... 12
6.1 Especificações Instrucionais de Conteúdo......................................... 12
6.2 Aspectos Gráficos e de Design Instrucional...................................... 14
6.3 Arquitetura da Rede........................................................................... 14
7. Instituição Promotora do Curso........................................................ 15
8. Equipe do Curso................................................................................... 18
8.1 Coordenação..................................................................................... 18
8.2 Corpo docente................................................................................... 18
8.3 Sistema de Tutoria............................................................................ 19
8.4 Assistentes Técnicos........................................................................ 20
9. Cronograma......................................................................................... 32
Este projeto compreende a
estruturação e a implementação, pelo Programa de Pós-graduação em Administração
- PPGA, da Escola de Administração, de um Curso de Pós-graduação a Distância,
denominado Curso de Especialização em
Administração Pública Eficaz.
Partindo da plataforma de Educação
a Distância concebida, desenvolvida e aperfeiçoada no Núcleo de Aprendizagem
Virtual – NAVI, da Escola de Administração, pela Equipe responsável pelo Curso
de Extensão a Distância denominado Administração
Municipal Eficaz com Responsabilidade Fiscal (AMERF), definiram-se os padrões
mínimos a serem observados na estruturação dos conteúdos e dos recursos
pedagógicos e tecnológicos no Curso de Especialização em Administração Pública
Eficaz. O Curso a Distância AMERF foi concebido e estruturado ao longo do ano
de 2001. Em 24 de novembro de 2001 tiveram início as aulas para a primeira
turma, composta por 42 alunos. Em março do corrente ano ocorreu a formatura dos
alunos da primeira turma que até então haviam concluído todas as atividades; no
mesmo mês teve início a segunda turma. O Curso já alcançou o número de 104
participantes e vem obtendo elevado índice de satisfação e aproveitamento.
Cumpre destacar que o índice de satisfação médio dos alunos, com os conteúdos,
os recursos de interação e a plataforma de EAD utilizada, tem
oscilado entre 4 e 5, em uma escala de 1 a 5. Um dos principais desafios da Educação a
Distância, que consiste em obter o envolvimento do aluno a fim de que o mesmo
se autodiscipline para desenvolver todas as atividades propostas, mantendo uma
participação assídua e qualificada, foi superado pela utilização de um conjunto
de recursos pedagógicos e de interação, focados nos conteúdos e nas atividades
profissionais dos participantes. Dentre os participantes mais ativos
destacam-se Prefeitos Municipais, Secretários Municipais, Assessores Jurídicos,
Vereadores e Auditores do Tribunal de Contas. Confere-se atratividade aos
conteúdos pela sua pertinência e atualidade, em relação às funções
político-administrativas desempenhadas pelos participantes. A utilização de modernos
conceitos de editoração multimídia, com ênfase na navegabilidade e na
interatividade, está presente nas apresentações Flash, nos textos escritos
pelos professores, nos lembretes, na biblioteca eletrônica de legislação, de
manuais e de links. Os reforços positivos para o aprendizado tomaram a forma de
exercícios on line, feedback ágil em
relação às avaliações dissertativas e objetivas, além de ferramenta que permite
ao aluno visualizar o seu progresso no Curso. O estímulo ao compartilhamento de
conhecimentos e experiências ocorre por meio das Reuniões Virtuais síncronas,
dos Fóruns de Construção do Conhecimento assíncronos e
dos Relatos de experiências vivenciadas ou pesquisadas pelos alunos. O Anexo I
traz mais informações sobre o Curso de Extensão referido, que serviu de base e
de parâmetro para a organização do Curso de Especialização.
O Curso de Especialização ora
proposto é formado por disciplinas de quinze (15) horas-aula
e de trinta (30) horas-aula, compreendendo o estudo dos fundamentos da Gestão
Pública, Finanças Públicas, Gestão de Pessoas no Setor Público, Gestão da
Informação, Marketing Público, Planejamento Estratégico, Relações
Internacionais, além de conteúdos teórico-práticos sobre a organização e a
administração das diversas áreas de atuação do Setor Público. Todas as
disciplinas contemplam uma aula introdutória, denominada apresentação da
disciplina; além desta, há mais cinco (5) aulas nas disciplinas de 15
horas-aula e mais dez (10) aulas nas disciplinas de 30 horas-aula. O exame dos tópicos ou lições teórico-práticas de cada aula
demandam no mínimo duas horas de estudo e desenvolvimento de atividades.
O suporte ao aprendizado de cada aula compreende texto básico escrito pelo
professor, explicação dos conteúdos em vídeo, apresentações, indicação de
leituras complementares e exercícios on line. A cada aula corresponde ainda uma
Reunião Virtual semanal, por disciplina, com uma hora de duração. À carga
horária das aulas, pertinente ao exame das apresentações e dos textos, à
realização dos exercícios on line e à participação nas reuniões virtuais, deve
ser acrescido, em cada disciplina, o tempo necessário para a avaliação e para a
participação nos Fóruns de Construção do Conhecimento, integralizando cada
disciplina 15 ou 30 horas-aula. Para apurar a carga horária total do Curso, há,
ainda que se acrescer o tempo relativo à elaboração do trabalho final e à
participação na avaliação presencial final, relativa aos conteúdos de todas as
disciplinas do Curso, totalizando trezentos e sessenta (360) horas-aula.
