Edsger W. Dijkstra

Cientista da computação conhecido por suas contribuições nas áreas de desenvolvimento de algoritmos (o mais conhecido é o algoritmo de Dijkstra empregado na Teoria de Grafos para resolver o problema do caminho mínimo entre dois pontos ou nodos), de linguagens de programação (pelo qual recebeu o Turing Award de 1972 por suas contribuições fundamentais), sistemas operacionais e processamento distribuído.

No final da década de 50, ajudou a desenvolver o compilador para a linguagem ALGOL60. Entre as novas funcionalidades da linguagem, a recursividade (função que invoca a si mesma) era que mais chamava sua atenção, a partir do qual introduziu o conceito de pilha (estrutura de dados) na tradução de programas recursivos.

Dijkstra, no artigo A Case against the GO TO Statement, se posicionou contrário ao uso do comando goto em programação de computadores. Alegava que o uso de goto levava a vários erros de programação e que um programa deveria primar pelo uso de estruturas de controle como o laço de repetição, iniciando a era da Programação Estruturada.

O cientista também foi conhecido por seus ensaios sobre programação, tendo sido o primeiro a alegar que programação é tão inerentemente difícil e complexa que os programadores precisam realizar qualquer abstração possível para gerenciar a complexidade com sucesso.

Obras:

  • Dijkstra, E.W.(April 1970) Notes on Structured Programming. T.H.-Report 70-wsk-03. 2nd Edition. Veja em pdf.
  • Dijkstra, E. W. (March 1968). Letters to the editor: go to statement considered harmful. Communications of the ACM 11 (3): 147–148. Mais aqui.
  • Dijkstra, E.W.; Feijen, W.H.J.; Sterringa, J. (1988). A Method of Programming, Addison Wesley.
  • Dahl, O.-J.; . Dijkstra, E. W. C.; Hoare, A. R. (1972). Structured Programming ,Academic Press, London.
  • Dijkstra, E. W. C.. (1982). Selected writings on computing:a personal perspective. ACM Digital Lybrary

Outros links: