Módulo 3 O que pensam os Alunos Zappiens

A pesquisa realizada revela fatos importantes para o desenvolvimento da prática pedagógica dos professores no cotidiano escolar. Entre os alunos entrevistados, pode-se perceber que o computador é visto de diferentes maneiras pelas crianças e, na maioria das vezes como algo benéfico para a vida delas. Atualmente, uma pesquisa realizada pelo canal de TV Nickelodeon mostrou que 68% dos pais de crianças entre 4 e 14 anos, realizam algum tipo de controle sobre o que os seus filhos acessam pela internet. Desses 68%, 43% realizam pesquisas freqüentes para checagem de contatos e amigos no MSN e no Orkut e 31% visita os históricos de acessos após o uso feito pelas crianças. Além disso, na internet, já são disponíveis diversos “programas de controle parental” que buscam bloquear os sites que não são recomendados para crianças ou que os pais não querem que elas criança visitem. Além disso, é possível realizar um monitoramento do que é visitado por elas. Percebe-se assim, um grande interesse dos pais sobre o que os seus filhos e, com razão, devido aos inúmeros casos de pedofilia e pesquisas sobre informações pessoais que possam ser utilizadas por pessoas desconhecidas.

Sobre a população pesquisada, cabe destacar que desses alunos, 77% possuem computadores em casa, sendo que os outros 23% utilizam-no em lan houses ou na casa de parentes. Essas crianças, também utilizam freqüentemente programas como MSN, Orkut e realizam diversas pesquisas.

Um dos extratos que chamam a atenção é quando a menina de 7 anos, comenta jogar jogos de menina. Percebe-se o quanto o discurso de que existem objetos determinado para meninos e meninas se faz presente desde muito cedo. Além disso, ao fazer uso de sites e jogos infantis, a criança é exposta signos, já que não se consome apenas o objeto em si, mas tudo o que ele pode representar para meninos e meninas, como status, conforto, desejo e beleza, saber e poder. Esses fatos podem ser facilmente verificados em um site muito utilizados por meninas, como um típico “site de menina”, ou seja, o site da Barbie. Já de início pode-se perceber que as cores giram apenas entre tons de rosa determinando uma cor específica para meninas. Além disso, como afirma Dornelles (2006, p. 35), “as crianças tem brincado apenas com um tipo de boneca, ou seja, uma boneca como a Barbie, magra, branca, bela e como as princesas dos filmes”. Dessa maneira, é evidente a influencia que sites como esses podem fazer na construção da identidade de crianças e nos modos de ser criança na contemporaneidade.


Referências:

DORNELLES, L. V. Infâncias que nos escapam: das crianças de rua à criança cyber. Petrópolis, RJ: Vozes. Porto Alegre, 2005

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