UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

Escola de Administração

Programa de Pós-graduação em Administração - PPGA

Núcleo de Aprendizagem Virtual - NAVI

 

 

 

curso de especialização A DISTÂNCIA:

 

Administração Pública Eficaz

 

Porto Alegre, 29 de julho de 2002.


 

 

SUMÁRIO

 

1.      Descrição do Projeto........................................................................... 3

2.      Justificativa......................................................................................... 4

3.      Objetivos............................................................................................... 5

3.1   Objetivo geral..................................................................................... 5

3.2   Objetivos específicos.......................................................................... 5

4.      Metodologia e Operacionalização...................................................... 5

4.1   Características do Curso................................................................... 5

4.2   Recursos Pedagógicos......................................................................... 6

4.3   Interatividade..................................................................................... 7

4.4   Carga horária...................................................................................... 7

4.5   Duração do Curso................................................................................ 9

4.6   Avaliação do Aprendizado................................................................... 9

4.6.1Avaliação do aprendizado nas Disciplinas.................................................. 9

4.6.2Avaliação Presencial Final..................................................................... 10

4.6.3Certificação no Curso de Especialização................................................. 10

4.7   Avaliação do Curso........................................................................... 10

5.      Conteúdo Programático do Curso...................................................... 12

6.      Especificações Técnicas..................................................................... 12

6.1   Especificações Instrucionais de Conteúdo......................................... 12

6.2   Aspectos Gráficos e de Design Instrucional...................................... 14

6.3   Arquitetura da Rede........................................................................... 14

7.      Instituição Promotora do Curso........................................................ 15

8.      Equipe do Curso................................................................................... 18

8.1   Coordenação..................................................................................... 18

8.2   Corpo docente................................................................................... 18

8.3   Sistema de Tutoria............................................................................ 19

8.4   Assistentes Técnicos........................................................................ 20

9.      Cronograma......................................................................................... 32

 

 


1.    Descrição do Projeto

Este projeto compreende a estruturação e a implementação, pelo Programa de Pós-graduação em Administração - PPGA, da Escola de Administração, de um Curso de Pós-graduação a Distância, denominado Curso de Especialização em Administração Pública Eficaz.

Partindo da plataforma de Educação a Distância concebida, desenvolvida e aperfeiçoada no Núcleo de Aprendizagem Virtual – NAVI, da Escola de Administração, pela Equipe responsável pelo Curso de Extensão a Distância denominado Administração Municipal Eficaz com Responsabilidade Fiscal (AMERF), definiram-se os padrões mínimos a serem observados na estruturação dos conteúdos e dos recursos pedagógicos e tecnológicos no Curso de Especialização em Administração Pública Eficaz. O Curso a Distância AMERF foi concebido e estruturado ao longo do ano de 2001. Em 24 de novembro de 2001 tiveram início as aulas para a primeira turma, composta por 42 alunos. Em março do corrente ano ocorreu a formatura dos alunos da primeira turma que até então haviam concluído todas as atividades; no mesmo mês teve início a segunda turma. O Curso já alcançou o número de 104 participantes e vem obtendo elevado índice de satisfação e aproveitamento. Cumpre destacar que o índice de satisfação médio dos alunos, com os conteúdos, os recursos de interação e a plataforma de EAD utilizada, tem oscilado entre 4 e 5, em uma escala de 1 a 5.  Um dos principais desafios da Educação a Distância, que consiste em obter o envolvimento do aluno a fim de que o mesmo se autodiscipline para desenvolver todas as atividades propostas, mantendo uma participação assídua e qualificada, foi superado pela utilização de um conjunto de recursos pedagógicos e de interação, focados nos conteúdos e nas atividades profissionais dos participantes. Dentre os participantes mais ativos destacam-se Prefeitos Municipais, Secretários Municipais, Assessores Jurídicos, Vereadores e Auditores do Tribunal de Contas. Confere-se atratividade aos conteúdos pela sua pertinência e atualidade, em relação às funções político-administrativas desempenhadas pelos participantes. A utilização de modernos conceitos de editoração multimídia, com ênfase na navegabilidade e na interatividade, está presente nas apresentações Flash, nos textos escritos pelos professores, nos lembretes, na biblioteca eletrônica de legislação, de manuais e de links. Os reforços positivos para o aprendizado tomaram a forma de exercícios on line, feedback ágil em relação às avaliações dissertativas e objetivas, além de ferramenta que permite ao aluno visualizar o seu progresso no Curso. O estímulo ao compartilhamento de conhecimentos e experiências ocorre por meio das Reuniões Virtuais síncronas, dos Fóruns de Construção do Conhecimento assíncronos e dos Relatos de experiências vivenciadas ou pesquisadas pelos alunos. O Anexo I traz mais informações sobre o Curso de Extensão referido, que serviu de base e de parâmetro para a organização do Curso de Especialização.

O Curso de Especialização ora proposto é formado por disciplinas de quinze (15) horas-aula e de trinta (30) horas-aula, compreendendo o estudo dos fundamentos da Gestão Pública, Finanças Públicas, Gestão de Pessoas no Setor Público, Gestão da Informação, Marketing Público, Planejamento Estratégico, Relações Internacionais, além de conteúdos teórico-práticos sobre a organização e a administração das diversas áreas de atuação do Setor Público. Todas as disciplinas contemplam uma aula introdutória, denominada apresentação da disciplina; além desta, há mais cinco (5) aulas nas disciplinas de 15 horas-aula e mais dez (10) aulas nas disciplinas de 30 horas-aula. O exame dos tópicos ou lições teórico-práticas de cada aula demandam no mínimo duas horas de estudo e desenvolvimento de atividades. O suporte ao aprendizado de cada aula compreende texto básico escrito pelo professor, explicação dos conteúdos em vídeo, apresentações, indicação de leituras complementares e exercícios on line. A cada aula corresponde ainda uma Reunião Virtual semanal, por disciplina, com uma hora de duração. À carga horária das aulas, pertinente ao exame das apresentações e dos textos, à realização dos exercícios on line e à participação nas reuniões virtuais, deve ser acrescido, em cada disciplina, o tempo necessário para a avaliação e para a participação nos Fóruns de Construção do Conhecimento, integralizando cada disciplina 15 ou 30 horas-aula. Para apurar a carga horária total do Curso, há, ainda que se acrescer o tempo relativo à elaboração do trabalho final e à participação na avaliação presencial final, relativa aos conteúdos de todas as disciplinas do Curso, totalizando trezentos e sessenta (360) horas-aula.

