Guia Introdutório do Objeto de Aprendizagem (OA) Docial

O objeto de aprendizagem (OA) Docial busca promover reflexões acerca do Domínio Sociocultural em diferentes contextos (trabalho, educação e computação). Dividido em quatro módulos, o OA contempla textos e desafios que podem contribuir para aprofundar as discussões acerca dos temas de cada módulo:

Módulo 01: Domínio Sociocultural
Este módulo pretende introduzir a noção de Domínio Sociocultural. Dá destaque, portanto, às trocas interpessoais e aspectos relacionados. Dentre estes, as normas sociais, as interações, a afetividade e o suporte dos processos educacionais.

Módulo 02: Equipe no Campo do Trabalho
Este módulo apresenta discussões a respeito das coletividades encontradas no âmbito do trabalho. São dois os principais aspectos discutidos: (a) as razões pelas quais sujeitos e empresas buscam trabalhar em equipe; (b) uma possível distinção entre os termos “grupo” e “equipe” a partir das características das coletividades.

Módulo 03: Equipe no Campo da Educação
O módulo trata dos processos educacionais no que tange às trocas sociais. Entende-se que os recursos digitais, aliados a ações reflexivas, podem potencializar estratégias pedagógicas voltadas para as práticas coletivas. As ações dos docentes, neste sentido, são vistas a partir da perspectiva piagetiana das trocas sociais.

Módulo 04: Equipe no Campo da Computação
Este módulo trata das áreas de pesquisa CSCL e CSCW, responsáveis pelo desenvolvimento de recursos digitais que possibilitem e potencializem produções coletivas, tanto no âmbito da educação quanto no do trabalho. A partir do conceito de “groupware”, o módulo dá destaque às ferramentas e ambientes que propiciam a interação e o trabalho coletivo.

Objetivo
Este objeto de aprendizagem tem como objetivo promover um debate acerca do Domínio Sociocultural com foco no trabalho em equipe. Para tanto, percorre os âmbitos do trabalho, da educação e da computação. Nesta caminhada, discorre sobre a noção de Domínio Sociocultural, os diferentes tipos de coletividade existentes no âmbito do trabalho, práticas pedagógicas voltadas à aprendizagem colaborativa e recursos digitais que podem dar suporte a estas práticas.

Público-Alvo
Este OA pode ser vinculado a disciplinas da graduação, pós-graduação e extensão.
Destina-se, portanto, a alunos de graduação e pós-graduação, bem como de cursos de extensão, tanto na modalidade presencial, semipresencial ou a distância. O OA também pode ser utilizado em cursos de formação de professores ou ainda, por professores e/ou profissionais que buscam informações de forma independente para uso nas suas práticas pedagógicas.

Desafios
Cada módulo conta com dois desafios (atividades), os quais servem como elementos referenciais para reflexões e discussões acerca dos temas tratados. Espera-se que o usuário possa agir com autonomia, permitindo-se o desenvolvimento de novas aprendizagens através das atividades. A possibilidade de trabalhar coletivamente, estabelecendo relações interpessoais, permitirá a reflexão também a partir da ação.
Tanto os desafios individuais quanto os em grupo podem ser realizados no tempo estimado pelo professor.

Material de Apoio
Conta com indicações de vídeos, livros e artigos referentes às temáticas de cada módulo. A partir de sugestões do professor, ou do agir autônomo, os alunos podem aprofundar seus conhecimentos acerca dos temas tratados nos quatro módulos.

Exploração dos módulos
Cabe à escolha do professor, podendo ser aleatória ou sequencial. Contudo, sugere-se que a exploração se dê em ordem seqüencial, partindo do módulo 01.
Também é possível apenas o estudo específico de algum assunto ou módulo do OA, dependendo da vontade do professor titular.

Quanto ao local de realização
O objeto de aprendizagem pode ser usado presencialmente, como também em atividades a distância, variando o local de realização.

Avaliação
A decisão de como e o quê avaliar cabe ao professor. Este pode se basear na realização dos desafios (atividades) do OA ou, ainda, criar outras estratégias de avaliação a fim de melhor adequar à sua prática pedagógica.

Pré-requisitos Técnicos
Para a utilização adequada do OA Docial recomenda-se a instalação dos seguintes softwares:
● Qualquer navegador de internet atualizado (exemplos: "Mozilla Firefox 3.6" ou "Internet Explorer 8")
● Editor de texto"Flash Player" (última versão)
● Leitor de PDF (exemplos: "Adobe Reader" ou "Foxit PDF Reader") Acessibilidade

Acessiblidade
● Para melhorar a visualização dos textos disponíveis, o objeto conta com um redimensionador de tamanho dos textos ( A- A+ ) no cabeçalho de cada página. Este recurso permitirá que o usuário aumente ou diminua o texto, adequando-o de maneira que fique mais confortável para a sua leitura.

 



Aumentar tamanho da fonte
Diminuir tamanho da fonte