UFRGS
- UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM
ADMINISTRAÇÃO NÚCLEO DE ESTUDOS E TECNOLOGIAS
EM GESTÃO PÚBLICA |
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PROJETO DE ENSINO A DISTÂNCIA curso DE EXTENSÃO: Administração Municipal Eficaz, com Responsabilidade
Fiscal |
Porto Alegre, junho de 2001.
SUMÁRIO
1 DESCRIÇÃO DO PROJETO..................................................................................................................................... 3
2 JUSTIFICATIVA.......................................................................................................................................................... 3
3 OBJETIVOS.................................................................................................................................................................. 4
3.1 Objetivo geral............................................................. 4
3.2 Objetivos específicos............................................... 4
4 METODOLOGIA E OPERACIONALIZAÇÃO....................................................................................................... 5
4.1 Aulas presenciais..................................................... 5
4.2 Interação...................................................................... 5
4.3 Carga horária........................................................... 6
4.4 Participantes.............................................................. 7
4.5 Avaliação..................................................................... 7
4.6 Parcerias....................................................................... 8
4.7 Manual de Orientação......................................... 9
5 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO CURSO..................................................................................................... 11
5.1 Módulo 1 – O Município no Século XXI......... 11
5.2 Módulo 2 – Fundamentos jurídico-contábeis da Gestão financeira e orçamentária municipal.................................. 11
5.3 Módulo 3 – Novos instrumentos de gestão introduzidos pela LRF.......................................... 11
5.4 Módulo 4 – Gestão pública municipal após a Lei de Responsabilidade Fiscal................... 12
6 EQUIPE RESPONSÁVEL PELO PROJETO........................................................................................................ 12
6.1 Coordenador Acadêmico.................................. 12
6.2 Professores................................................................. 13
6.3 Suporte Organizacional................................... 13
6.4 Suporte Tecnológico............................................ 14
7 CRONOGRAMA....................................................................................................................................................... 18
Referências bibliográficas................................................................................................................................. 19
Este projeto compreende a estruturação e a
implementação do Curso de Extensão a Distância/Presencial, denominado Administração Municipal Eficaz, com
Responsabilidade Fiscal.
O curso é composto por quatro disciplinas, com trinta (30) horas-aula cada. É dirigido, precipuamente, aos Administradores Municipais: Prefeitos e Vice-Prefeitos, Vereadores, Secretários Municipais e funcionários públicos municipais, dos Poderes Executivo e Legislativo, incumbidos de, com observância das normas de gestão vigentes, formular, implementar e, enfim, administrar as políticas públicas no âmbito municipal.
A Lei Complementar nº 101, de 04 de maio de 2000, denominada Lei de Responsabilidade Fiscal, introduziu no ordenamento jurídico brasileiro um conjunto de regras destinadas a orientar a implementação da administração pública gerencial, com ênfase para o planejamento, a participação, a transparência e a busca do equilíbrio fiscal intertemporal. Estimular o aprofundamento da reflexão sobre o papel dos governos locais face às transformações tecnológicas, sociais e econômicas em curso, e colocar à disposição dos Administradores Municipais as mais modernas concepções teóricas no campo da Gestão Organizacional, constituem desafios a serem enfrentados pela Universidade para contribuir na transformação dos novos mecanismos legais de gestão pública em instrumentos que assegurem maior efetividade no atendimento das necessidades coletivas. A adequação, em curto espaço de tempo, das práticas de gestão dos Governos Municipais às exigências da Lei de Responsabilidade Fiscal, será estimulada através do Curso, harmonizando-se a realização de aulas presenciais com o Ensino a distância, eis que a aprendizagem cooperativa mediada por computador encontra no cenário tecnológico atual condições ótimas de instalação e desenvolvimento.
