Guia Glossário Midiateca

Módulo 2 > Desafio 2

Módulo 2 - Dos portais comerciais aos softwares sociais: influência na produção da cultura infantil

Desafio 2

Dos portais comerciais aos softwares sociais: influência na produção da cultura infantil

Web 2.0 é um termo usado para designar uma segunda geração de comunidades e serviços baseados na plataforma Web. Embora o termo tenha uma conotação de uma nova versão para a Web, ele não se refere à atualização nas suas especificações técnicas, mas a uma mudança na forma como ela é encarada por usuários e desenvolvedores. A regra mais importante é desenvolver aplicativos que aproveitem os efeitos de rede para se tornarem melhores quanto mais são usados pelas pessoas, aproveitando a inteligência coletiva. Entre as ferramentas da Web 2.0, baseadas em redes sociais, podem ser citados os sites de compartilhamento de vídeos (Youtube), redes de relacionamento (Orkut), enciclopédia colaborativa (wikipedia), editores de página web colaborativos (PBwiki) e simuladores de vida real (Second Life).

Como uma classificação histórica, não há uma data exata de quando começa ou termina este período cronologicamente. Mas a observação destes padrões de comportamento na rede pode ser saudável no momento em que colabora com a organização de idéias e conceitos sobre a Internet. Dessa forma, os sites deixam de ter uma caracteristica estática para se tornarem aplicativos no servidor. As funcionalidades destes sites são tão complexas quanto as de softwares que funcionam instalados no computador.

Neste contexto, surgem os softwares sociais: ferramentas de interação virtual na qual os usuários se cadastram em um website e, a partir daí, podem se comunicar potencialmente com toda a rede de pessoas conectadas pelo mesmo software social. Atualmente, existem vários deles os mais famosos são o Facebook, Multiply, Orkut, MySpace, entre outros. Os formatos são parecidos, mas de acordo com a arquitetura e a programação, eles podem ser mais ou menos interativos e permitirem uma maior flexibilidade na sua formatação, a partir da intervenção dos próprios usuários.


Navegue por alguns softwares sociais, tais como: sites de relacionamento (Orkut, Facebook, MySpace), Wikipedia, blogs. Durante a sua navegação, observe os seguintes pontos:

  • Qual a diferença entre esses sites e os portais pesquisados no desafio 1?
  • O que atrai o usuário em cada um desses tipos de site? Tente destacar diferenças entre eles.
  • Quais as formas de interação e produção de materiais (autoria) entre e pelos usuários?
  • Você acredita que há alguma mudança entre esses tipos de site? Qual a sua posição a respeito?
  • Pode-se dizer que está se estabelecendo um outro perfil de usuário? Por quê? Traga alguns exemplos a partir dos sites sugeridos.

Veja uma lista de exemplos na Midiateca.


Leituras:

Software social e construção do conhecimento ? Alex Primo - Disponível em:
http://www6.ufrgs.br/limc/PDFs/softconhecimento.pdf.

Rafinha 2.0
http://www.youtube.com/watch?v=UI2m5knVrvg

*Caso você esteja participando de um curso no qual este objeto está sendo usado, sugerimos os seguintes locais para publicação das produções: blog, pbwiki ou em um ambiente virtual de aprendizagem como, por exemplo, PLANETA ROODA.