A experiência adquirida pela
Escola de Administração em Educação a Distância para Gestores Públicos, bem
como a ânsia demonstrada pelos participantes do Curso Administração Municipal
Eficaz com Responsabilidade Fiscal pelo atendimento de suas necessidades de
aprimoramento profissional e cultural nas demais áreas de atuação dos Governos,
encaminharam naturalmente à construção do projeto de Curso de Especialização a
Distância, que passa a contar com a participação de um expressivo número de
professores da Escola. De outra parte, a Lei Complementar nº 101, de 04 de maio
de 2000, denominada Lei de Responsabilidade Fiscal, introduziu no ordenamento
jurídico brasileiro um conjunto de regras destinadas a orientar a implementação
da administração pública gerencial, com ênfase para o planejamento, a
participação, a transparência e a busca do equilíbrio fiscal intertemporal. O
desafio assumido pela Universidade consiste em estimular o aprofundamento da
reflexão sobre o papel dos governos face às transformações tecnológicas,
sociais e econômicas em curso. Estimulando o estudo das mais modernas
concepções teórico-práticas sobre a Administração Pública Eficaz, a
Universidade contribui para a ampliação da eficácia da gestão pública, de forma
a assegurar maior efetividade dos Governos no atendimento das necessidades
coletivas públicas.
A metodologia adotada no Curso
permite agilizar o processo de criação, transmissão e atualização do
conhecimento, com menor custo, garantindo a melhoria contínua na disseminação,
aperfeiçoamento e divulgação de conhecimentos culturais, científicos,
tecnológicos e profissionais que contribuam para otimizar a ação governamental,
propiciando a superação de problemas na busca do desenvolvimento integral,
sustentável e positivo dos seres humanos, nas comunidades e ambientes em que
vivem. O Curso propicia acesso ao conhecimento e estimula hábitos, habilidades
e atitudes relativos ao estudo, à profissão e a própria vida dos participantes,
no tempo e local indicados e preferidos, com a mediação de professores e tutores, atuando a distância, com o apoio
de materiais didáticos sistematicamente organizados, apresentados em diferentes
suportes de informação, utilizados isoladamente ou combinados, e veiculados em
diversos suportes de comunicação e interação disponíveis, conforme previsto no
artigo 1º do Decreto nº 2.494, de 10 de fevereiro de 1998, que regulamentou o
artigo 80 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a seguir
transcrito:
“Art. 1º Educação a distância é uma forma de ensino que
possibilita a auto-aprendizagem, com a mediação de recursos didáticos
sistematicamente organizados, apresentados em diferentes suportes de
informação, utilizados isoladamente ou combinados, e veiculados pelos diversos
meios de comunicação.”
“Parágrafo Único – Os cursos ministrados sob a forma de educação a distância serão organizados em regime especial, com
flexibilidade de requisitos para admissão, horários e duração, sem prejuízo,
quando for o caso, dos objetivos e das diretrizes curriculares fixadas
nacionalmente.”
A flexibilidade proporcionada pela
EAD, uma vez que o ritmo é dado pela Universidade e pelo participante, e a poupança de recursos ao evitar deslocamentos excessivos, vêm
ao encontro das propostas de desenvolvimento de recursos humanos que atuam em
órgãos governamentais, suprindo necessidades urgentes de atualização dos
funcionários da Administração Direta e da Administração Indireta dos
Municípios, Estados e da União à nova legislação e às novas práticas de Gestão
Pública. A participação da Universidade em tal processo é um meio de efetivação
de seu papel de centro de difusão do conhecimento e promoção do
desenvolvimento, como instituição dinâmica e integrada à comunidade, que não se
limita a estimular a produção científica, mas apóia a aplicação prática dos
avanços da Ciência, no interesse dos cidadãos.
No Curso enfatiza-se a
responsabilidade coletiva de compartilhamento, pesquisa e parceria educacional
entre professores, com especialistas nos temas abordados e com os alunos, na
criação de conhecimentos e na reflexão sobre a gestão dos Governos, a serviço
da humanização e da superação de problemas das comunidades locais, estaduais e nacional.
Formar Especialistas em
Administração Pública Eficaz, fornecendo-lhes, por meio da aprendizagem em
ambiente virtual, com suporte computacional, subsídios teóricos e práticos
atuais sobre a Gestão Pública, que instrumentalizem a ampliação continuada da
efetividade de suas ações, no interesse da Sociedade.
a)
Capacitar os gestores
públicos, de forma a habilitá-los para a leitura de cenários políticos, para a
formulação das políticas públicas e para o gerenciamento eficaz dos programas
governamentais;
b)
conduzir o
pós-graduando a se tornar independente na obtenção de conhecimentos e
informações;
c)
estimular o
pós-graduando a utilizar suas habilidades de análise, síntese e avaliação;
d)
oferecer aos gestores
públicos e aos estudiosos e pesquisadores referenciais teórico-práticos que
colaborem na aquisição de competências cognitivas, habilidades e atitudes,
estimulando a ampliação do saber substancial e do saber instrumental sobre os
Governos locais, estaduais e federal;
e)
revisar os princípios
jurídico-contábeis que orientam a gestão fiscal dos municípios;
f)
contribuir para o
aprimoramento contínuo da prática administrativa dos Governos, ampliando o
apoio à concepção e à implementação de alternativas inovadoras para a solução
dos problemas administrativos.
1.
Metodologia e
Operacionalização
O conteúdo programático será
produzido com recursos visuais e didáticos adequados à mídia utilizada,
fazendo-se a indicação de textos de apoio e material complementar, que permitam
o aprofundamento das análises. O aproveitamento dos participantes será avaliado
em cada Disciplina e ao final do Curso. Neste tópico descrevem-se as
características do Curso, dos recursos pedagógicos, dos recursos de interação e
a metodologia de avaliação.