A metodologia adotada no Curso permite agilizar o processo de criação, transmissão, atualização e disseminação do conhecimento, com menor custo, garantindo a melhoria contínua na criação, aperfeiçoamento e divulgação de conhecimentos culturais, científicos, tecnológicos e profissionais que contribuam para superar os problemas dos governos locais na busca do desenvolvimento integral, sustentável e digno dos seres humanos, nas comunidades e ambientes em que vivem. O Curso propiciará acesso ao conhecimento e desenvolverá hábitos, habilidades e atitudes relativos ao estudo, à profissão e própria vida dos participantes, no tempo e local que lhe sejam mais adequados, com a mediação de professores (orientadores/tutores), atuando ora a distância, ora em presença e com o apoio de materiais didáticos sistematicamente organizados, apresentados em diferentes suportes de informação, utilizados isoladamente ou combinados, e veiculados nos diversos meios de comunicação e interação disponíveis, conforme previsto no artigo 1º do Decreto nº 2.494, de 10 de fevereiro de 1998, que regulamentou o artigo 80 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a seguir transcrito:
“Art.
1º Educação a distância é uma forma de ensino que possibilita a
auto-aprendizagem, com a mediação de recursos didáticos sistematicamente
organizados, apresentados em diferentes suportes de informação, utilizados
isoladamente ou combinados, e veiculados pelos diversos meios de comunicação.”
“Parágrafo
Único – Os cursos ministrados sob a forma de educação a distância serão
organizados em regime especial, com flexibilidade de requisitos para admissão,
horários e duração, sem prejuízo, quando for o caso, dos objetivos e das
diretrizes curriculares fixadas nacionalmente.”
A flexibilidade proporcionada pela EAD, uma vez que o ritmo é dado pelo participante, e a poupança de recursos ao evitar deslocamentos excessivos, vêm ao encontro das necessidades urgentes de adequação dos Governos locais à nova legislação e de consolidação da auto-suficiência do Município na gestão de seus interesses, buscando ampliar a interação e, por meio da qualificação e da profissionalização dos quadros dirigentes, a concepção de alternativas inovadoras para a solução dos problemas administrativos. A participação da Universidade em tal processo é um meio de efetivação de seu papel de centro de difusão do conhecimento e promoção do desenvolvimento, como instituição dinâmica e integrada à comunidade, que não se limita a estimular a produção científica, mas apóia a aplicação prática dos avanços da Ciência, no interesse dos cidadãos.
No Curso será enfatizada a responsabilidade coletiva de compartilhamento, pesquisa e parceria educacional com outros professores, com especialistas nos temas abordados e com os alunos, na criação de conhecimentos e na reflexão sobre a gestão dos Municípios, a serviço da humanização e da superação de problemas das comunidades locais.
Fornecer ao administrador público municipal, por meio da aprendizagem baseada em trabalho cooperativo, em ambiente virtual, com suporte computacional, os subsídios teóricos e práticos para a reflexão sobre as concepções teóricas relativas à administração municipal, instrumentalizando Prefeituras Municipais e Câmaras de Vereadores para ampliarem a efetividade de suas ações, particularmente por meio dos mecanismos instituídos pela Lei de Responsabilidade Fiscal e da criação do conhecimento social, voltados ao aprimoramento contínuo da prática administrativa dos Governos locais.
As técnicas de ensino serão desenvolvidas em aulas presenciais e a distância, divididas em quatro módulos, de trinta (30) horas-aula, totalizando cento e vinte (120) horas-aula. O conteúdo programático será produzido com recursos visuais e didáticos adequados à mídia utilizada, fazendo-se a indicação de textos de apoio e material complementar, que permitam o aprofundamento das análises. Os participantes terão o seu perfil pesquisado por ocasião da inscrição no Curso. A expectativa em relação ao Curso será registrada na aula introdutória. Na aula final os participantes serão convidados a avaliar o Curso. O aproveitamento dos participantes será avaliado em cada módulo e ao final do Curso.
Haverá dois blocos de aulas presenciais, o primeiro no dia definido como data inicial do Curso e o segundo, no encerramento do Curso. A aula presencial inicial destina-se a:
a) fornecer o material didático de apoio;
b) treinar o uso dos diversos recursos empregados para sistematizar e transmitir os conteúdos;
c) treinar o uso das ferramentas de interação aluno-aluno e professor-aluno;
d) registrar a expectativa dos participantes;
e) desenvolver a aula introdutória de cada módulo.