1.    Justificativa

A experiência adquirida pela Escola de Administração em Educação a Distância para Gestores Públicos, bem como a ânsia demonstrada pelos participantes do Curso Administração Municipal Eficaz com Responsabilidade Fiscal pelo atendimento de suas necessidades de aprimoramento profissional e cultural nas demais áreas de atuação dos Governos, encaminharam naturalmente à construção do projeto de Curso de Especialização a Distância, que passa a contar com a participação de um expressivo número de professores da Escola. De outra parte, a Lei Complementar nº 101, de 04 de maio de 2000, denominada Lei de Responsabilidade Fiscal, introduziu no ordenamento jurídico brasileiro um conjunto de regras destinadas a orientar a implementação da administração pública gerencial, com ênfase para o planejamento, a participação, a transparência e a busca do equilíbrio fiscal intertemporal. O desafio assumido pela Universidade consiste em estimular o aprofundamento da reflexão sobre o papel dos governos face às transformações tecnológicas, sociais e econômicas em curso. Estimulando o estudo das mais modernas concepções teórico-práticas sobre a Administração Pública Eficaz, a Universidade contribui para a ampliação da eficácia da gestão pública, de forma a assegurar maior efetividade dos Governos no atendimento das necessidades coletivas públicas.

A metodologia adotada no Curso permite agilizar o processo de criação, transmissão e atualização do conhecimento, com menor custo, garantindo a melhoria contínua na disseminação, aperfeiçoamento e divulgação de conhecimentos culturais, científicos, tecnológicos e profissionais que contribuam para otimizar a ação governamental, propiciando a superação de problemas na busca do desenvolvimento integral, sustentável e positivo dos seres humanos, nas comunidades e ambientes em que vivem. O Curso propicia acesso ao conhecimento e estimula hábitos, habilidades e atitudes relativos ao estudo, à profissão e a própria vida dos participantes, no tempo e local indicados e preferidos, com a mediação de professores  e tutores, atuando a distância, com o apoio de materiais didáticos sistematicamente organizados, apresentados em diferentes suportes de informação, utilizados isoladamente ou combinados, e veiculados em diversos suportes de comunicação e interação disponíveis, conforme previsto no artigo 1º do Decreto nº 2.494, de 10 de fevereiro de 1998, que regulamentou o artigo 80 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a seguir transcrito:

“Art. 1º Educação a distância é uma forma de ensino que possibilita a auto-aprendizagem, com a mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados, apresentados em diferentes suportes de informação, utilizados isoladamente ou combinados, e veiculados pelos diversos meios de comunicação.”

“Parágrafo Único – Os cursos ministrados sob a forma de educação a distância serão organizados em regime especial, com flexibilidade de requisitos para admissão, horários e duração, sem prejuízo, quando for o caso, dos objetivos e das diretrizes curriculares fixadas nacionalmente.”

A flexibilidade proporcionada pela EAD, uma vez que o ritmo é dado pela Universidade e pelo participante, e a poupança de recursos ao evitar deslocamentos excessivos, vêm ao encontro das propostas de desenvolvimento de recursos humanos que atuam em órgãos governamentais, suprindo necessidades urgentes de atualização dos funcionários da Administração Direta e da Administração Indireta dos Municípios, Estados e da União à nova legislação e às novas práticas de Gestão Pública. A participação da Universidade em tal processo é um meio de efetivação de seu papel de centro de difusão do conhecimento e promoção do desenvolvimento, como instituição dinâmica e integrada à comunidade, que não se limita a estimular a produção científica, mas apóia a aplicação prática dos avanços da Ciência, no interesse dos cidadãos.

No Curso enfatiza-se a responsabilidade coletiva de compartilhamento, pesquisa e parceria educacional entre professores, com especialistas nos temas abordados e com os alunos, na criação de conhecimentos e na reflexão sobre a gestão dos Governos, a serviço da humanização e da superação de problemas das comunidades locais, estaduais e nacional.

2.    Objetivos

2.1   Objetivo geral

Formar Especialistas em Administração Pública Eficaz, fornecendo-lhes, por meio da aprendizagem em ambiente virtual, com suporte computacional, subsídios teóricos e práticos atuais sobre a Gestão Pública, que instrumentalizem a ampliação continuada da efetividade de suas ações, no interesse da Sociedade.

2.1   Objetivos específicos

a)    Capacitar os gestores públicos, de forma a habilitá-los para a leitura de cenários políticos, para a formulação das políticas públicas e para o gerenciamento eficaz dos programas governamentais;

b)    conduzir o pós-graduando a se tornar independente na obtenção de conhecimentos e informações;

c)     estimular o pós-graduando a utilizar suas habilidades de análise, síntese e avaliação;

d)    oferecer aos gestores públicos e aos estudiosos e pesquisadores referenciais teórico-práticos que colaborem na aquisição de competências cognitivas, habilidades e atitudes, estimulando a ampliação do saber substancial e do saber instrumental sobre os Governos locais, estaduais e federal;

e)    revisar os princípios jurídico-contábeis que orientam a gestão fiscal dos municípios;

f)      contribuir para o aprimoramento contínuo da prática administrativa dos Governos, ampliando o apoio à concepção e à implementação de alternativas inovadoras para a solução dos problemas administrativos.