O Curso atenderá, no mínimo, aos
seguintes requisitos:
Ø
Seqüência – apresentação do conteúdo de forma
progressiva e lógica;
Ø
Abordagem passo a passo – cada
assunto será tratado de forma detalhada, de modo que
o pós-graduando possa compreender inteiramente o que está sendo tratado, antes
de passar para o próximo tópico;
Ø
Objetividade – o conteúdo será apresentado por meio
de linguagem clara, leve, simples e objetiva;
Ø
Exemplos – os assuntos, sempre que possível,
serão exemplificados, de modo a facilitar a ilustração das idéias, conceitos,
etc;
Ø
Exercícios de fixação – serão incluídas tarefas que permitam ao
pós-graduando rever e aplicar os
conhecimentos, bem como testar a sua compreensão do assunto estudado,
utilizando as formas mais variadas de exercícios on line (palavras-cruzadas,
alternativas V ou F, etc.);
Ø
Feedback –
nos exercícios e tarefas de caráter objetivo será dado retorno
instantâneo ao pós-graduando sobre o seu desempenho; nos de caráter
dissertativo, o professor transmitirá em até cinco (5) dias
ao aluno a análise do seu desempenho;
Ø
Colaboração – serão estruturadas atividades que possibilitem aos pós-graduandos
realizar trabalhos e encontrar solução conjunta de problemas;
Ø
Tutoria - os pós-graduandos serão acompanhados por professores,
supervisores e monitores durante o processo de aprendizagem, bem como estimulados
a participar de grupos de discussão, a trocar experiências, a rever leituras,
etc;
Ø
Material impresso - o conteúdo estará
disponível para impressão (formato PDF);
Ø
Sistema de Tutoria por Disciplina, assegurando aos participantes informações complementares e
soluções de dúvidas por eles formuladas, no prazo máximo de
vinte e quatro (24) horas;
Ø
Monitoramento da evolução e das dificuldades dos
participantes, que receberão esclarecimentos de dúvidas em ambiente
colaborativo, bem como incentivos e orientação quanto ao progresso nos estudos;
Ø
Resolução individual e em grupo de casos
reais com apresentação aos participantes, por meio da via web.
Os conteúdos e os
subsídios para a aprendizagem são apresentados na forma na forma de:
Â
Textos produzidos pelos professores com
observância dos padrões estipulados no Anexo II, podendo ser impressos, para
facilitar o estudo;
Â
Apresentações, ensejando
uma visão sintética de cada Aula;
Â
Vídeos, ilustrando situações relacionadas com
a Gestão Pública e contendo explicações dos professores sobre os conceitos
básicos de cada aula;
Â
Biblioteca de legislação, disponibilizando o texto atualizado de diplomas legais
aplicáveis à Administração Pública;
Â
Referências bibliográficas, indicando fontes de consulta complementar;
Â
Links: endereços eletrônicos de instituições
que oferecem subsídios aos Gestores Públicos;
Â
Exercícios on-line,
oportunizando ao aluno aferir a assimilação dos conteúdos por meio de
exercícios com pronta verificação da resposta;
Â
Estudos de caso, nos quais
os alunos são desafiados a tomar decisões, a propor soluções e a realizar
análises sobre situações concretas a eles propostas;
Â
Avaliação, ao final de cada Disciplina, contendo
questões sobre os conteúdos das aulas, oferecendo-se ao aluno orientação complementar
on line na hipótese de resposta incorreta, indicando os conteúdos a revisar;
Â
Trabalho Final, na
conclusão do Curso.
Foram
desenvolvidos os seguintes ambientes virtuais para viabilizar a interação dos
participantes entre si, com os professores e com os tutores:
 Fóruns Permanentes de Construção do
Conhecimento: um Fórum por Disciplina, funcionando
de modo assíncrono e destinado ao aporte de contribuições teóricas e práticas
relacionadas com os conteúdos das aulas, pelos alunos e pelos professores; a
contribuição de cada um permanece acessível a todos os participantes, durante o
Curso.
 Reuniões Virtuais: discussão em tempo real dos conteúdos de cada aula, propiciando
a interação on line entre os participantes de cada Disciplina e os professores/tutores,
semanalmente, com uma hora de duração, em dia e horário ajustados e divulgados
previamente.
 Relatos: espaço virtual no qual cada participante disponibiliza Relato(s)
de experiência profissional vivenciada ou pesquisada, sobre Administração
Pública, relacionando-a com os temas do Curso. Os Relatos, juntamente com
Estudos de Caso propostos no Curso, passam a integrar uma base de dados sobre
inovações e aperfeiçoamento da Gestão Pública, acessível a todos os
participantes.
 Enquetes: com a formulação de questões sobre temas administrativos,
jurídicos e políticos relacionados com a Gestão Pública, ensejando a todos posicionaram-se sobre o tema e conhecerem o pensamento
predominante entre os participantes do Curso.
 Vídeoconferências para transmissão, pela EATW (TV na WEB), de palestras proferidas
por gestores públicos, professores ou especialistas convidados, fazendo-se
convergir a transmissão de áudio e vídeo com a
realização simultânea de reunião virtual.