O bloco de aula presencial final destina-se a:
a) proceder à avaliação final do aproveitamento dos alunos;
b) coletar a avaliação do Curso;
c) estimular a interação permanente entre os participantes;
d) indicar fontes de consulta suplementar, que poderão ser acessadas simultaneamente à prática dos atos de gestão dos Governos locais.
A interação dos alunos com os professores e entre os alunos será estimulada através de:
a) contato direto e apresentação recíproca nas aulas presencias;
b) colocação dos endereços eletrônicos dos professores e dos participantes à disposição de todos;
c) realização de quatro fóruns de debate em rede, um em cada Módulo do Curso, com a mediação dos professores, em datas e horários e informados no início do Curso;
d) manutenção durante o Curso, em tempo integral, de Sala de Estudos Virtual, propiciando a cooperação e a discussão dos temas entre os participantes;
e) informação aos alunos, desde o início do curso, de nomes, horários, formas e números para contato com o pessoal de apoio;
f) garantia de que os estudantes terão sua evolução e dificuldades regularmente monitoradas e de que receberão esclarecimentos de dúvidas em ambiente colaborativo, bem como incentivos e orientação quanto ao progresso nos estudos;
g) resolução individual e em grupo de casos reais com apresentação aos participantes, via web;
h) criação do Portal da Administração Municipal Eficaz, oferecendo aos participantes do Curso o acesso a abordagens atuais dos temas em estudo, e imputando-lhes a condição de geradores de conteúdo, a ser compartilhado entre os colegas.
A carga horária do Curso Administração Municipal Eficaz, com Responsabilidade Fiscal está assim distribuída:
ATIVIDADES |
Horas-aula |
|
por Módulo |
TOTAL |
|
Aula
presencial inicial: No primeiro dia do Curso serão ministradas as aulas
iniciais de cada Módulo/Disciplina, oferecendo uma visão global dos conteúdos
a serem estudados. |
1 |
4 |
Aulas
a distância: A abordagem de cada um dos 8 (oito) tópicos que compõem cada
Módulo compreenderá uma apresentação, um texto básico, artigos recomendados e
realização de exercícios, ocupando 2 (duas) horas-aula por tópico; as 16
horas-aula por Módulo/Disciplina serão distribuídas ao longo de duas semanas,
de acordo com a disponibilidade e conveniência dos participantes. |
16 |
64 |
Assistência aos participantes: Os professores permanecerão à disposição dos alunos, na Sala de Estudos Virtual, na primeira sexta-feira de cada quinzena, das 8h às 12h, para prestar orientação complementar, individualizada, pela Internet. |
4 |
16 |
Fórum de Debates: Na segunda sexta-feira de cada quinzena, das 8h às 12h, encerrando de forma cooperativa as atividades do Módulo, ocorrerá o Fórum de Debates sobre tema relacionado com o Módulo/Disciplina, com a mediação dos professores |
4 |
16 |
Avaliação:
Solução de questões objetivas versando sobre os oito tópicos estudados em
cada Módulo |
2 |
8 |
Feedback da avaliação: Cada aluno receberá retorno individualizado sobre o seu desempenho, bem como orientações complementares relativas aos conteúdos que tenham sido objeto de respostas incorretas, propiciando-se nova elaboração e encaminhamento da avaliação |
2 |
8 |
Painel
de Encerramento: No dia do encerramento do Curso, em aula presencial,
ocorrerá o Painel Administração Municipal
Eficaz, com Responsabilidade Fiscal. |
1 |
4 |
Carga
horária total do Curso |
120 horas-aula |
O Curso é dirigido especialmente aos detentores de cargo eletivo nos Poderes Executivo e Legislativo municipais: Prefeitos, Vice-prefeitos e Vereadores, e aos ocupantes de cargo de direção e de assessoramento técnico nas Administração Municipais. É recomendável que os participantes possuam noções básicas de uso de microcomputador e de acesso à Internet. Todos deverão possuir endereço eletrônico.
