Aumentar tamanho da fonteDiminuir tamanho da fonte

Ferramentas digitais que potencializam a Presença Social

Este módulo tem como objetivo apresentar um levantamento de diferentes ferramentas digitais de interação e de comunicação disponíveis na Web. Isso porque se acredita que essas potencializam a Presença Social (PS) e que podem ser utilizadas no contexto educativo presencial, semipresencial ou à distância. Considerando que a interação, a interatividade, a percepção da PS e das diferentes necessidades do sujeito constituem requisitos fundamentais para os processos de educação online, o objeto de análise deste módulo consiste em propor que através de ferramentas digitais de interação e de comunicação potencializa-se a Presença Social (PS) dos sujeitos envolvidos neste contexto. Para isso foram analisadas as seguintes ferramentas.

- ETC - Editor de Texto Coletivo

- Google Docs

- CMapTools

- PbWorks

- Mindomo

- Prezi

- JamStudio

- Twiddla

- ISSUU

A seguir, os pontos principais das análises realizadas:

Lista de Ferramentas Colaborativas PSAVA

ETC - Editor de Texto Coletivo (Ver site) (Voltar ao topo)

O ETC é um Editor de texto Coletivo que começou a ser desenvolvido no final de 2001 pelo NUTED/UFRGS - Núcleo de Tecnologia Digital aplicada à Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

A necessidade de construção desta ferramenta surgiu das dificuldades observadas na elaboração de trabalhos coletivos, principalmente em cursos a distância. Deste modo, suas funcionalidades foram planejadas, inicialmente, para promover a escrita coletiva.

O Editor é online, por isso não necessita instalação em servidor ou computador local. A versão atual apresenta ferramentas que dão suporte à comunicação e interação:

- Mensagem: permite que os participantes enviem mensagens via e-mail uns para os outros.

- Fórum: suporta discussões teóricas sobre a produção textual ou sobre os diferentes pontos de vista entre os participantes.

- Comentários: ferramenta localizada na tela de edição de texto, permite que os usuários deixem recados uns para os outros ou que façam observações sobre a escrita.

- Comunicador: ferramenta que exibe os usuários online, permitindo que conversem em tempo real e simultaneamente à edição.

O Sistema de Co-autoria do ETC se concentra em uma tela contínua, na qual o texto pode ser visto e editado integralmente e, ainda, pode ser escrito por diferentes usuários de forma simultânea. Além disso, os arquivos são organizados seguindo uma estrutura de pastas e todos os autores têm os mesmos privilégios de edição e administração do sistema, tanto para produção textual quanto para a comunicação.

Outra ferramenta relevante é a Rede de Conceitos (baseada na tecnologia de Mineração de Textos). Essa ferramenta permite a extração e o relacionamento dos principais termos abordados nas produções textuais. Com base na mesma tecnologia, também foi implementado o MineraFórum que extrai e relaciona os principais termos discutidos em um fórum, além de atribuir um valor de relevância para cada mensagem postada.

Google Docs (Ver site) (Voltar ao topo)

O Google Docs é um editor de textos, planilhas, formulários, desenhos e apresentações. Funciona totalmente online, ou seja, não é preciso baixar o programa.

Uma de suas vantagens é que, além de aceitar os formatos de arquivos mais conhecidos, incluindo DOC, XLS, ODT, ODS, RTF, CSV e PPT, também é possível fazer upload de arquivos existentes.

O aplicativo está disponível em português e é de fácil utilização, seja para edição de texto (Documento) ou para Apresentação e Planilha, versões do Google para o Power Point e Excel.

A edição de texto contém funcionalidades padrão, tais como alteração de fontes, criação de listas com marcadores; classificação por colunas; inclusão de tabelas, imagens, comentários, fórmulas, etc.

Os documentos são organizados em pastas. O usuário escolhe quem e como estes documentos serão compartilhados. Assim, é possível convidar colaboradores, os quais podem alterar o documento, e leitores, que apenas visualizam o documento. Para tanto, basta inserir os endereços de e-mail das pessoas com quem se deseja compartilhar um determinado documento e enviar o convite.

O Google Docs conta também com uma ferramenta síncrona com a qual o usuário pode conversar com outros colaboradores que estiverem online. Como Memória do Grupo, o aplicativo disponibiliza um "Histórico de Revisões". Através deste recurso é possível saber o número de versões existentes, quando foi feita a última edição, quem editou e quais os trechos alterados.