A carga horária do Curso de Especialização em Administração
Pública Eficaz está assim distribuída, por Disciplina:
de cada
disciplina ATIVIDADES |
Horas-aula: |
||
Disciplinas de |
|||
15 h-a |
30 h-a |
||
Apresentação da Disciplina: Cada Disciplina apresenta uma Aula de
introdução denominada “Apresentação da Disciplina”, com a descrição do escopo
da disciplina, dos objetivos, dos recursos auxiliares postos à disposição, das
referências bibliográficas e da sistemática de avaliação; |
1 |
1 |
|
Aulas a distância: A abordagem dos conteúdos de cada
Aula compreenderá uma apresentação, um texto básico, artigos recomendados e
realização de exercícios on line, ocupando duas (2) horas-aula por tópico ou
lição. |
10 |
20 |
|
Fórum de Construção do Conhecimento: Cada aluno deverá participar do
Fórum da Disciplina aportando subsídios sobre os conteúdos da Disciplina |
1 |
3 |
|
Reunião Virtual: Realizada semanalmente, com uma hora de
duração, o aluno deve permanecer pelo menos quarenta (40) minutos em
cada Reunião, contribuindo no exame dos conteúdos. |
2 |
4 |
|
Avaliação: Solução de questões objetivas versando sobre os quinze tópicos
ou lições estudadas em cada Parte do Curso. |
1 |
2 |
|
Carga horária total da Disciplina |
15 |
30 |
|
O tempo mínimo
entre o início e o término de uma disciplina de 15 horas-aula é de 30 dias; o máximo,
de 45 dias. Nas disciplinas de 30 horas-aula, é de 60 dias o tempo mínimo e de
90 dias o máximo. A não conclusão de atividades que ensejem aproveitamento
mínimo superior a setenta por cento, no prazo máximo estabelecido, importa em
reprovação na disciplina.
O aluno poderá
participar simultaneamente de disciplinas que totalizem no máximo 120
horas-aula. O cronograma detalhado do Curso especificará as datas em que terão
início as três etapas do Curso, cada uma composta por disciplinas correspondentes
a 120 horas-aula. A duração total do Curso não poderá
ser inferior a dez (10) e nem ser superior a dezoito (18) meses.
O tempo de
participação em cada Disciplina e no Curso e o desempenho de cada pós-graduando
serão monitorados em caráter permanente por um sistema de informações
gerenciais que permitirá a visualização, com interface gráfica, dos seguintes
indicadores de desempenho, por Disciplina e no Curso: data de início, tempo
transcorrido e término previsto/ocorrido; participação em Reuniões Virtuais;
participação nos Fóruns de Construção de Conhecimento; participação nas
Enquetes, elaboração de Relatos, notas nas Avaliações.
1.1
Avaliação
do Aprendizado
1.1.1
Avaliação do
aprendizado nas Disciplinas
A avaliação dos alunos ocorrerá
durante e ao final da Disciplina. A avaliação da aprendizagem do aluno
considerará seu ritmo e deverá ajudá-lo a desenvolver graus ascendentes de
competências cognitivas, habilidades e atitudes, possibilitando-lhe alcançar os
objetivos propostos. Mais que uma formalidade legal, a avaliação procurará
permitir ao aluno sentir-se seguro quanto ao domínio dos conteúdos
examinados.
Serão considerados aprovados na
Disciplina os alunos que, dentro do prazo mínimo trinta (30) e máximo de
quarenta e cinco (45) dias em cada Disciplina de 15 horas-aula, e mínimo de
sessenta (60) e máximo de noventa (90) dias para cada Disciplina de 30
horas-aula, atenderem aos seguintes requisitos mínimos:
Reuniões Virtuais |
Participação em pelo menos quatro (4) ou
oito (8) Reuniões Virtuais, conforme se tratar de Disciplina de 15 ou de 30
horas-aula, para analisar e debater on
line os temas da disciplina. Para ser computada a participação em cada
Reunião, o aluno deve: a) permanecer no mínimo 40 minutos na sala da Reunião e b) oferecer, no mínimo, uma contribuição. |
|
Fórum Virtual da Disciplina |
Aporte de contribuições em no mínimo quatro (4) ou oito (8) participações ao
longo da Disciplina, conforme se tratar de Disciplina de 15 ou de 30 horas-aula,
com pelo menos três (3) participações por mês. |
|
Aproveitamento |
Alcançar aproveitamento mínimo superior a sessenta por cento
(60%) em avaliação que considerará o desempenho qualitativo e quantitativo do
participante ao longo da disciplina, quanto aos seguintes critérios: |
|
Critério de Avaliação
|
Peso
|
|
Aporte de conhecimentos nos Fóruns |
20 |
|
Aporte de subsídios nas Reuniões Virtuais |
20 |
|
Participação nas enquetes |
10 |
|
Avaliação |
50 |
|
1.1.2
Avaliação Presencial
Final
Além da aprovação em disciplinas
que correspondam a trezentos e sessenta (360) horas-aula,
os pós-graduandos deverão obter desempenho superior a sessenta por cento (60%)
em avaliação presencial final, que compreenderá prova escrita e oral sobre
conteúdos estudados nas Disciplinas, nas Reuniões Virtuais e nos Fóruns e sobre
a monografia final. Também serão atribuídos pontos, na Avaliação Final, pela
elaboração de Relatos e Projetos ou de outras atividades de cunho obrigatório
desenvolvidas no Curso, sem estarem inseridas em uma
determinada Disciplina.
1.1.3
Certificação no Curso
de Especialização
Os requisitos mínimos para a
certificação como Especialista em Administração Pública são, cumulativamente:
a) ter-se graduado em curso superior
antes do início do Pós-graduação;
b) obter aprovação, com
aproveitamento mínimo de sessenta por cento (60 %) em disciplinas
correspondentes a no mínimo 360 horas-aula;
c) elaborar e encaminhar, para
divulgação na área de Relatos, no mínimo, um relato de implementação de
política ou experiência em Gestão Pública, vinculando-o com o conteúdo do
Curso;
d) desenvolver um projeto para
solucionar um problema de Gestão Pública proposto;
e) ter aprovado o projeto de
pesquisa até 150 dias após o início do Curso.
f) elaborar monografia, com 20 a
50 páginas;
g) obter, na Avaliação Presencial
Final, aproveitamento a sessenta por cento (60 %).
