Atualmente as instituições de ensino passaram a utilizar as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) para complementarem as aulas e interagir virtual ou presencialmente com os alunos no ambiente escolar ou a distância. As TIC, juntamente com a internet, trouxeram mudanças significativas para a educação, pois proporcionaram novas maneiras de interações, entre alunos, professores e conteúdos. As interações realizadas são de suma importância, pois elas possibilitam a construção e a manutenção dos laços sociais e afetivos entre os sujeitos.

Tanto as TIC, como as ferramentas síncronas e assíncronas do AVA oferecem aos sujeitos mecanismos pelos quais os alunos conseguem expressar a partir da escrita as aprendizagens que estão sendo realizadas, suas angústias e seus estados afetivos.

O comportamento afetivo e social, os anseios dos sujeitos podem ser vistos a partir das palavras que eles registram nas funcionalidades do AVA, ou nas TIC. É viável também, observar os sujeitos a partir da forma como eles usam as tecnologias ou interagem no ambiente. Nesse sentido, os registros que são escritos nas tecnologias proporcionam importantes informações de conteúdo afetivo, social e cognitivo para o docente, e constituem, também, indicadores para o professor mediar o processo de construção de conhecimento e os laços afetivos que são estabelecidos entre os sujeitos.

Nesse sentido, as escritas realizadas nas funcionalidades proporcionam importantes informações para o docente direcionar suas estratégias pedagógicas para os discentes que necessitem de maior auxílio ou poderá modifica-las de forma a proporcionar outras vivências aos sujeitos. Atualmente as instituições de ensino passaram a utilizar as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) para complementarem as aulas e interagir virtual ou presencialmente com os alunos no ambiente escolar ou a distância. As TIC, juntamente com a internet, trouxeram mudanças significativas para a educação, pois proporcionaram novas maneiras de interações, entre alunos, professores e conteúdos. As interações realizadas são de suma importância, pois elas possibilitam a construção e a manutenção dos laços sociais e afetivos entre os sujeitos.

Tanto as TIC, como as ferramentas síncronas e assíncronas do AVA oferecem aos sujeitos mecanismos pelos quais os alunos conseguem expressar a partir da escrita as aprendizagens que estão sendo realizadas, suas angústias e seus estados afetivos.

O comportamento afetivo e social, os anseios dos sujeitos podem ser vistos a partir das palavras que eles registram nas funcionalidades do AVA, ou nas TIC. É viável também, observar os sujeitos a partir da forma como eles usam as tecnologias ou interagem no ambiente. Nesse sentido, os registros que são escritos nas tecnologias proporcionam importantes informações de conteúdo afetivo, social e cognitivo para o docente, e constituem, também, indicadores para o professor mediar o processo de construção de conhecimento e os laços afetivos que são estabelecidos entre os sujeitos.

Nesse sentido, as escritas realizadas nas funcionalidades proporcionam importantes informações para o docente direcionar suas estratégias pedagógicas para os discentes que necessitem de maior auxílio ou poderá modifica-las de forma a proporcionar outras vivências aos sujeitos.