Baseada em pressupostos científicos da educação para adultos, o termo Andragogia significa “ensino para adultos”, sendo uma modalidade que busca o planejamento pedagógico especifico para o aluno adulto. A história da Andragogia inicia logo após o fim da primeira guerra mundial, tanto nos Estados Unidos como na Europa, e em 1926 é publicado o artigo “O significado da Educação de Adultos”, de Eduard C. Lindeman, lançando então a linha de investigação. Lindeman é o autor que influenciou os princípios que se utiliza ainda hoje no modelo andragógico, sendo somente nas últimas décadas que tais estudos evoluíram para um modelo integrado de aprendizagem. Alguns princípios básicos para compreender o modelo Andragógico são: Conhecer o processo de aprendizado do adulto, e que este sente-se disposto a aprender quando compreende a utilidade do aprendizado, a aprendizagem deve ser orientada para resolução de problemas e tarefas com que se confrontam a vida cotidiana, desta forma o processo de aprendizagem não pode ser imposto através de fontes externas independentes sem conexão com a vida real deste aluno, pois é na própria experiência que os adultos encontram as motivações e as necessidades em aprender. Além disto o professor deve possuir atitudes andragógicas, como introduzir o tema de estudo com perguntas estimuladoras no quadro, construir um ambiente informal com os alunos e que favoreça a interação entre todos, utilizar fontes de consulta facilmente disponíveis e desenvolver a avaliação de forma participativa.
Partindo de uma concepção interacionista da aprendizagem, isto é, que é na interação, entre seus pares, que os participantes realmente aprendem, o modelo andragógico deve se focar nas características de aprendizagem dos alunos e não nos objetivos. A partir desta concepção, o modelo pode ser aplicado a qualquer modalidade de aprendizagem adulta, inclusive na EAD, na qual, torna-se muito relevante visto que a grande maioria dos alunos que utilizam esta modalidade de educação é composta por adultos. Portanto, entender melhor como este aluno aprende é fundamental para o processo de educativo a distancia, assim como, para projetar e planejar uma ação didática de qualidade nesta modalidade.
Desafio: Andragogia
a)Visto que a maioria dos alunos à distância são alunos adultos, tendo como base as leituras realizadas, de que forma você desenvolveria uma aula totalmente à distância abordando os princípios andragógicos na EAD. O desafio é escolher uma ou mais ferramentas da Internet ou de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e descrever como poderá aplicar os princípios andragógicos através destas ferramentas.
Material de Apoio:
Imagens:
Mapa sobre Andragogia
Apresentações:
Apresentação sobre Andragogia