Na apuração da nota final do
pós-graduando no Curso de Especialização, a média aritmética das notas obtidas
nas Disciplinas, ponderada pela respectiva carga horária, terá peso sessenta
(60); a Avaliação Presencial Final terá peso quarenta (40).
O Curso será avaliado pelos
alunos, pelos professores, e pelas Gerências de Suporte de Conteúdos e de
Suporte Tecnológico, no que tange aos seguintes Indicadores de Qualidade para
Cursos de Pós-graduação a Distância:
a)
aprendizagem dos alunos;
b)
práticas educacionais
dos professores e dos tutores;
c)
material didático (seu aspecto científico, cultural, ético e
estético, didático-pedagógico, motivacional, de adequação aos alunos e aos
recursos tecnológicos utilizados, a capacidade de comunicação, dentre outros)
e ações das Gerências de Suporte;
d)
conteúdo programático
(sua estrutura, organização, encadeamento lógico, relevância, contextualização,
período de integralização, dentre outros);
e)
sistema de orientação
docente e de tutoria (capacidade
de comunicação através de meios eficientes; de atendimento aos alunos;
orientação aos estudantes; avaliação do desempenho dos alunos; avaliação de
desempenho como professor; papel das Gerências de Suporte;
f)
infra-estrutura
material que dá suporte tecnológico, científico e
instrumental ao curso;
g)
participação de
professores e profissionais de outras instituições.
Até o quinto (5º) dia subseqüente
ao encerramento do Curso ocorrerá a
meta-avaliação, realizando-se um exame crítico do processo utilizado
para avaliar o desempenho dos alunos e o
desenvolvimento do curso como um todo.
2. Conteúdo Programático do Curso
Será fornecida a titulação de
Especialista em Administração Pública Eficaz aos alunos que, tendo concluído
Curso Superior de Graduação antes da inscrição no Curso de Pós-graduação,
obtiverem aprovação na Avaliação Presencial Final e aprovação em disciplinas,
dentre as seguintes (vide Planos de Ensino no Anexo III), que correspondam a trezentos e sessenta (360) horas-aula:
Disciplina |
Professor |
CH |
|
1 |
Gestão Contemporânea |
Dr. Luís Roque Klering |
30 |
2 |
Administração Pública na Era Digital |
Msc. Luís Alberto Guadagnin |
30 |
3 |
Políticas e Estratégias Públicas |
Msc. Mary Biancamano |
30 |
4 |
Finanças Públicas |
Dr. Eugenio Lagemann |
30 |
5 |
Administração Financeira |
Msc. Luís Alberto Guadagnin |
30 |
6 |
Operacionalização da LRF |
Msc. Mary Biancamano e
Esp. Marco Aurélio Kihs |
30 |
7 |
Competências na Administração Pública |
Msc. Mary Biancamano e Esp. Marco Aurélio Kihs |
15 |
8 |
Gestão de Recursos Humanos |
Dra. Marina Keiko Nakayama e Esp. Bianca Smith Pilla |
15 |
9 |
Organização do Estado Brasileiro |
Dr. Ivan Antônio Pinheiro |
15 |
10 |
Organização Municipal Brasileira |
Dr. Luís Roque Klering Prof. Aristeu Jorge dos Santos |
15 |
11 |
Direito Administrativo |
Msc. Luís Alberto Guadagnin |
15 |
12 |
Gestão Ambiental |
Dr. Luís Felipe Machado do Nascimento |
15 |
13 |
Gestão da Educação nos Municípios |
Dr. Luis Roque Klering |
15 |
14 |
Planejamento Estratégico em Saúde |
Dra. Maria Ceci Araújo Misoczky |
15 |
15 |
Gestão do Agribusiness |
Dr. Antônio Domingos Padula |
15 |
16 |
Relações Internacionais e os Processos de
Integração |
Dr. Walter Meucci Nique |
15 |
17 |
Marketing e Relacionamento Público |
Dr. Luiz Antônio Slongo |
15 |
18 |
Gestão da Informação |
Dr. Norberto
Hoppen e Dra. Ângela Brodbeck |
15 |
19 |
Comunicação e Tecnologia |
Dra. Liane Tarouco |
15 |
20 |
Metodologia de Pesquisa |
Dra. Edi Madalena Fracasso |
15 |
21 |
Projeto de pesquisa |
Dr. Luís Roque Klering |
15 |
3.1
Especificações
Instrucionais de Conteúdo
O conteúdo será estruturado de
forma a permitir a navegação não linear, com a indicação permanente do ponto de
localização do pós-graduando. Em todas as telas do Curso, estarão sempre
visíveis:
a)
na sua parte superior,
a identificação da Universidade e da Escola de Administração, o nome da
Disciplina e o título da aula, da apresentação, da Reunião, do Fórum ou do
ambiente do Curso em que o aluno se encontrar;
b)
menu viabilizando
acesso de um ambiente do Curso para qualquer outro, com os seguintes links
primários e secundários:
Links primários |
Links secundários |
Curso |
Apresentação
do Curso Programa;
Cronograma Professores
e tutores Alunos;
Desempenho |
Disciplinas |
Cada
uma das disciplinas de que o aluno esteja participando |
Textos |
Um
link para o texto de cada Aula da Disciplina |
Apresentações |
Links
para a apresentação correspondente a cada Aula da Disciplina |
Vídeos |
Vídeos
ilustrativos da Disciplina |
Exercícios |
Exercícios
on line e Avaliação |
Recursos
de Interação |
Reunião
Virtual, com indicação de data, horário e pauta Fórum
de Construção do Conhecimento |
Enquetes |
Enquetes,
por Disciplina |
Biblioteca |
Legislação Relatos
e Projetos Arquivos
para download, incluindo os textos das Reuniões Virtuais e dos Fóruns |
O Curso será construído com base
na tecnologia instrucional, com:
Â
apresentação adequada ao público-alvo e
ao conteúdo;
Â
forma interativa e dinâmica, com qualidade didático-pedagógica, usando constantemente recursos
tecnológicos como o Flash;
Â
imagens mapeadas que apresentarão
comentários quando clicadas (mouse-over) pelos usuários. O ritmo de
apresentação do conteúdo será condicionado, de modo geral, à interação do
pós-graduando.
