Guia Glossário Midiateca

Guia

O objeto de aprendizagem "A produção da cultura infantil e os espaços digitais" busca problematizar as relações entre a infância e o mundo digital atual e globalizado, pois muitos ciberinfantes têm acesso às tecnologias desde que nascem. Nós, professores, precisamos cada vez mais entender seus efeitos sobre a constituição do sujeito infantil, visto que tal tecnologia é atravessada por diferentes valores culturais. Dessa forma, este objeto se propõe a apresentar uma linha do tempo, mostrando a evolução dos espaços digitais para as crianças, suas implicações pedagógicas e culturais. Para isso, procura-se apresentar o contexto histórico da evolução da tecnologia digital a partir dos computadores e videogames. Parte-se dos primeiros usos do computador, ainda como enormes máquinas de calcular, passando pelos jogos e softwares educacionais e chegando nos atuais espaços digitais, nos quais é possível se comunicar instantaneamente, participar de grupos com interesses afins, formar comunidades virtuais e criar e publicar produções/materiais na rede.

O objeto está dividido em módulos, a saber:
Módulo Geral: Linha do Tempo.
Módulo 1: Tecnologias e as infâncias: uma perspectiva histórica.
Módulo 2: Dos portais comerciais aos softwares sociais: influência na produção da cultura infantil.


Acessando cada um dos módulos, será possível encontrar seus desafios específicos. O Módulo Geral apresenta um desafio; o Módulo 1 e o Módulo 2 disponibilizam dois desafios cada.

O objeto oferece sugestões de como trabalhar essas temáticas tanto com materiais concretos, quanto com recursos digitais, embora se recomende o uso do computador em função do tema do objeto. Conforme os objetivos pedagógicos, o professor irá utilizar as sugestões do objeto ou fazer um novo planejamento, baseado em outros recursos com maior ou menor grau de interação. No entanto, para discutir as questões levantadas neste material, destaca-se a importância do uso de recursos digitais, tais como: Xtimeline, Fórum, Chat, Blog, Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Cmap Tools, etc.

Objetivos

Este objeto de aprendizagem contém textos, vídeos e propostas de atividades que objetivam discutir e refletir como estas crianças estão sendo produzidas por espaços digitais e como elas também estão constituindo esses espaços. Nessa perspectiva, pretende-se problematizar as relações entre a infância e o mundo digital atual e globalizado.

Pré-requisitos

O público-alvo deste objeto de aprendizagem é alunos de graduação em licenciaturas, especialmente Pedagogia, alunos de pós-graduação na área de Educação e profissionais em formação continuada. Os conhecimentos prévios são conhecimento de editor de texto, navegação na Internet (uso de mecanismos de busca) e demais recursos que o professor poderá selecionar no seu planejamento para publicação das produções dos alunos. Esses podem acessar qualquer um dos módulos, mas se aconselha que primeiro realize um acesso ao Módulo Geral e depois, acesse os Módulos 1 e 2, nessa ordem. O Módulo Geral poderá ser acessado paralelamente aos demais.

Requerimentos técnicos

Firefox 3 ou superior
Internet Explorer 7 ou superior
Resolução de Tela de no mínimo 1024 x 768 px

Avaliação

A avaliação fica a critério do professor, conforme os recursos utilizados e os módulos que pretender disponibilizar aos alunos no seu planejamento.

Para saber mais...

O Glossário, a Midiateca e o Material de Apoio estão disponíveis em links próprios dentro do objeto.