Desafio 1

Vamos iniciar nossa aprendizagem sobre competências?

Etapa 1: Antes de estudar a apresentação do módulo, forme um grupo com seus colegas. Montem um mural virtual com 3 a 5 fotografias, que representem situações de competência. Não se esqueçam de fazer a referência das fotos, caso sejam coletadas na web!
Postem a sua produção no fórum sem explicações complementares e comentem as postagens de outros dois grupos.

Etapa 2: Após o estudo da apresentação do módulo e a discussão no fórum, o grupo deve retornar ao mural e analisar as imagens escolhidas. Reflitam sobre sua pertinência e, assim, indiquem quais imagens deveriam ser retiradas e quais delas deveriam ser mantidas. Justifiquem a retirada e/ou manutenção das imagens.
Postem sua produção no webfólio do grupo.



Desafio 2

Agora você já deve ter mais clareza quanto ao conceito de competências. Se necessitar, busque também os materiais disponíveis na Leitura Complementar. Logo, o desafio é descrever uma competência à sua escolha. O slide 11 da apresentação exibe um exemplo. Sua definição deve conter, portanto, o título da competência, a descrição (sobre o que se trata), como também quais são os conhecimentos, as habilidades e as atitudes que a compõem.
Para ser considerada uma competência, a opção escolhida deve conter esses três últimos elementos (CHA). Para ajudar, de modo simplificado podemos dizer que: conhecimentos equivalem a saberes; habilidades podem ser reveladas através de “saber fazer”, técnicas, procedimentos (ações); atitudes se relacionam com “saber ser”, “saber conviver”, traduzidos em comportamentos, posturas.
Publique o resultado dessa prática no seu webfólio.