Módulo 2 - O ciberinfante criativo
Para realização deste desafio você precisa de uma turma de crianças. Pode ser a sua turma, caso seja professor. Se não for, reúna crianças que você conhece para realizá-la. Ouça a música "Pense, tente, invente" da compositora Fátima Weber Rosas, junto com as crianças. Sugerimos que as crianças sejam divididas em grupos, sendo que cada grupo ficará responsável por um novo som. Podem ser usados instrumentos musicais tradicionais ou construídos com sucata. Também podem ser exploradas a voz e os sons com o próprio corpo (percussão). Como fechamento, reúna os grupos para tocar a música. Após a realização da interação com a trilha, grave os sons que as crianças criaram junto à Trilha: "Pense, tente, invente versão 2".
1. Proporcionar situações de criação e improvisação de sons utilizando a voz e o corpo. |
2. Identificar o ritmo de valsa. |
3. Desenvolver noções de pulsação a partir da Trilha: Pense, tente, invente! |
4. Desenvolver a percepção auditiva. |
5. Identificar os parâmetros sonoros:intensidade, timbre, altura e duração. |
6. Desenvolver a coordenação motora ampla a partir de percussões corporais e dança, acompanhando a Trilha dada. |
7. Proporcionar situações de criação e improvisação de sons utilizando instrumentos musicais. |
Parâmetros sonoros: Para desenvolver a noção de sons graves e agudos (altura do som) você pode incentivar seus alunos a imitarem animais que possuem voz aguda e animais que possuem voz grave, como num pequeno trecho da trilha modelo (gato e cachorro grande).
Timbre: Procure explorar os timbres diferentes do instrumentos musicais e das vozes das pessoas; também dos animais...observe que cada um possui o seu timbre.
Intensidade: Procure prestar atenção na Trilha quando os sons ficam mais fortes e quando ficam mais fracos. Agora vamos cantar bem baixinho... susurrando... agora vamos cantar mais forte...vamos criar sons fracos... agora sons fortes!!
Ritmo: A Trilha apresenta vários ritmos, dentre eles, cita-se o ritmo de valsa. Pesquise com seus alunos quais os ritmos que eles conhecem e coloque outro(s) ritmo(s) na Trilha que vocês construirão. Peça para os alunos dançarem esse ritmo e ouça outros exemplos.