|  Apresentação  |



Educação a Distância (EAD) é a modalidade de ensino que permite aos sujeitos envolvidos no processo da construção do conhecimento acessar o ambiente de aprendizagem em qualquer lugar. Esta modalidade de ensino utiliza as tecnologias da informação e da comunicação, de forma síncrona ou assíncrona. Por meio das ferramentas como textos, gráficos, áudios, vídeos, web e videoconferência, televisão interativa, e-mail, fóruns e chats, entre outros, professores, tutores e alunos podem interagir. De tal modo, criam-se espaços para contato com os conteúdos, bem como para efetuar trocas de informações, compartilhar outros materiais, problematizar e debater questões, solucionar dúvidas.


É imprescindível que professores e tutores conheçam as concepções epistemológicas sobre o processo de aprendizagem, além das bases e dos modos de funcionamentos da EAD, dos modelos de tutoria existentes, da estrutura de uma arquitetura pedagógica* e de um modelo pedagógico. Esses conhecimentos devem ser utilizados para propiciar uma melhor compreensão da situação dos alunos, das dificuldades por eles enfrentadas, das possibilidades pedagógicas e das alternativas tecnológicas que estão à disposição para apoiar as práticas docentes e de tutoria.


Nota-se, assim, que para participar da EAD são necessárias competências específicas. Segundo Konrath, Tarouco e Behar (2009), há algumas categorias de competências necessárias para professores e tutores na EAD, que são elas: cognitivas, técnicas, de gestão (neste caso, apenas para professores), pedagógicas, comunicativas e de suporte social. Esses aspectos podem ser chamados também de domínios de competências, conforme Behar et al (2013).


Neste módulo, você vai encontrar a conceituação da Educação a Distância de acordo com a legislação vigente, uma breve contextualização, algumas alternativas de tecnologias e de práticas pedagógicas. Ainda se levanta o papel docente e de tutor(a). Para isso, acesse a apresentação disponível. Após, explore os desafios apresentados.


Como complemento, dispõem-se de um vídeo sobre Qualidade da EAD com o prof. Sérgio Roberto Kieling Franco da Faculdade de Educação da UFRGS.


*Para saber mais sobre Arquiteturas Pedagógicas, acesse esses outros objetos de aprendizagem:
• Arquead:http://nuted.ufrgs.br/oa/arqueads/index.html
• Arquiteturas Pedagógicas para a Educação Infantil: http://nuted.ufrgs.br/oa/ap/index.html


Referências Bibliográficas:
BEHAR, Patricia A. Competências em Educação a Distância. Porto Alegre: Editora Penso, 2013.
KONRATH, Mary L. P.; TAROUCO, Liane M. R.; BEHAR, Patricia A. Competências: desafios para alunos, tutores e professores da EaD. RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 7, n. 1, jul. 2009.
Disponível em: http://seer.ufrgs.br/renote/article/view/13912. Acesso em: 11 set. 2017.