1.    Metodologia e Operacionalização

O conteúdo programático será produzido com recursos visuais e didáticos adequados à mídia utilizada, fazendo-se a indicação de textos de apoio e material complementar, que permitam o aprofundamento das análises. O aproveitamento dos participantes será avaliado em cada Disciplina e ao final do Curso. Neste tópico descrevem-se as características do Curso, dos recursos pedagógicos, dos recursos de interação e a metodologia de avaliação.

1.1   Características do Curso

O Curso atenderá, no mínimo, aos seguintes requisitos:

Ø      Seqüência – apresentação do conteúdo de forma progressiva e lógica;

Ø      Abordagem passo a passo – cada assunto será tratado de forma detalhada, de modo que o pós-graduando possa compreender inteiramente o que está sendo tratado, antes de passar para o próximo tópico;

Ø      Objetividade – o conteúdo será apresentado por meio de linguagem clara, leve, simples e objetiva;

Ø      Exemplos – os assuntos, sempre que possível, serão exemplificados, de modo a facilitar a ilustração das idéias, conceitos, etc;

Ø      Exercícios de fixação – serão incluídas tarefas  que permitam ao pós-graduando rever e aplicar  os conhecimentos, bem como testar a sua compreensão do assunto estudado, utilizando as formas mais variadas de exercícios on line (palavras-cruzadas, alternativas V ou F, etc.);

Ø      Feedback   nos exercícios e tarefas de caráter objetivo será dado retorno instantâneo ao pós-graduando sobre o seu desempenho; nos de caráter dissertativo, o professor transmitirá em até cinco (5) dias ao aluno a análise do seu desempenho;

Ø      Colaboração – serão estruturadas atividades que possibilitem aos pós-graduandos realizar trabalhos e encontrar solução conjunta de problemas;

Ø      Tutoria  - os pós-graduandos serão acompanhados por professores, supervisores e monitores durante o processo de aprendizagem, bem como estimulados a participar de grupos de discussão, a trocar experiências, a rever leituras, etc;

Ø      Material impresso - o conteúdo estará disponível para impressão (formato PDF);

Ø      Sistema de Tutoria por Disciplina, assegurando aos participantes informações complementares e soluções de dúvidas por eles formuladas, no prazo máximo de vinte e quatro (24) horas;

Ø      Monitoramento da evolução e das dificuldades dos participantes, que receberão esclarecimentos de dúvidas em ambiente colaborativo, bem como incentivos e orientação quanto ao progresso nos estudos;

Ø      Resolução individual e em grupo de casos reais com apresentação aos participantes, por meio da via web.

1.2   Recursos Pedagógicos

Os conteúdos e os subsídios para a aprendizagem são apresentados na forma na forma de:

    Textos produzidos pelos professores com observância dos padrões estipulados no Anexo II, podendo ser impressos, para facilitar o estudo;

    Apresentações, ensejando uma visão sintética de cada Aula;

    Vídeos, ilustrando situações relacionadas com a Gestão Pública e contendo explicações dos professores sobre os conceitos básicos de cada aula;

    Biblioteca de legislação, disponibilizando o texto atualizado de diplomas legais aplicáveis à Administração Pública;

    Referências bibliográficas, indicando fontes de consulta complementar;

    Links: endereços eletrônicos de instituições que oferecem subsídios aos Gestores Públicos;

    Exercícios on-line, oportunizando ao aluno aferir a assimilação dos conteúdos por meio de exercícios com pronta verificação da resposta;

    Estudos de caso, nos quais os alunos são desafiados a tomar decisões, a propor soluções e a realizar análises sobre situações concretas a eles propostas;

    Avaliação, ao final de cada Disciplina, contendo questões sobre os conteúdos das aulas, oferecendo-se ao aluno orientação complementar on line na hipótese de resposta incorreta, indicando os conteúdos a revisar;

    Trabalho Final, na conclusão do Curso.

1.3   Interatividade

Foram desenvolvidos os seguintes ambientes virtuais para viabilizar a interação dos participantes entre si, com os professores e com os tutores:

  Fóruns Permanentes de Construção do Conhecimento: um Fórum por Disciplina, funcionando de modo assíncrono e destinado ao aporte de contribuições teóricas e práticas relacionadas com os conteúdos das aulas, pelos alunos e pelos professores; a contribuição de cada um permanece acessível a todos os participantes, durante o Curso.

  Reuniões Virtuais: discussão em tempo real dos conteúdos de cada aula, propiciando a interação on line entre os participantes de cada Disciplina e os professores/tutores, semanalmente, com uma hora de duração, em dia e horário ajustados e divulgados previamente.

  Relatos: espaço virtual no qual cada participante disponibiliza Relato(s) de experiência profissional vivenciada ou pesquisada, sobre Administração Pública, relacionando-a com os temas do Curso. Os Relatos, juntamente com Estudos de Caso propostos no Curso, passam a integrar uma base de dados sobre inovações e aperfeiçoamento da Gestão Pública, acessível a todos os participantes.

  Enquetes: com a formulação de questões sobre temas administrativos, jurídicos e políticos relacionados com a Gestão Pública, ensejando a todos posicionaram-se sobre o tema e conhecerem o pensamento predominante entre os participantes do Curso.

  Vídeoconferências para transmissão, pela EATW (TV na WEB), de palestras proferidas por gestores públicos, professores ou especialistas convidados, fazendo-se convergir a transmissão de áudio e vídeo com a realização simultânea de reunião virtual.