O Curso está estruturado para contar com cem (100) participantes, mas será viabilizado com o número mínimo de cinqüenta (50) inscritos.
Os instrumentos de avaliação dos alunos e do Curso, a serem aplicados ao final de cada Módulo, privilegiarão o erro como ponto de partida para a aprendizagem, propiciando sempre feedback aos avaliados e estimulando a reflexão crítica sobre o conteúdo e o resultado de cada avaliação.
A avaliação dos alunos ocorrerá durante e ao final do Curso. Será realizada em cada Módulo, por meio de questões objetivas, da atuação individual nos fóruns de debates e da participação no painel de encerramento. As datas limite para transmissão das avaliações de cada Módulo serão informadas no início do Curso. No máximo até o dia subseqüente ao recebimento das respostas, os professores fornecerão feedback ao aluno, indicando o conteúdo a ser revisto, relativamente às questões que tenham sido respondidas incompleta ou incorretamente. Caso tenha havido resposta(s) incorreta(s), o aluno disporá de prazo para refazer a avaliação do Módulo. Apenas após ter usufruído da possibilidade de atingir a totalidade dos acertos na avaliação de um Módulo, refazendo-a com base na orientação transmitida pelos professores, o participante receberá a senha de acesso aos conteúdos do Módulo seguinte. A Tabela que segue indica os pesos atribuídos a cada etapa do processo contínuo de avaliação do desempenho dos participantes:
ETAPAS DO CURSO |
Avaliação
objetiva |
Atuação no
Fórum de Debates |
Módulo I - O Município no Século XXI |
1 |
1 |
Módulo II – Fundamentos jurídico-contábeis da Gestão financeira e orçamentária municipal |
1 |
1 |
Módulo III - Novos instrumentos de gestão introduzidos pela LRF |
1 |
1 |
Módulo IV - Gestão pública municipal após a Lei de Responsabilidade Fiscal |
1 |
1 |
Painel de Encerramento (presencial) |
2 |
A avaliação da aprendizagem do aluno considerará seu ritmo e deverá ajudá-lo a desenvolver graus ascendentes de competências cognitivas, habilidades e atitudes, possibilitando-lhe alcançar os objetivos propostos. Mais que uma formalidade legal, a avaliação procurará permitir ao aluno sentir-se seguro quanto aos domínio dos conteúdos examinados.
O Curso será avaliado pelos alunos, pelos professores e pelo pessoal de apoio, no que tange aos seguintes quesitos, conforme sugerido pela Secretaria de Eduação à Distância, do MEC, no documento Indicadores de Qualidade para Cursos de Graduação a Distância:
a)
aprendizagem dos alunos;
b)
práticas educacionais dos professores
orientadores ou tutores;
c)
material didático (seu aspecto científico, cultural, ético e
estético, didático-pedagógico, motivacional, de adequação aos alunos e aos
recursos tecnológicos utilizados, a capacidade de comunicação, dentre outros)
e ações dos Núcleos de apoio;
d)
conteúdo programático (sua estrutura,
organização, encadeamento lógico, relevância, contextualização, período de
integralização, dentre outros);
e)
sistema de orientação docente ou
tutoria (capacidade de comunicação
através de meios eficientes; de atendimento aos alunos em momentos a distância
e presenciais; orientação aos estudantes; avaliação do desempenho dos alunos;
avaliação de desempenho como professor; papel dos núcleos de atendimento;
desenvolvimento de pesquisas e acompanhamento do estágio, quando houver);
f)
infra-estrutura material que dá suporte
tecnológico, científico e instrumental ao curso;
g)
realização de convênios e parcerias com
outras instituições.
Até o quinto (5º) dia subseqüente ao encerramento do Curso ocorrerá a meta-avaliação, realizando-se um exame crítico do processo utilizado para avaliar o desempenho dos alunos e o desenvolvimento do curso como um todo.
Poderão ser celebradas parcerias com entidades sem fins lucrativos e com órgãos públicos e instituições, cujas atividades estejam relacionadas com a ampliação da eficácia da Administração Pública, tais como:
· Assembléia Legislativa do Estado;
· Tribunal de Contas do Estado;
· BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social;
· BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento.
