- Introdução
Esse objeto de aprendizagem (OA) busca descrever as relações existentes entre afetividade e cognição e como os dois processos interferem na aprendizagem e no desenvolvimento das crianças. Apresenta-se, também ferramentas virtuais e práticas pedagógicas que buscam valorizar a manifestação afetiva dos usuários.
- Módulos
- Na cognição, o Afeto
- Estágios de Desenvolvimento
- Espaços de Interação
- Estratégias pedagógicas
- Objetivos
Compreender a relação existente entre afeto e cognição durante o desenvolvimento das crianças;
Visualizar as manifestações afetivas nas ferramentas digitais;
Problematizar aspectos da prática pedagógica acerca do processo de aprendizagem e dos aspectos afetivos e cognitivos.
- Público-alvo
Professores, alunos de licenciaturas e de pós-graduação em Educação.
- Pré-requisitos
Computador ou Tablet e internet.
Conhecimentos básicos de Internet.
Possuir os softwares Adobe Reader ou similar para abrir textos em formato pdf, navegador de internet atualizado (Internet Explorer, Firefox, Chrome, entre outros).
- Dicas e atividades complementares
Para que se estabeleçam processos de colaboração e cooperação entre os alunos, sugere-se que as atividades sejam suportadas por um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), utilizando-se de suas diversas ferramentas como: fórum, chat, portfólio, diário de bordo, ferramentas de comunicação síncrona ou assíncrona entre outras, visando interação e interatividade permanente entre alunos e professores do curso. Também podem ser utilizadas outras ferramentas digitais que apóiem o trabalho coletivo e as interações do grupo, tais como blogs e softwares de autoria e de construção de mapas conceituais.
- Avaliação
A avaliação fica a critério do professor, conforme os recursos utilizados e os módulos que pretender disponibilizar aos alunos no seu planejamento.
- Para saber mais...
O Glossário apresenta a definição dos conceitos utilizados e a Midiateca possui materiais complementares acerca dos assuntos abordados no objeto, bem como textos e vídeos complementares sobre o tema.