1.4   Carga horária

A carga horária do Curso de Especialização em Administração Pública Eficaz está assim distribuída, por Disciplina:


                                      CARGA HORÁRIA 

de cada  disciplina 

ATIVIDADES

Horas-aula:

Disciplinas de

15 h-a

30 h-a

Apresentação da Disciplina: Cada Disciplina apresenta uma Aula de introdução denominada “Apresentação da Disciplina”, com a descrição do escopo da disciplina, dos objetivos, dos recursos auxiliares postos à disposição, das referências bibliográficas e da sistemática de avaliação;

1

1

Aulas a distância: A abordagem dos conteúdos de cada Aula compreenderá uma apresentação, um texto básico, artigos recomendados e realização de exercícios on line, ocupando duas (2) horas-aula por tópico ou lição.

10

20

Fórum de Construção do Conhecimento: Cada aluno deverá participar do Fórum da Disciplina aportando subsídios sobre os conteúdos da Disciplina

1

3

Reunião Virtual: Realizada semanalmente, com uma hora de duração, o aluno deve permanecer pelo menos quarenta (40) minutos em cada Reunião, contribuindo no exame dos conteúdos.

2

4

Avaliação: Solução de questões objetivas versando sobre os quinze tópicos ou lições estudadas em cada Parte do Curso.

1

2

Carga horária total da Disciplina

15

30

1.5   Duração do Curso

O tempo mínimo entre o início e o término de uma disciplina de 15 horas-aula é de 30 dias; o máximo, de 45 dias. Nas disciplinas de 30 horas-aula, é de 60 dias o tempo mínimo e de 90 dias o máximo. A não conclusão de atividades que ensejem aproveitamento mínimo superior a setenta por cento, no prazo máximo estabelecido, importa em reprovação na disciplina.

O aluno poderá participar simultaneamente de disciplinas que totalizem no máximo 120 horas-aula. O cronograma detalhado do Curso especificará as datas em que terão início as três etapas do Curso, cada uma composta por disciplinas correspondentes a 120 horas-aula. A duração total do Curso não poderá ser inferior a dez (10) e nem ser superior a dezoito (18) meses.

O tempo de participação em cada Disciplina e no Curso e o desempenho de cada pós-graduando serão monitorados em caráter permanente por um sistema de informações gerenciais que permitirá a visualização, com interface gráfica, dos seguintes indicadores de desempenho, por Disciplina e no Curso: data de início, tempo transcorrido e término previsto/ocorrido; participação em Reuniões Virtuais; participação nos Fóruns de Construção de Conhecimento; participação nas Enquetes, elaboração de Relatos, notas nas Avaliações.

1.1   Avaliação do Aprendizado

1.1.1   Avaliação do aprendizado nas Disciplinas

A avaliação dos alunos ocorrerá durante e ao final da Disciplina. A avaliação da aprendizagem do aluno considerará seu ritmo e deverá ajudá-lo a desenvolver graus ascendentes de competências cognitivas, habilidades e atitudes, possibilitando-lhe alcançar os objetivos propostos. Mais que uma formalidade legal, a avaliação procurará permitir ao aluno sentir-se seguro quanto ao domínio dos conteúdos examinados. 

Serão considerados aprovados na Disciplina os alunos que, dentro do prazo mínimo trinta (30) e máximo de quarenta e cinco (45) dias em cada Disciplina de 15 horas-aula, e mínimo de sessenta (60) e máximo de noventa (90) dias para cada Disciplina de 30 horas-aula, atenderem aos seguintes requisitos mínimos:

 

Reuniões Virtuais

Participação em pelo menos quatro (4) ou oito (8) Reuniões Virtuais, conforme se tratar de Disciplina de 15 ou de 30 horas-aula, para analisar e debater on line os temas da disciplina. Para ser computada a participação em cada Reunião, o aluno deve:

a)    permanecer no mínimo 40 minutos na sala da Reunião e

b)    oferecer, no mínimo, uma contribuição.

Fórum Virtual da Disciplina

Aporte de contribuições em no mínimo  quatro (4) ou oito (8) participações ao longo da Disciplina, conforme se tratar de Disciplina de 15 ou de 30 horas-aula, com pelo menos três (3) participações por mês.

Aproveitamento

  Alcançar aproveitamento mínimo superior a sessenta por cento (60%) em avaliação que considerará o desempenho qualitativo e quantitativo do participante ao longo da disciplina, quanto aos seguintes critérios:

Critério de Avaliação

Peso

Aporte de conhecimentos nos Fóruns

20

Aporte de subsídios nas Reuniões Virtuais

20

Participação nas enquetes

10

Avaliação

50

1.1.2   Avaliação Presencial Final

Além da aprovação em disciplinas que correspondam a trezentos e sessenta (360) horas-aula, os pós-graduandos deverão obter desempenho superior a sessenta por cento (60%) em avaliação presencial final, que compreenderá prova escrita e oral sobre conteúdos estudados nas Disciplinas, nas Reuniões Virtuais e nos Fóruns e sobre a monografia final. Também serão atribuídos pontos, na Avaliação Final, pela elaboração de Relatos e Projetos ou de outras atividades de cunho obrigatório desenvolvidas no Curso, sem estarem inseridas em uma determinada Disciplina.

1.1.3   Certificação no Curso de Especialização

Os requisitos mínimos para a certificação como Especialista em Administração Pública são, cumulativamente:

a) ter-se graduado em curso superior antes do início do Pós-graduação;

b) obter aprovação, com aproveitamento mínimo de sessenta por cento (60 %) em disciplinas correspondentes a no mínimo 360 horas-aula;

c) elaborar e encaminhar, para divulgação na área de Relatos, no mínimo, um relato de implementação de política ou experiência em Gestão Pública, vinculando-o com o conteúdo do Curso;

d) desenvolver um projeto para solucionar um problema de Gestão Pública proposto;

e) ter aprovado o projeto de pesquisa até 150 dias após o início do Curso.

f) elaborar monografia, com 20 a 50 páginas;

g) obter, na Avaliação Presencial Final, aproveitamento a sessenta por cento (60 %).

