Os professores deste início do século XXI são imigrantes digitais e estão se apropriando dos recursos digitais ao longo de sua vida. Os adultos utilizam os recursos da rede ainda de forma limitada, mas buscando sempre reaprender sobre as tecnologias. Assim, os cenários de socialização vividos pelos nativos digitais se torna muito diferente do que foi vivido por esses professores (SANCHO, 2006). Neste contexto, nosso maior desafio como educadores é problematizar as relações entre a infância e o mundo atual globalizado cujos ciberinfantes têm acesso desde que nascem (DORNELLES, 2005). Fleischmann (2001) coloca que o uso de recursos digitais pode produzir uma educação não formalizada que completa as aspirações, expectativas e anseios da ciberinfância, insatisfeitos pela educação formal.

O educador precisa ter habilidade para contextualizar e globalizar os saberes, oferecendo aos alunos a possibilidade de elaborar esquemas de ação, formando sua consciência e construindo seu conhecimento. Entretanto, para que isso ocorra, o professor precisa conhecer e saber avaliar as ferramentas disponíveis no ciberespaço que podem ser usados na educação, a fim de educar o aluno na sociedade em Rede (DELCIN, 2005). Tal proposta requer a revisão de alguns pressupostos intrínsecos na escola, entre eles a alteração do currículo, a realização de projetos de trabalho interdisciplinares e, principalmente, a revisão do papel do professor e do aluno.

O grande diferencial neste ponto de vista está na utilização de recursos para instrumentalizar os alunos, ao invés de apenas instruí-los. Os autores Paloff e Pratt (2004; p.149) colocam que, ao trabalhar desta forma, é possível:

[...]dar aos alunos a oportunidade de trabalharem juntos para criar o conhecimento e os significados, em vez de entregar-lhes os fatos e as informações já prontos para que os memorizem e retenham de alguma forma.

Assim, mudam também as funções dos conteúdos escolares, que precisam ser abordados por um viés mais colaborativo formando um jogo complexo de ideias, dúvidas, curiosidades e novidades.