A garantia da aprendizagem e
retenção de conteúdo será realizada ao final de cada aula, por meio de links
criativos e exercícios de fixação que contemplem diferentes formas (múltipla
escolha, clicar e arrastar, jogos, palavras cruzadas, etc.);
Durante os exercícios de fixação,
será viabilizada a possibilidade de recorrência a qualquer ponto do
treinamento, sem zerar ou cancelar o bloco de exercícios. A cada resposta do
exercício de fixação, certa ou errada, será apresentado um comentário de
reforço do conteúdo correto.
Pelo menos uma vez em cada lição
ou aula aparecerá “link” criativo remetendo para um reforço da aplicabilidade
do conhecimento de algum aspecto mais relevante. Este rápido “link” poderá ser
uma mensagem, uma reflexão, ou o destaque de um aspecto mais importante. O
Curso conterá resumo ao final de cada aula, de forma a recapitular os
principais pontos de aprendizagem, que poderão ser impressos ao final do
treinamento, servindo de suporte ao desempenho.
3.2
Aspectos
Gráficos e de Design Instrucional
Na editoração multimídia dos
conteúdos observar-se-á o seguinte:
Â
o conteúdo será visualmente atraente e
motivante, de forma a estimular o pós-graduando no seu processo de
aprendizagem;
Â
o Curso privilegiará a interatividade,
visando a maximizar o aprendizado;
Â
as telas serão leves, tanto do ponto de
vista visual, quanto do ponto de vista técnico (máximo de 65kb, incluindo
textos, imagens, animações, sons, etc);
Â
Serão usadas, de
forma racional e adequada, imagens, animações e vídeos ilustrativos, que apóiem
de forma objetiva e clara a assimilação de conteúdos. Serão evitados fundos
pesados, cores fortes e em demasia, “marcas d’água” e outras formas
extravagantes de recursos;
Â
Serão utilizados textos objetivos, de
fácil compreensão, e fontes de tamanho razoável, privilegiando sempre a
legibilidade. Os textos serão compostos utilizando-se as fontes Verdana, Arial ou Tahoma, em cor escura sobre
fundo claro, de forma a evitar-se a fadiga visual. Eventualmente, em casos
específicos, poderão ser utilizadas variações de tamanhos e cores, em caso de
necessidade de maior impacto visual;
Â
Será evitada a utilização de barras de
rolagem (verticais e horizontais) nas telas;
Â
Botões de navegação,
ajuda, glossário, etc, estarão nos mesmos lugares
em todas as telas, de forma a automatizar e facilitar o uso dos recursos.
A interface usará tecnologia
desenvolvida no âmbito do NAVI da Escola de Administração, com melhorias em
relação à interface desenvolvida para o curso de extensão, a
distância, intitulado “Administração Municipal Eficaz com Responsabilidade
Fiscal”. Dentre as principais melhorias, citam-se:
Â
uso integral de telas de tamanho
800x600 pixels, aumentando a parte central, destinada à
apresentação de conteúdo;
Â
ampliação das explicações sintéticas,
desenvolvidas com software Flash;
Â
separação, como categorias próprias,
dos textos de apoio e vídeos de apoio;
Â
ligação das apresentações sintéticas
das aulas com os textos de apoio e vídeos de apoio; quando uma categoria muda,
as demais se ajustam ou se posicionam naturalmente para o mesmo ponto ou item
da aula;
Â
uso do recurso de transmissões ao vivo,
em canal reservado da EATW, para apresentar informações aos alunos bem como
facilitar a interação dos professores e tutores com seus alunos.
Prevê-se constituí-la por 3
camadas, suportadas por estações de trabalho específicas: webserver,
transaction server, e dbserver.
Na sala de tutoria, estarão
disponíveis micros, conectados por rede de fibra ótica (com capacidade para
100Mbs) com o CPD da UFRGS, que por sua vez está conectado como “POP” com
pontos centrais em São Paulo e Rio de Janeiro (vide informações no site http://www.rnp.br).
A rede deverá comportar o atendimento
simultâneo dos participantes, inclusive com acessos por vídeostream, usando o
software Real Player ou Windows Media Player.
4.
Instituição Promotora
do Curso
O curso será promovido sob a
responsabilidade da Escola
de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
A UFRGS (http://www.ufrgs.br) constitui uma das cinco
mais importantes Universidades do Brasil, que se destaca pela sua larga
produção científica. Possui 2.242 professores e quase 30 mil estudantes, nos
níveis de graduação e pós-graduação.
A Escola de Administração (http://www.ea.ufrgs.br) constitui uma das
maiores e mais dinâmicas unidades da UFRGS; possui 71 professores e 2.331
alunos, nos níveis de graduação e pós-graduação. Seu Programa de Pós-graduação
em Administração (PPGA/EA/UFRGS)
possui avaliação máxima pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento do Ensino
Superior) desde 1987. Possui mestrado e doutorado acadêmico na sede em Porto
Alegre-RS; mestrados interinstitucionais em Caxias do Sul - RS, Bagé-RS, Santo
Ângelo - RS, Curitiba - PR, Campo Grande-MS, Jaraguá do Sul - SC; e um mestrado
para executivos em Porto Alegre, destacado no meio
empresarial como um dos melhores do país (3o lugar na revista Você,
em 2001).