Na apuração da nota final do pós-graduando no Curso de Especialização, a média aritmética das notas obtidas nas Disciplinas, ponderada pela respectiva carga horária, terá peso sessenta (60); a Avaliação Presencial Final terá peso quarenta (40).

1.2   Avaliação do Curso

O Curso será avaliado pelos alunos, pelos professores, e pelas Gerências de Suporte de Conteúdos e de Suporte Tecnológico, no que tange aos seguintes Indicadores de Qualidade para Cursos de Pós-graduação a Distância:

a)    aprendizagem  dos alunos;

b)    práticas educacionais dos professores e dos tutores;

c)     material didático  (seu aspecto científico, cultural, ético e estético, didático-pedagógico, motivacional, de adequação aos alunos e aos recursos tecnológicos utilizados, a capacidade de comunicação, dentre outros) e   ações das Gerências de Suporte;

d)    conteúdo programático (sua estrutura, organização, encadeamento lógico, relevância, contextualização, período de integralização, dentre outros);

e)    sistema de orientação docente e de tutoria  (capacidade de comunicação através de meios eficientes; de atendimento aos alunos; orientação aos estudantes; avaliação do desempenho dos alunos; avaliação de desempenho como professor; papel das Gerências de Suporte;

f)      infra-estrutura material que dá suporte tecnológico, científico e instrumental ao curso;

g)    participação de professores e profissionais de outras instituições.

Até o quinto (5º) dia subseqüente ao encerramento do Curso ocorrerá a  meta-avaliação, realizando-se um exame crítico do processo utilizado para avaliar o  desempenho dos alunos e o desenvolvimento do curso como um todo.


2.    Conteúdo Programático do Curso

Será fornecida a titulação de Especialista em Administração Pública Eficaz aos alunos que, tendo concluído Curso Superior de Graduação antes da inscrição no Curso de Pós-graduação, obtiverem aprovação na Avaliação Presencial Final e aprovação em disciplinas, dentre as seguintes (vide Planos de Ensino no Anexo III), que correspondam a trezentos e sessenta (360) horas-aula:

Disciplina

Professor

CH

        1    

Gestão Contemporânea

Dr. Luís Roque Klering

30

        2    

Administração Pública na Era Digital

Msc. Luís Alberto Guadagnin

30

        3    

Políticas e Estratégias Públicas

Msc. Mary Biancamano

30

        4    

Finanças Públicas

Dr. Eugenio Lagemann 

30

        5    

Administração Financeira

Msc. Luís Alberto Guadagnin

30

        6    

Operacionalização da LRF

Msc. Mary Biancamano  e        Esp. Marco Aurélio Kihs

30

        7    

Competências na Administração Pública

Msc. Mary Biancamano e        Esp. Marco Aurélio Kihs

15

        8    

Gestão de Recursos Humanos

Dra. Marina Keiko Nakayama e Esp. Bianca Smith Pilla

15

        9    

Organização do Estado Brasileiro

Dr. Ivan Antônio Pinheiro

15

   10    

Organização Municipal Brasileira

Dr. Luís Roque Klering

Prof. Aristeu Jorge dos Santos

15

   11    

Direito Administrativo

Msc. Luís Alberto Guadagnin

15

   12    

Gestão Ambiental

Dr. Luís Felipe Machado do Nascimento

15

   13    

Gestão da Educação nos Municípios

Dr. Luis Roque Klering

15

   14    

Planejamento Estratégico em Saúde

Dra. Maria Ceci Araújo Misoczky

15

   15    

Gestão do Agribusiness

Dr. Antônio Domingos Padula

15

   16    

Relações Internacionais e os Processos de Integração

Dr. Walter Meucci Nique

15

   17    

Marketing e Relacionamento Público

Dr. Luiz Antônio Slongo

15

   18    

Gestão da Informação

Dr. Norberto Hoppen e

Dra. Ângela Brodbeck

15

   19    

Comunicação e Tecnologia

Dra. Liane Tarouco

15

   20    

Metodologia de Pesquisa

Dra. Edi Madalena Fracasso

15

   21    

Projeto de pesquisa

Dr. Luís Roque Klering

15

3.    Especificações Técnicas

3.1   Especificações Instrucionais de Conteúdo

O conteúdo será estruturado de forma a permitir a navegação não linear, com a indicação permanente do ponto de localização do pós-graduando. Em todas as telas do Curso, estarão sempre visíveis:

a)    na sua parte superior, a identificação da Universidade e da Escola de Administração, o nome da Disciplina e o título da aula, da apresentação, da Reunião, do Fórum ou do ambiente do Curso em que o aluno se encontrar;

b)    menu viabilizando acesso de um ambiente do Curso para qualquer outro, com os seguintes links primários e secundários:

Links primários

Links secundários

Curso

Apresentação do Curso

Programa; Cronograma

Professores e tutores

Alunos; Desempenho

Disciplinas

Cada uma das disciplinas de que o aluno esteja participando

Textos

Um link para o texto de cada Aula da Disciplina

Apresentações

Links para a apresentação correspondente a cada Aula da Disciplina

Vídeos

Vídeos ilustrativos da Disciplina

Exercícios

Exercícios on line e Avaliação

Recursos de Interação

Reunião Virtual, com indicação de data, horário e pauta

Fórum de Construção do Conhecimento

Enquetes

Enquetes, por Disciplina

Biblioteca

Legislação

Relatos e Projetos

Arquivos para download, incluindo os textos das Reuniões Virtuais e dos Fóruns

O Curso será construído com base na tecnologia instrucional, com:

    apresentação adequada ao público-alvo e ao conteúdo;

    forma interativa e dinâmica, com qualidade didático-pedagógica, usando constantemente recursos tecnológicos como o Flash;

    imagens mapeadas que apresentarão comentários quando clicadas (mouse-over) pelos usuários. O ritmo de apresentação do conteúdo será condicionado, de modo geral, à interação do pós-graduando.

