O Objeto de Aprendizagem Planejamento Criativo com o uso das mídias digitais na Web 2.0 busca analisar as possibilidades da integração das tecnologias digitais na escola na promoção de um planejamento criativo. Este objeto aborda o caráter criativo do planejamento, destacando as diferenças dos alunos zappiens, onde se leva em consideração as características de inquietude, provisoriedade e multiplicidade de ideias na construção e resolução de estratégias de aprendizagem. Nesse sentido, o professor é um interlocutor e significador de sua ação, dando sentido e razão à ação pedagógica, torna possível a visibilidade das ações docentes e discentes.


Este objeto de aprendizagem foi constituído dos seguintes módulos:

1.Criatividade e planejamento no contexto escolar;

2. Planejamento e criatividade nas tecnologias;

3. O planejamento criativo sob o olhar de alguns professores.

Cada módulo possui um desafio.



O objetivo principal dessa proposta é auxiliar professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental no desenvolvimento das aulas, reconhecendo as características que os alunos zappiens desenvolvem fora da escola. Pretende-se, ainda, promover situações em que os professores e alunos zappiens possam, a partir de uma experiência reflexiva, engajar-se, de forma criativa e científica, num processo dinâmico, participativo e interdisciplinar de aprendizagem.



Pré-requisitos Técnicos:

Conhecimentos básicos de Internet.

Possuir os softwares Adobe Reader ou similar para abrir textos em formato pdf, navegador de internet atualizado (Internet Explorer 7 ou superior, Firefox 3.6 ou superior, Opera 4 ou superior).


Público-Alvo:

Professores da área, alunos da graduação em Pedagogia e da pós-graduação em Educação. Entretanto, está aberto a outros interessados no tema.


Tempo previsto para a atividade:

Conforme os objetivos e planejamento do professor.


Local:

O objeto de aprendizagem poderá ser usado presencialmente, como também em atividades semi-presenciais e à distância.


Questões para discussão e atividades:

Estão descritas nos desafios de cada módulo.


Dicas e Atividades complementares:

O objeto possui páginas com Material de Apoio, Glossário e Midiateca como material complementar para o aprofundamento nos temas abordados e esclarecimento de termos mais específicos.


Avaliação:

O professor poderá seguir a proposta do desafio ou criar uma avaliação própria.