A escrita, uma das tecnologias de expressão mais remotas, vem assumindo novos formatos com o avanço das tecnologias digitais, em um fenômeno de convergência e de utilização de diversos recursos tecnológicos como, por exemplo, ambientes de escrita coletiva. Segundo Castilho et al (2007), atualmente a escrita sai da dimensão da autoria individual para o âmbito da construção coletiva, onde saberes e panoramas se reúnem para a construção de um trabalho mais rico, profundo e plural.
Behar et al (2006) diz que a escrita coletiva baseada na cooperação é comandada pela harmonia e estruturação dos pontos de vista, já que as principais características da escrita coletiva são a pluralidade de ideias e o dinamismo das negociações e acordos diante das diferentes perspectivas. A descrição feita por Behar vai ao encontro do conceito de inteligência coletiva, descrito por Levy (1993), como a união de competências individuais de uma equipe com o objetivo de produzir resultados mais expressivos do que a soma dos resultados particulares de cada membro dessa equipe. Sendo assim, a dinâmica da produção textual, as relações e as atividades desempenhadas pelos participantes, seja na forma cooperativa ou colaborativa, acontece à medida em que o texto vai sendo construído.
Normalmente, o texto é iniciado por um participante onde realiza uma primeira contribuição. Logo após, outros também participam do texto, realizando modificações que tanto podem ser no âmbito organizacional, no conteúdo em si (objetivos, conceitos, redirecionamentos, etc) ou nos aspectos relacionados à formatação (tipo de fonte, cor, alinhamentos, destaques, etc).
No contexto da educação, a escrita coletiva oportunizada a partir do uso das tecnologias tem propiciado ao professor maior controle das produções textuais realizadas por seus alunos, assim como sobre as relações e interações que são desencadeadas entre os participantes. Dessa forma é possível identificar diversos conceitos que estão de alguma forma relacionados ao processo da escrita coletiva. Logo, no decorrer desse objeto será abordado alguns dos principais conceitos, tais como: autoria, cooperação, colaboração, interação, interatividade e hipertexto.



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Créditos/Referências