A garantia da aprendizagem e retenção de conteúdo será realizada ao final de cada aula, por meio de links criativos e exercícios de fixação que contemplem diferentes formas (múltipla escolha, clicar e arrastar, jogos, palavras cruzadas, etc.);

Durante os exercícios de fixação, será viabilizada a possibilidade de recorrência a qualquer ponto do treinamento, sem zerar ou cancelar o bloco de exercícios. A cada resposta do exercício de fixação, certa ou errada, será apresentado um comentário de reforço do conteúdo correto.

Pelo menos uma vez em cada lição ou aula aparecerá “link” criativo remetendo para um reforço da aplicabilidade do conhecimento de algum aspecto mais relevante. Este rápido “link” poderá ser uma mensagem, uma reflexão, ou o destaque de um aspecto mais importante. O Curso conterá resumo ao final de cada aula, de forma a recapitular os principais pontos de aprendizagem, que poderão ser impressos ao final do treinamento, servindo de suporte ao desempenho.

3.2   Aspectos Gráficos e de Design Instrucional

Na editoração multimídia dos conteúdos observar-se-á o seguinte:

        o conteúdo será visualmente atraente e motivante, de forma a estimular o pós-graduando no seu processo de aprendizagem;

        o Curso privilegiará a interatividade, visando a maximizar o aprendizado;

        as telas serão leves, tanto do ponto de vista visual, quanto do ponto de vista técnico (máximo de 65kb, incluindo textos, imagens, animações, sons, etc);

        Serão usadas, de forma racional e adequada, imagens, animações e vídeos ilustrativos, que apóiem de forma objetiva e clara a assimilação de conteúdos. Serão evitados fundos pesados, cores fortes e em demasia, “marcas d’água” e outras formas extravagantes de recursos;

        Serão utilizados textos objetivos, de fácil compreensão, e fontes de tamanho razoável, privilegiando sempre a legibilidade. Os textos serão compostos utilizando-se as fontes  Verdana, Arial ou Tahoma, em cor escura sobre fundo claro, de forma a evitar-se a fadiga visual. Eventualmente, em casos específicos, poderão ser utilizadas variações de tamanhos e cores, em caso de necessidade de maior impacto visual;

        Será evitada a utilização de barras de rolagem (verticais e horizontais) nas telas;

        Botões de navegação, ajuda, glossário, etc, estarão nos mesmos lugares em todas as telas, de forma a automatizar e facilitar o uso dos recursos.

A interface usará tecnologia desenvolvida no âmbito do NAVI da Escola de Administração, com melhorias em relação à interface desenvolvida para o curso de extensão, a distância, intitulado “Administração Municipal Eficaz com Responsabilidade Fiscal”. Dentre as principais melhorias, citam-se:

        uso integral de telas de tamanho 800x600 pixels, aumentando a parte central, destinada à apresentação de conteúdo;

        ampliação das explicações sintéticas, desenvolvidas com software Flash;

        separação, como categorias próprias, dos textos de apoio e vídeos de apoio;

        ligação das apresentações sintéticas das aulas com os textos de apoio e vídeos de apoio; quando uma categoria muda, as demais se ajustam ou se posicionam naturalmente para o mesmo ponto ou item da aula;

        uso do recurso de transmissões ao vivo, em canal reservado da EATW, para apresentar informações aos alunos bem como facilitar a interação dos professores e tutores com seus alunos.

3.3   Arquitetura da Rede

Prevê-se constituí-la por 3 camadas, suportadas por estações de trabalho específicas: webserver, transaction server, e dbserver.

Na sala de tutoria, estarão disponíveis micros, conectados por rede de fibra ótica (com capacidade para 100Mbs) com o CPD da UFRGS, que por sua vez está conectado como “POP” com pontos centrais em São Paulo e Rio de Janeiro (vide informações no site http://www.rnp.br).

A rede deverá comportar o atendimento simultâneo dos participantes, inclusive com acessos por vídeostream, usando o software Real Player ou Windows Media Player.

4.    Instituição Promotora do Curso

 

O curso será promovido sob a responsabilidade da Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

A UFRGS (http://www.ufrgs.br) constitui uma das cinco mais importantes Universidades do Brasil, que se destaca pela sua larga produção científica. Possui 2.242 professores e quase 30 mil estudantes, nos níveis de graduação e pós-graduação.

A Escola de Administração (http://www.ea.ufrgs.br) constitui uma das maiores e mais dinâmicas unidades da UFRGS; possui 71 professores e 2.331 alunos, nos níveis de graduação e pós-graduação. Seu Programa de Pós-graduação em Administração (PPGA/EA/UFRGS) possui avaliação máxima pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento do Ensino Superior) desde 1987. Possui mestrado e doutorado acadêmico na sede em Porto Alegre-RS; mestrados interinstitucionais em Caxias do Sul - RS, Bagé-RS, Santo Ângelo - RS, Curitiba - PR, Campo Grande-MS, Jaraguá do Sul - SC; e um mestrado para executivos em Porto Alegre, destacado no meio empresarial como um dos melhores do país (3o lugar na revista Você, em 2001).