· Confederação Nacional de Municípios;
· Federação das Associações de Municípios do RS (FAMURS);
· Associação Gaúcha de Municípios (AGM);
· Associações Regionais de Municípios;
· União dos Vereadores do RGS – UVERGS.
A colaboração das entidades que celebrarem parceria poderá consistir em:
· divulgação conjunta;
· cedência de local e infra-estrutura para as aulas presenciais;
· realização de palestra no início e/ou no encerramento do Curso;
· custeio/financiamento das inscrições dos participantes;
· realização das inscrições;
· impressão do Manual de Orientação e de textos de apoio;
· reprodução de CD contendo arquivos magnéticos relacionados com o Curso.
Caso a parceria seja celebrada com entidade que promova a inscrição de pelo menos trinta (30) pessoas, poderão ser ajustadas datas e locais para a realização de aulas presenciais inicial e final específicas para o grupo de alunos por ela representados, mesmo que em outro município, com o intuito de reduzir os gastos com deslocamento dos participantes. Nesta hipótese, caberá à entidade o custeio do deslocamento, hospedagem e alimentação dos professores, bem como a cedência de local e infra-estrutura para a realização das aulas presenciais.
A parceria poderá contemplar a customização de conteúdos para atender a necessidades específicas dos participantes representados pela entidade conveniada. Os termos do convênio que disciplinar a parceria deverão ser homologados pela UFGRS, pela entidade interessada e pela Equipe do Projeto.
Cada participante receberá, na aula presencial inicial, um manual de orientação impresso ou gravado em CD, e mantido à disposição na Internet. O Manual deve:
a)
orientar o aluno quanto às
características da educação a distância e quanto a direitos, deveres e atitudes
de estudo a serem adotadas,
b)
informar sobre o conteúdo programático;
c)
esclarecer como se dará a interação com
professores e colegas;
d)
apresentar cronograma detalhado;
e)
descrever o sistema de acompanhamento;
f)
explicitar os objetivos a serem
alcançados em cada Módulo;
g)
expor os critérios de avaliação;
h)
orientar quanto ao uso dos recursos tecnológicos;
i)
especificar o conteúdo e o propósito da
cada área/recurso do Portal da Administração Municipal Eficaz;
j)
apresentar as demais orientações gerais.
Na Educação a distância, segundo Authier (1998), os professores “são produtores quando elaboram suas propostas de cursos; conselheiros, quando acompanham os alunos; parceiros, quando constróem com os especialistas em tecnologia abordagens inovadoras de aprendizagem”. Transcendem, portanto, o papel de simples “tutores” como tradicional e de forma reduzida os professores-orientadores que atuam a distância vêm sendo denominados.
A Equipe do Projeto é composta pelo Coordenador Acadêmico e pelos Professores. A Equipe do Projeto contará com Suporte Organizacional do NUTEP – Núcleo de Estudos e Tecnologias em Gestão Pública, e com Suporte Tecnológico do NAVI – Núcleo da Aprendizagem Virtual. As atribuições de cada um são delineadas a seguir.
O Curso de que trata o presente Projeto tem a direção geral do Prof. Dr. Luiz Roque Klering, competindo-lhe:
a)
definir as
diretrizes gerais;
b)
coordenar a
ação dos professores, dos Núcleos e dos demais setores de apoio do Programa de
Pós-graduação em Administração (PPGA/UFRGS);
c)
conduzir a
celebração de parcerias com órgãos públicos e Associações de Municípios.
Ao professor
compete:
a)
estabelecer
os fundamentos teóricos do projeto;
b)
selecionar e
preparar todo o conteúdo curricular articulado a procedimentos e atividades
pedagógicas,
c)
apoiar o
NAVI na edição do conteúdo em formato apropriado ao Ensino a distância;
d)
apreciar
criticamente o material didático antes e depois de ser impresso ou gravado em
meio magnético, indicando correções e aperfeiçoamentos;
e)
elaborar o
Manual de Orientação do Participante;
f)
selecionar
textos de apoio, bibliografia e referências a endereços eletrônicos
relacionados com os conteúdos desenvolvidos;
g)
motivar,
orientar, acompanhar e avaliar os participantes, estimulando a interação
aluno-aluno e aluno-professor;
h)
elaborar e
corrigir as avaliações de cada Módulo e final, auxiliando individualmente os
participantes no que tange a conteúdos que tenham sido objeto de respostas
incorretas;
i)
auto-avaliar-se
continuamente como profissional participante do coletivo de um projeto de
graduação a distância.