O PPGA possui, ainda, diversos
cursos de extensão, presenciais e à distância, bem como de especialização, em convênio
com instituições como SEBRAE, TELET, Banco do Brasil e outras.
No âmbito da Escola de
Administração, o curso será desenvolvido pelo NAVI (Núcleo de Aprendizagem
Virtual), com apoio do CEPA
(Centro de Estudos e Pesquisas em Administração) e do NUTEP (Núcleo de Estudos e
Tecnologias em Gestão Pública).
O Navi conta com um servidor de
vídeos dedicado exclusivamente para o serviço de transmissão de vídeos por
internet, dois microcomputadores de elevada capacidade de processamento e
armazenamento de dados, voltados para a digitalização de vídeos, e outros 6
microcomputadores com boa capacidade de processamento, para tarefas de
computação diversas.
Recentemente, a Escola de
Administração providenciou um excelente estúdio para transmissões de eventos,
como conferências (com chats e apresentações em PowerPoint simultâneos),
entrevistas, aulas, defesas e outras atividades, equipamentos com equipamentos
próprios, como filmadoras, notebooks, áudio profissional com microfones, mesa
de áudio, placa de digitalização e outros. Esse serviço é chamado de EATW (Esta
é a nossa TV na Web, http://www.ea.ufrgs.br/eatw),
que constitui um projeto inovador no meio acadêmico, que poderá gerar grande
impacto no desenvolvimento do ensino.
A Escola de Administração possui,
ainda, um excelente laboratório de informática, com vários servidores, 3 salas contendo
cerca de 100 microcomputadores para os alunos de graduação e pós-graduação, nos
seus diversos níveis.
Na sede da Escola de Administração
e no seu Centro de Desenvolvimento Gerencial existem cerca de 300
microcomputadores para alunos, professores e serviços de apoio administrativo.
Externamente, o curso de
especialização contará com o apoio de professores oriundos do Tribunal de
Justiça do Rio Grande do Sul e da Secretaria da Fazenda do Estado.
Periodicamente serão convidados outros especialistas em Gestão Pública e
autoridades que estejam exercendo ou tenham exercido funções relevantes em
órgãos governamentais, para proferirem videoconferências interativas na EATW.
A Equipe do Curso é composta pelo
Coordenador, pelos Supervisores, pelos Professores, pelos Tutores e pelos
assistentes técnicos. Neste tópico nominam-se os componentes da Equipe e
discriminam-se suas atribuições e responsabilidades.
O Curso de que trata o presente Projeto
tem a coordenação-geral do Prof. Dr. Luis Roque Klering, competindo-lhe:
a)
definir as diretrizes
gerais;
b)
coordenar a atuação
dos professores, dos Núcleos e dos demais setores de apoio do Programa de
Pós-graduação em Administração (PPGA/UFRGS);
c)
conduzir a celebração
de parcerias com órgãos públicos e Associações de Municípios.
O Coordenador será auxiliado no
desempenho de suas funções por quatro
Facilitadores, realizando com os mesmos uma reunião semanal para
avaliação do desenvolvimento de todas as atividades relacionadas ao Curso e
para definição dos aprimoramentos a implementar, a fim de assegurar o êxito do
Curso e o cumprimento da missão do Núcleo de Aprendizagem Virtual – NAVI:
“conceber e implementar as mais avançadas soluções pedagógicas e tecnológicas
em educação a distância, para apoiar o desenvolvimento
de indivíduos, grupos e organizações, com a superação de barreiras de tempo e
espaço.” Os Facilitadores desenvolverão atividades de apoio à Coordenação e aos
professores, e de supervisão dos Assistentes Técnicos e dos Tutores
contribuindo para a construção de soluções eficazes no que tange à Tecnologia e
Normas, Tutoria, Interação e Monitoramento.
Os professores responsáveis ou
co-responsáveis pelas Disciplinas, nominados no tópico 5,
acima, têm as responsabilidades relacionadas no quadro seguinte:
Compete aos professores responsáveis pelas
disciplinas: |
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Textos |
Redigir o texto da disciplina, com no mínimo
cinco (5) páginas por Aula, observando: a) padrões de formatação definidos no Anexo II; b) Aula de introdução denominada “Apresentação da Disciplina”, com
a descrição do escopo da disciplina, dos objetivos, dos recursos auxiliares
postos à disposição e da sistemática de avaliação; c) subdivisão dos conteúdos em 6 ou 11 aulas, conforme se trate de
disciplina de 15 ou de 30 horas-aula; d) apresentação das referências bibliográficas; e) estímulo à reflexão sobre a aplicação prática dos conteúdos
teóricos desenvolvidos. |
Apresentações e Áudio |
Elaborar apresentação, para cada aula, com 5 a 15 slides por aula.