O PPGA possui, ainda, diversos cursos de extensão, presenciais e à distância, bem como de especialização, em convênio com instituições como SEBRAE, TELET, Banco do Brasil e outras.

No âmbito da Escola de Administração, o curso será desenvolvido pelo NAVI (Núcleo de Aprendizagem Virtual), com apoio do CEPA (Centro de Estudos e Pesquisas em Administração) e do NUTEP (Núcleo de Estudos e Tecnologias em Gestão Pública).

 

 

O Navi conta com um servidor de vídeos dedicado exclusivamente para o serviço de transmissão de vídeos por internet, dois microcomputadores de elevada capacidade de processamento e armazenamento de dados, voltados para a digitalização de vídeos, e outros 6 microcomputadores com boa capacidade de processamento, para tarefas de computação diversas.

Recentemente, a Escola de Administração providenciou um excelente estúdio para transmissões de eventos, como conferências (com chats e apresentações em PowerPoint simultâneos), entrevistas, aulas, defesas e outras atividades, equipamentos com equipamentos próprios, como filmadoras, notebooks, áudio profissional com microfones, mesa de áudio, placa de digitalização e outros. Esse serviço é chamado de EATW (Esta é a nossa TV na Web, http://www.ea.ufrgs.br/eatw), que constitui um projeto inovador no meio acadêmico, que poderá gerar grande impacto no desenvolvimento do ensino.

A Escola de Administração possui, ainda, um excelente laboratório de informática, com vários servidores, 3 salas contendo cerca de 100 microcomputadores para os alunos de graduação e pós-graduação, nos seus diversos níveis.

Na sede da Escola de Administração e no seu Centro de Desenvolvimento Gerencial existem cerca de 300 microcomputadores para alunos, professores e serviços de apoio administrativo.

Externamente, o curso de especialização contará com o apoio de professores oriundos do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul e da Secretaria da Fazenda do Estado. Periodicamente serão convidados outros especialistas em Gestão Pública e autoridades que estejam exercendo ou tenham exercido funções relevantes em órgãos governamentais, para proferirem videoconferências interativas na EATW.

 

 

 

 

5.    Equipe do Curso

A Equipe do Curso é composta pelo Coordenador, pelos Supervisores, pelos Professores, pelos Tutores e pelos assistentes técnicos. Neste tópico nominam-se os componentes da Equipe e discriminam-se suas atribuições e responsabilidades.

5.1   Coordenação

O Curso de que trata o presente Projeto tem a coordenação-geral do Prof. Dr. Luis Roque Klering, competindo-lhe:

a)            definir as diretrizes gerais;

b)    coordenar a atuação dos professores, dos Núcleos e dos demais setores de apoio do Programa de Pós-graduação em Administração (PPGA/UFRGS);

c)     conduzir a celebração de parcerias com órgãos públicos e Associações de Municípios.

O Coordenador será auxiliado no desempenho de suas funções por quatro  Facilitadores, realizando com os mesmos uma reunião semanal para avaliação do desenvolvimento de todas as atividades relacionadas ao Curso e para definição dos aprimoramentos a implementar, a fim de assegurar o êxito do Curso e o cumprimento da missão do Núcleo de Aprendizagem Virtual – NAVI: “conceber e implementar as mais avançadas soluções pedagógicas e tecnológicas em educação a distância, para apoiar o desenvolvimento de indivíduos, grupos e organizações, com a superação de barreiras de tempo e espaço.” Os Facilitadores desenvolverão atividades de apoio à Coordenação e aos professores, e de supervisão dos Assistentes Técnicos e dos Tutores contribuindo para a construção de soluções eficazes no que tange à Tecnologia e Normas, Tutoria, Interação e Monitoramento.

 

5.2   Corpo docente

Os professores responsáveis ou co-responsáveis pelas Disciplinas, nominados no tópico 5, acima, têm as responsabilidades relacionadas no quadro seguinte:

Compete aos professores responsáveis pelas disciplinas:

Textos

Redigir o texto da disciplina, com no mínimo cinco (5) páginas por Aula, observando:

a)    padrões de formatação definidos no Anexo II;

b)    Aula de introdução denominada “Apresentação da Disciplina”, com a descrição do escopo da disciplina, dos objetivos, dos recursos auxiliares postos à disposição e da sistemática de avaliação;

c)     subdivisão dos conteúdos em 6 ou 11 aulas, conforme se trate de disciplina de 15 ou de 30 horas-aula;

d)    apresentação das referências bibliográficas;

e)    estímulo à reflexão sobre a aplicação prática dos conteúdos teóricos desenvolvidos.

Apresentações  e Áudio

Elaborar apresentação,  para cada aula, com 5 a 15 slides por aula.

Em cada disciplina, deve haver uma aula introdutória denominada “Apresentação da Disciplina”, contendo as informações sobre o conteúdo, os objetivos, os exercícios on line, a avaliação e as Reuniões Virtuais.

Gravar vídeo com duração máxima de quinze minutos por aula.

Exercícios on line

Elaborar, pelo menos, um exercício on line por aula.

Enquetes

Elaborar, no mínimo, três enquetes para cada 5 aulas.

Reunião Virtual da disciplina

Definir uma hora por semana para reunião on line com os alunos.

Especificar, em cada semana, os temas a serem preparados pelos alunos para análise na reunião seguinte.

Fórum da disciplina

Inserir, no mínimo duas vezes por semana, estímulos à reflexão e manifestar-se sobre os questionamentos/posicionamentos dos alunos.

Avaliação

Nas disciplinas de 15 horas-aula, elaborar de 10 a 20 questões objetivas (escolha simples) e de 1 a 3 questões dissertativas; nas de 30 horas-aula, 20 a 40 questões objetivas e 2 a 5 dissertativas.