Além de todas estas possibilidades, o Google Docs oferece ainda um diferencial quanto à publicação. O usuário pode publicar os documentos como páginas da web normais, diretamente no blog ou, ainda, compartilhar os documentos, planilhas e apresentações por meio do Google Apps, um serviço do Google que agrega diferentes módulos: Gmail, Google Agenda, Talk, Docs e Sites.

CMapTools (Ver site) (Voltar ao topo)

O CMapTools possibilita a criação (colaborativa ou não) de mapas conceituais. Um Mapa conceitual é uma representação gráfica da relação entre diferentes conceitos. Os mapas conceituais podem ser utilizados para planejamentos (de estudos, projetos, textos etc); como estratégia de estudo; como forma de apresentação de um conteúdo, entre outros.

No CMap Tools os conceitos são representados por palavras. Estas são digitadas dentro de caixas (há opções de formato e cores) e as relações entre os conceitos são especificadas por meio de termos ou frases de ligação.

Este software foi desenvolvido pelo Institute for Human Machine Cognition da University of West Florida, está disponível em português e é gratuito. Para utilizá-lo, basta efetuar um cadastro no site do desenvolvedor e, após, fazer o download. O CMap Tools permite ao usuário criar e editar mapas no seu computador pessoal, compartilhá-los em outros servidores (CmapServers) e editá-los, instantaneamente, com outros usuários. É possível, ainda, fazer links com outros mapas, procurar na web por informações relevantes a um conceito e adicionar sons, imagens, vídeos e textos.

PbWorks (Ver site) (Voltar ao topo)

O PBworks é uma ferramenta para construção de páginas web. Permite criar espaços públicos ou privados para colaboração, onde o usuário pode inserir vídeo e fotos, salas de chat, calendários e outros tipos de mídia.

Tem como objetivo tornar simples o trabalho colaborativo em forma de wikis. A vantagem do PBworks é que a versão gratuita permite até 100 usuários com poderes de edição e oferece 2 GB de espaço de armazenamento. A maior dificuldade para sua utilização em contexto escolar é que só está disponível em inglês.

O PBworks possibilita que diversos usuários editem e alterem seu conteúdo através de um sistema de múltiplas autenticações simultâneas. Os workspaces (espaços de trabalho) destinam-se à construção e edição de páginas da web, além da elaboração, edição e armazenamento de arquivos.

Na tela de visualização, o usuário pode criar novas páginas, fazer upload de arquivos, editar permissões de visualização, editar barra lateral, convidar colaboradores, escrever comentários e visualizar atividades recentes, entre outras funções.

Já a tela de edição, além de apresentar as funcionalidades habituais, como alteração de fonte, marcação e numeração de listas, inserir e editar gráficos etc, ainda possibilita renomear a página, inserir links e imagens e fazer upload de arquivos.

A ferramenta tem como diferencial os variados níveis de acesso (leitor, escritor, editor e administrador), sendo possível determinar quem pode ler ou editar no espaço de trabalho, definir se o documento será público ou privado e ainda remeter a outros sites.

Mindomo (Ver site) (Voltar ao topo)

O Mindomo é um programa que permite a criação de esquemas de ideias/mapas mentais de forma rápida e fácil. Adequado para anotar pontos importantes ou palavras-chaves de algum tema com o intuito de aprender sobre determinado assunto.

Para começar a usar o Mindomo é necessário fazer um cadastro. Apesar de ser inteiramente em inglês, o Mindomo é muito simples de usar. Além de criar esquemas, também é possível editar os que já estão prontos e disponíveis online. Para tanto, basta clicar na opção "Public Maps" no lado esquerdo da ferramenta. Para criar um novo esquema, o usuário deverá entrar com seu login e clicar no ícone "New Map". Depois de definir o tópico central do seu mapa, o usuário acrescenta outros tópicos e subtópicos, de acordo com a sua necessidade.

Ao criar um esquema, o usuário decide o acesso: público; somente para seus amigos (requer convite); ou privado (visível só para ele). Na opção de acesso para os amigos é disponibilizado um chat para os usuários que estiverem online.

Além dessas ferramentas, o Mindomo também possibilita a inserção de vídeos e/ou músicas nos esquemas. Essas opções estão localizadas na parte superior da tela, bastando clicar em cada uma das abas para conferir as ferramentas disponíveis. Por fim, ainda há opções para salvar e exportar o esquema; criar link de acesso; e compartilhar com outros usuários.