Em cada disciplina, deve haver uma aula
introdutória denominada “Apresentação da Disciplina”, contendo as informações
sobre o conteúdo, os objetivos, os exercícios on line, a avaliação e as
Reuniões Virtuais. Gravar vídeo com duração máxima de quinze
minutos por aula. |
Exercícios on line |
Elaborar, pelo menos, um exercício on line por aula. |
Enquetes |
Elaborar, no mínimo, três enquetes para cada
5 aulas. |
Reunião Virtual da disciplina |
Definir uma hora por semana para reunião on line com os alunos. Especificar, em cada semana, os temas a
serem preparados pelos alunos para análise na reunião seguinte. |
Fórum da disciplina |
Inserir, no mínimo duas vezes por semana,
estímulos à reflexão e manifestar-se sobre os questionamentos/posicionamentos
dos alunos. |
Avaliação |
Nas disciplinas de 15 horas-aula, elaborar
de 10 a 20 questões objetivas (escolha simples) e de 1 a 3 questões dissertativas;
nas de 30 horas-aula, 20 a 40 questões objetivas e 2 a 5 dissertativas. Elaborar grade de respostas das questões
objetivas, com correção automática. Oferecer aos alunos feedback sobre as
questões dissertativas |
Carga horária |
Cada Disciplina corresponde a quinze (15) ou
a trinta (30) horas-aula, conforme Programa do
Curso. Em cada Aula, para ler os textos escritos pelo Professor, assistir as
apresentações, assistir vídeos, fazer exercícios on line, debater o tema nos
Fóruns e Reuniões Virtuais e fazer a avaliação o aluno levará em média 3
horas. As atividades devem demandar, no mínimo, a carga horária prevista para
a disciplina, tomando-se como parâmetro o aluno de melhor desempenho. |
Cada Disciplina contará com um
Tutor para cada grupo de cinqüenta (50) alunos.
A infra-estrutura de apoio
acadêmico e técnico ao curso será alocada em ambiente contendo
microcomputadores, e telefones de atendimento; o ambiente estará conectado ao
CPD da UFRGS (que constitui ponto “POP” da RNP, conectado a pontos centrais de
São Paulo e Rio de Janeiro) por fibra ótica, com elevada capacidade de fluxo de
dados. A equipe será capacitada pelos professores do curso no mês anterior ao
início de cada Disciplina. O prazo de resposta para os questionamentos deverá
ser de no máximo 24 horas; os professores auxiliarão a responder
questionamentos mais complexos.
Serão atendidos os seguintes
aspectos específicos:
1. O serviço de resposta às
dúvidas dos alunos permanecerá disponível aos pós-graduandos durante todo o
período do curso, se estendendo ainda por 30 dias após a entrega dos trabalhos
finais para resposta a eventuais questionamentos quanto ao conteúdo, correção e
notas;
2. Será disponibilizado
atendimento profissional por telefone e e-Mail às dúvidas de operação,
navegação e compreensão de comandos e enunciados de tarefas por parte dos
pós-graduandos;
3. Os comunicados a respeito do
curso, além de publicados no site, serão encaminhados, a cada aluno, através de
e-Mail;
4. A tutoria do curso encaminhará
quinzenalmente à Coordenação do Curso relatório, em formato a ser definido pela
Coordenação, contendo as perguntas mais freqüentes naquele período, as
respostas a tais perguntas e a contagem das dúvidas encaminhadas indicando os
assuntos ou itens do conteúdo a que se referem;
5. As reflexões e opiniões
elaboradas em cada Turma na conclusão dos trabalhos dos Fóruns de Construção do
Conhecimento e da Reunião Virtual on-line deverão ser sintetizadas pelo Tutor,
para encaminhamento, por e-mail, para os participantes, gerando arquivo a ser
posto à disposição na Biblioteca do Curso;
6. As turmas
serão formados por no mínimo trinta (30) e no máximo sessenta (60)
pós-graduandos com, pelo menos, um tutor por disciplina.
7. O tutor deverá ter experiência
acadêmica, com, no mínimo, graduação completa em área afim, bem como
experiência e perfil para atuação no ensino a distância.
8. A correção e a avaliação de
trabalhos deverão ser executadas pelos tutores de turmas, com revisão pelo
Professor da Disciplina.
9. Quinzenalmente, o tutor
remeterá a cada pós-graduando seu desempenho no curso, em relação a acessos e
avanço acadêmico.
10. O tutor deverá estar presente
em todas as Reuniões Virtuais da Disciplina e interagir no Fórum de Construção
do Conhecimento no máximo a cada dois dias.
Atuam como Assistentes Técnicos
especialistas em Administração, Ciências da Computação e Comunicação, alocados
no Núcleo de Aprendizagem Virtual – NAVI e do Núcleo de Estudos e Tecnologias
em Gestão Pública – NUTEP, para prestarem serviços inerentes à editoração
multimídia dos conteúdos, à divulgação e ao acompanhamento do desenvolvimento
das atividades pelos professores, pelos tutores e pelos alunos, sob a
orientação do Coordenador-geral e dos facilitadores.
Etapa/atividade |
Responsável |
Ano: 2002 Mês: |
Ano: 2003 Semestre |
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Junho/ Julho |
Agosto |
Set |
Out |
Nov |
1º |
2º |
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1. Formação da Equipe do
Projeto |
Klering |
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2. Concepção do Projeto |
Professores |
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3. Produção dos Conteúdos |
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4. Elaboração das avaliações |
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5. Editoração multimídia |
NAVI |
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6. Produção do Manual, CDs e
material de apoio |
Professores/NAVI |
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7. Divulgação |
PPGA |
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8. Inscrição dos
participantes |
NUTEP |
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9.
Início do Curso |
Curso “Especialização em
Administração Pública Eficaz” |
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02/09 |
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10. Módulo I –
120 horas |
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11. Módulo II – 120 horas |
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12. Módulo III – 102 horas |
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13. Avaliação Presencial |
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nov |
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14. Encerramento do Curso |
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dez |
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15. Avaliação do Curso[1] |
Equipe |
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Œ |
|
Ž |
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|
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‘ |
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[1] Avaliações:
Œ Avaliação do conteúdo
Avaliação da formatação multimídia
Ž Avaliação do Manual e do material de apoio
Avaliação do perfil dos participantes
inscritos
Avaliação de desempenho em cada Módulo, com
feedback individualizado e orientação ao participante
‘ Avaliação global do Projeto