O Núcleo de Estudos e Tecnologias em Gestão Pública
proporá a celebração de acordos de mútua colaboração com as Federações e as
Associações de Municípios, e com outros órgãos públicos, com o intuito de propiciar condições
adequadas de infra-estrutura para a realização do Curso. Também é
responsabilidade do NUTEP colocar à disposição dos participantes, após o Curso,
informações úteis e complementares, por meio do site nutep.adm.ufrgs.br.
Compete ao NUTEP, ainda organizar e manter os serviços básicos, como:
a)
cadastro de
alunos e de professores;
b)
serviços de
controle de distribuição de material e de
avaliações;
c)
serviço de
registro de resultados de todas as avaliações e atividades realizadas pelo
aluno, prevendo-se, inclusive a possibilidade de certificações parciais.
Ao Núcleo de
Aprendizagem Virtual - NAVI compete:
a)
editar os
conteúdos preparados pelos professores, utilizando recursos tecnológicos
apropriados para a Educação a Distância;
b)
elaborar um tutorial, demonstrando, de forma
dinâmica e interativa, os procedimentos para “navegação” pelos diversos
ambientes e conteúdos;
c)
adaptar
soluções que propiciem a realização de fóruns de debate em rede e a manutenção
permanente, durante o Curso, da Sala Virtual de Estudos;
d)
desenvolver
ferramentas de gerenciamento do acesso, da participação e da avaliação dos
alunos;
e)
prestar
apoio logístico à interação professor-aluno;
f)
atuar como
facilitador do uso, pelos participantes, dos recursos tecnológicos;
g)
desenvolver,
observadas as definições dos Professores e a padronização visual adotada pelo
PPGA, o Portal da Administração Municipal Eficaz.
O Portal conterá:
a)
a identificação da UFRGS, da Escola de
Administração e do PPGA;
b)
a denominação do Portal;
c)
área para
digitação do endereço eletrônico e da senha,
viabilizando aos participantes inscritos o acesso ao conteúdo reservado que
lhes é individualmente destinado;
d)
ferramenta
de busca;
e)
gerenciador de conteúdo, composto por um conjunto de ferramentas que
possibilitem interagir de forma independente e automática com os conteúdos e
bancos de dados, permitindo assim sua manutenção e administração, sem a dependência
de terceiros ou de avançados conhecimentos técnicos;
f)
ferramenta de FAQ, implementando a lista de perguntas mais
freqüentes, de forma dinâmica e administrável;
g)
Fale Conosco, ferramenta que implementa um canal direto de comunicação entre os participantes,
os Professores e os Núcleos de apoio, através da Internet;
h)
área de notícias, permitindo, através de
ferramenta dinâmica, a inclusão de notícias, com recursos de vinculação de
imagens ou outros tipos de arquivos para download;
i)
ferramenta
para realização de pesquisas de opinião
sobre temas relacionados com os assuntos estudados, com controle de acesso
único por participante e retorno instantâneo do resultado parcial;
j)
tutorial, compreendendo diferentes tipos de informação que possibilitem uma eficaz
apresentação e divulgação do Portal da Administração Municipal Eficaz,
transmitindo o máximo possível de conhecimentos sobre a estruturação, o
funcionamento e a utilização de todo o conjunto de conteúdos e ferramentas
disponíveis nas Áreas de Consulta do Portal (Área Aberta e Área Reservada aos
participantes do Curso); tal tutorial visa potencializar o uso do Portal e
minimizar eventuais perguntas freqüentes sobre a operação do mesmo; o tutorial
poderá conter: comandos de uso interativo, animações gráficas,
locuções/narrativas, simulações das principais funcionalidades,
integração/interação direta com o Portal em funcionamento; a abordagem do
conteúdo será implementada com linguagem explicativa genérica, sem termos
técnicos complexos, sendo explorado através do formato descritivo textual,
intercalado com animações e simulações sobre interface real do Portal; o
tutorial será estruturado de forma a poder ser acessado/distribuído off-line,
gravado em mídia CD-ROM;
k)
estruturação
da navegabilidade, consistente na
construção de interface que possua elevado nível de facilidade de deslocamento