Elaborar grade de respostas das questões objetivas, com correção automática.

Oferecer aos alunos feedback sobre as questões dissertativas, em, no máximo, 5 dias.

Carga horária

Cada Disciplina corresponde a quinze (15) ou a trinta (30) horas-aula, conforme Programa do Curso. Em cada Aula, para ler os textos escritos pelo Professor, assistir as apresentações, assistir vídeos, fazer exercícios on line, debater o tema nos Fóruns e Reuniões Virtuais e fazer a avaliação o aluno levará em média 3 horas. As atividades devem demandar, no mínimo, a carga horária prevista para a disciplina, tomando-se como parâmetro o aluno de melhor desempenho.

5.3   Sistema de Tutoria

Cada Disciplina contará com um Tutor para cada grupo de cinqüenta (50) alunos.

A infra-estrutura de apoio acadêmico e técnico ao curso será alocada em ambiente contendo microcomputadores, e telefones de atendimento; o ambiente estará conectado ao CPD da UFRGS (que constitui ponto “POP” da RNP, conectado a pontos centrais de São Paulo e Rio de Janeiro) por fibra ótica, com elevada capacidade de fluxo de dados. A equipe será capacitada pelos professores do curso no mês anterior ao início de cada Disciplina. O prazo de resposta para os questionamentos deverá ser de no máximo 24 horas; os professores auxiliarão a responder questionamentos mais complexos.

Serão atendidos os seguintes aspectos específicos:

1. O serviço de resposta às dúvidas dos alunos permanecerá disponível aos pós-graduandos durante todo o período do curso, se estendendo ainda por 30 dias após a entrega dos trabalhos finais para resposta a eventuais questionamentos quanto ao conteúdo, correção e notas;

2. Será disponibilizado atendimento profissional por telefone e e-Mail às dúvidas de operação, navegação e compreensão de comandos e enunciados de tarefas por parte dos pós-graduandos;

3. Os comunicados a respeito do curso, além de publicados no site, serão encaminhados, a cada aluno, através de e-Mail;

4. A tutoria do curso encaminhará quinzenalmente à Coordenação do Curso relatório, em formato a ser definido pela Coordenação, contendo as perguntas mais freqüentes naquele período, as respostas a tais perguntas e a contagem das dúvidas encaminhadas indicando os assuntos ou itens do conteúdo a que se referem;

5. As reflexões e opiniões elaboradas em cada Turma na conclusão dos trabalhos dos Fóruns de Construção do Conhecimento e da Reunião Virtual on-line deverão ser sintetizadas pelo Tutor, para encaminhamento, por e-mail, para os participantes, gerando arquivo a ser posto à disposição na Biblioteca do Curso;

6. As turmas serão formados por no mínimo trinta (30) e no máximo sessenta (60) pós-graduandos com, pelo menos, um tutor por disciplina.

7. O tutor deverá ter experiência acadêmica, com, no mínimo, graduação completa em área afim, bem como experiência e perfil para atuação no ensino a distância.

8. A correção e a avaliação de trabalhos deverão ser executadas pelos tutores de turmas, com revisão pelo Professor da Disciplina.

9. Quinzenalmente, o tutor remeterá a cada pós-graduando seu desempenho no curso, em relação a acessos e avanço acadêmico.

10. O tutor deverá estar presente em todas as Reuniões Virtuais da Disciplina e interagir no Fórum de Construção do Conhecimento no máximo a cada dois dias.

5.4   Assistentes Técnicos

Atuam como Assistentes Técnicos especialistas em Administração, Ciências da Computação e Comunicação, alocados no Núcleo de Aprendizagem Virtual – NAVI e do Núcleo de Estudos e Tecnologias em Gestão Pública – NUTEP, para prestarem serviços inerentes à editoração multimídia dos conteúdos, à divulgação e ao acompanhamento do desenvolvimento das atividades pelos professores, pelos tutores e pelos alunos, sob a orientação do Coordenador-geral e dos facilitadores.


6.    Cronograma

 

Etapa/atividade

Responsável

Ano: 2002

  Mês:

Ano: 2003

Semestre

 

Junho/ Julho

Agosto

Set

Out

Nov

 

1.   Formação da Equipe do Projeto

Klering

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2.   Concepção do Projeto

Professores

 

 

 

 

 

 

 

 

3.   Produção dos Conteúdos

 

 

 

 

 

 

 

 

4.   Elaboração das avaliações

 

 

 

 

 

 

 

 

5.   Editoração multimídia

NAVI

 

 

 

 

 

 

 

 

6.   Produção do Manual, CDs e material de apoio

Professores/NAVI

 

 

 

 

 

 

 

7.   Divulgação

PPGA

 

 

 

 

 

 

 

 

8.   Inscrição dos participantes

NUTEP

 

 

 

 

 

 

 

 

9.        Início do Curso

Curso “Especialização em Administração Pública Eficaz”

 

 

02/09

 

 

 

 

 

10.   Módulo I – 120 horas

 

 

 

 

 

 

 

 

11.   Módulo II – 120 horas

 

 

 

 

 

 

 

 

12.   Módulo III – 102 horas

 

 

 

 

 

 

 

 

13.   Avaliação Presencial

 

 

 

 

 

 

nov

 

14.   Encerramento do Curso

 

 

 

 

 

 

dez

 

 

15.   Avaliação do Curso[1]

Equipe

 

 

 

 

 

 

Œ

Ž

 

 

 

 

 

 



[1] Avaliações:

Œ Avaliação do conteúdo

Avaliação da formatação multimídia

Ž Avaliação do Manual e do material de apoio

Avaliação do perfil dos participantes inscritos

Avaliação de desempenho em cada Módulo, com feedback individualizado e orientação ao participante

Avaliação global do Projeto