Prezi (Ver site) (Voltar ao topo)

Prezi é uma ferramenta online que possibilita a construção de apresentação de slides de uma forma mais interativa. O usuário pode organizar o conteúdo da maneira que ele quiser em um mapa visual, abrindo a possibilidade de criação de apresentações não-lineares. O usuário escreve as palavras e coloca os links, imagens e vídeos em uma única tela, explorando formatos e tamanhos que serão visualizados quando o zoom é aproximado. O Prezi suporta os formatos Jpg, Png e Gif, animações em Flash, vídeos e arquivos em PDF. Nos documentos em PDF é possível destacar palavras e frases, usando ferramentas para sublinhar e colocar setas, também tem a opção “marcador de texto”. O usuário interage com a apresentação clicando em cima do que mais lhe agradar e visualizando mas de perto o conteúdo que a apresentação contém.

JamStudio (Ver site) (Voltar ao topo)

O JamStudio é uma ferramenta online que possibilita a construção musical a partir da realização de um cadastro. Partindo de amostras reais de sons (samplers), o usuário pode unir trechos e montar sua própria música. As amostras disponíveis referem-se a diversas opções de instrumentos, como violão, bateria, baixo, guitarra, piano, órgão e sintetizador. Para contribuir com a composição, as notas, melodias e riffs são tocadas de acordo com os acordes selecionados.

Para aqueles que não possuem profundo conhecimento musical, o JamStudio mostra os acordes que são harmônicos junto ao tom (Key) que o usuário selecionou, não permitindo, assim, desarmonias.

Apesar de ser em inglês, não há dificuldade na sua utilização. Para começar a compor, o usuário deve clicar nas notas musicais presentes na janela "Quick Chords". Clicando em "Play", se ouve as notas selecionadas.

Na parte inferior da tela há a lista de instrumentos que o usuário pode utilizar na sua composição. Já nas barras com coloração verde há o controle de volume; o usuário controla o volume separado de cada trilha e decide qual instrumento terá maior ênfase na faixa. A velocidade da música pode ser modificada na barra "Tempo".

Clicando na opção "Favorite Artists", o usuário pode selecionar um artista e usar os instrumentos e tons característicos dele, bem como trechos de suas músicas. Clicando na opção "Share" o usuário pode adicionar novos usuários para colaborarem com a composição, os quais podem colocar comentários (exibidos ao lado da partitura).

Twiddla (Ver site) (Voltar ao topo)

O Twiddla é um programa online de desenho colaborativo. Em outras palavras, trata-se de um quadro branco no qual é possível desenhar, escrever, pintar, etc. É possível ainda fazer marcas em fotos ou textos, realizar upload de imagens e colocá-las na tela, salvar imagens e adicionar objetos.

A possibilidade de convidar outras pessoas para participar da construção coletiva apenas informando um link de acesso, sem a necessidade de cadastro ou senha, é a sua principal característica.

O Twiddla só está disponível em inglês, contudo sua interface permite uma fácil compreensão do programa. Ao entrar na página da ferramenta e clicar na opção "Start a new metting" o editor é aberto. O usuário deve escolher entre manter sua sala pública ou privada. A opção publica é aberta a todos os usuários e não necessita de convite; já na opção privada, apenas as pessoas que são convidadas tem acesso à sala.

Na barra superior está a edição dos desenhos, com as opções de "Seleção", "Desenho", "Apagar/eliminar", "Formas", "Textos" e "Salvar". Na parte inferior da área de trabalho estão as seções "Imagens", "Documents", "Email", "Widgets & Code" e "Mathematical Formulas". E na lateral há o recurso de mensagem instantânea.

ISSUU (Ver site) (Voltar ao topo)

Issuu é um serviço on-line que possibilita carregar um documento junto ao site e transformá-lo em uma revista virtual. Também permite compartilhar e visualizar os artigos e livros publicados pelos demais usuários. O Issuu está disponível em inglês, mas sua interface simples permite uma fácil compreensão da ferramenta. Para a visualização dos artigos não é necessário fazer cadastro, entretanto se o usuário quer publicar um documento, ele precisa se cadastrar no site. Feito o cadastro, aparecerá uma tela inicial aonde o usuário terá acesso aos seus documentos (nos quais ele poderá definir se o acesso é público ou privado), e também poderá criar a sua biblioteca, composta pelos documentos de sua preferência e que estão disponíveis no acervo público do Issuu.

Issuu, também permite a criação de lista de amigos, facilitando o acesso ao acervo de quem interessa. Ao entrarmos em algum documento postado por outro usuário temos a opção de deixar comentários no texto de visualização pública.