e exploração dos itens existentes, e disposição dos controles de navegação;
l)
identificação
do detentor dos direitos autorais:
cada professor, em relação aos conteúdos por ele produzidos, e a Equipe do
Projeto em relação ao Portal;
m)
menu, na parte superior, após a identificação, e na parte inferior das
páginas, com os seguintes acessos primário e secundários:
Programa |
Disciplinas |
Biblioteca |
Aprendizagem Cooperativa |
Links |
Objetivos |
O Município no Século XXI |
Artigos |
Sala de
Estudos Virtual |
Universidades |
Conteúdo
programático |
Fundamentos jurídico-contábeis
da Gestão financeira e orçamentária municipal |
Leis |
Fóruns de
Debates |
Órgãos
públicos |
Equipe |
Novos instrumentos de gestão
introduzidos pela LRF |
Modelos |
Artigos
dos Gestores Municipais |
Municípios |
Cronograma |
Gestão pública municipal após a
Lei de Responsabilidade Fiscal |
Manuais |
Notícias |
Associações |
Inscrições |
Avaliações |
Referências
bibliográficas |
Fale com o
Professor |
Intercâmbio
internacional |
Após a conclusão
do Curso, a Coordenação do PPGA poderá
optar por manter o Portal, disponibilizando e atualizando os conteúdos de acesso
e domínio públicos. O uso futuro do Portal em projetos que gerem receita
dependerá de anuência e ajuste com a Equipe do Projeto.
Etapa/atividade |
Responsável |
Ano: 2001 Mês: |
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Abril/ maio |
Junho |
Julho |
Agosto |
Setem bro |
Outu bro |
Novembro |
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1. Formação da Equipe do
Projeto |
Klering |
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2. Concepção e construção do
Projeto |
Professores |
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3. Produção dos Conteúdos |
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4. Elaboração das avaliações |
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5. Editoração multimídia |
NAVI |
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6. Produção do Manual, CDs e
material de apoio |
Professores/NAVI |
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7. Celebração de parcerias |
PPGA |
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8. Divulgação |
PPGA |
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9. Inscrição dos
participantes |
NUTEP |
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10. Início do Curso |
Curso “Administração Municipal Eficaz, com
Responsabilidade Fiscal” |
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01/09 |
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11. Módulo I |
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12. Módulo II |
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13. Módulo III |
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14. Módulo IV |
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15. Encerramento do Curso |
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27/10 |
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16. Avaliação do Projeto[1] |
Equipe |
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Œ |
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Ž |
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‘ |
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Authier, Michel. Le bel avenir du
parent pauvre. In
Apprendre à distance. Le
Monde de L’Éducation, de la Culture et de la Formation – Hors-série – France,
Septembre, 1998.
Castro Neves, Carmen Moreira de. Critérios de Qualidade para a Educação a Distância. In Tecnologia Educacional – ABT: Rio de Janeiro – v. 26, no. 141, abr/jun, 1998.
MEC,
Secretaria de Educação a Distância. Indicadores
de Qualidade para Cursos de Graduação a Distância. Brasília, 2000.
Quality Assurance Agency for Higher Education. Guidelines on the Quality Assurance of Distance Learning. Gloucester, 1999.
[1] Avaliações:
Œ Avaliação do conteúdo
Avaliação da formatação multimídia
Ž Avaliação do Manual e do material de apoio
Avaliação do perfil dos participantes
inscritos
Avaliação de desempenho em cada Módulo, com
feedback individualizado e orientação ao participante
‘ Avaliação global do Projeto