Glossário

Ambiente Virtual de Aprendizagem – Software desenvolvido especificamente para processos de ensino e aprendizagem, geralmente a distância. Ao conjugar várias ferramentas, um AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) pode facilitar a montagem de cursos e/ou disciplinas acessíveis pela Internet bem como auxiliar os professores no gerenciamento de conteúdos, na interação com os alunos e na gestão do curso/disciplina.

Assíncrona – Comunicação/interação que não ocorre ao mesmo tempo; não simultânea. Exemplo: ferramenta fórum.

Blog – É um site. Qualquer pessoa física ou jurídica pode ter um blog e decidir sobre o que escrever/publicar. Os blogs, geralmente, têm uma proposta temática e os assuntos postados não fogem muito do tema. As postagens (ou posts ou, ainda, publicações) podem ser em forma de texto, imagem ou vídeo e são organizadas de forma cronológica inversa, ou seja, a última postagem aparece primeiro. O proprietário é responsável pelas atualizações (novas postagens) bem como pela administração do blog, decidindo layout (aparência) e ferramentas utilizadas ou disponibilizadas para os leitores.

Chat – Ferramenta síncrona que designa aplicações de conversação em tempo real, também conhecida como “bate-papo".

Coação - Adotar o ponto de vista do outro de forma não espontânea, mas sob efeito de sua autoridade ou prestígio.

Cognitivo - Tudo que é relacionado à cognição, ou seja, ao processo de construção do conhecimento.

Colaboração – Há autores que defendam que colaboração e cooperação são sinônimas (ver “Cooperação”). No entanto, também há autores que afirmam que colaboração tem mais a ver com contribuição, ou seja, cada um faz a sua parte e não há muita interação entre os participantes.

Coletividade – Conjunto de pessoas.

Competitividade – Termo muito utilizado em contexto empresarial, geralmente se refere à capacidade de uma empresa de planejar e implementar ações que possibilitem se manter ou ampliar sua posição no mercado. Em outras palavras, é a capacidade de armar estratégias que permitam à empresa concorrer por melhores posições no mercado.

Cooperação – A cooperação prevê intensa interação entre as partes. Há autores que defendem que colaboração e cooperação são sinônimas, outros, contudo, defendem que a cooperação envolve colaboração, mas a colaboração não envolve cooperação.

Edição Instantânea - Possibilidade de dois ou mais usuários editarem o mesmo documento ao mesmo tempo.

Educação à Distância – É uma modalidade educacional no qual professor e aluno interagem a distância, por meio de ferramentas síncronas e/ou assíncronas.

Egocentrismo - O egocentrismo se caracteriza, basicamente, por uma visão da realidade que parte do próprio eu. Assim, a criança não concebe um mundo, uma situação da qual não faça parte, confunde-se com objetos e pessoas, no sentido de atribuir a eles seus próprios pensamentos, sentimentos, etc.

Empatia - Capacidade de identificar-se com o outro, reconhecendo ou compreendendo suas emoções, estado de espírito etc.

Hardware – É a parte física do computador, são as peças e equipamentos que fazem o computador funcionar.

Interação – Comunicação, troca. Possibilidade de interagir a partir de um diálogo que modifica o sujeito, o outro, suas mensagens e as suas inter-relações.

Interatividade - Este termo é, às vezes, utilizado como sinônimo de interação. No entanto, como é um conceito relacionado às tecnologias de informação e comunicação, não há, necessariamente, diálogo ou interação social, podendo ser realizada entre homem e máquina.

Interdependente – Interligado. Dependência recíproca.

Interface – No contexto da informática, usualmente significa o layout de uma página, ou seja, o conjunto de elementos que possibilitam ao usuário interagir com os aplicativos, recursos, ferramentas disponibilizadas etc.

Link - Palavra ou imagem que remete a outra informação (em outra página da web), estabelecendo um elo.

Mediação Pedagógica - É a ação do docente enquanto orientador e mediador entre os conteúdos e seus alunos para que esses construam conhecimento.

Mídia - Meio de comunicação que permite a difusão da informação. São exemplos de mídia: vídeo, computador, áudio etc.

Mixagem – Processo que mescla o que foi gravado, estabelecendo os níveis de volume de cada instrumento na música.

Objeto de Aprendizagem - Recursos digitais com fins educacionais. Objetos de Aprendizagem podem ser desenvolvidos em diversos formatos e linguagens (animação, simulação, texto, imagem etc).

Online - Estar conectado à internet ou a outro(s) computador(es).

Pacote Office – Programas (softwares) desenvolvidos pela empresa norte-americana Microsoft. São eles o Word, o Excel, o Power Point e o Access.

PDF – Abreviatura de “Portable Document Format” (Formato de Documento Portátil). É uma extensão de documentos Adobe que torna os materiais “não-editáveis”, como se fossem imagens.

Plataforma - No contexto da informática na educação, é um ambiente que agrega diferentes ferramentas que podem contribuir para a interação/comunicação entre os sujeitos envolvidos nos processos de ensino e de aprendizagem.

Produtividade – Termo utilizado para a medição de eficiência na relação produção/trabalho. Calcula-se a produtividade dividindo a quantidade produzida pelo número de horas ou de trabalhadores necessários para essa produção.

Programação - escrita, teste e manutenção de um programa de computador.

Recurso Digital – Pode se referir a objeto de aprendizagem ou a materiais relacionados à informática (hardware e software) bem como às ferramentas que visam apoiar ações em ambientes digitais.

Relação Interpessoal – relação com outras pessoas.

Relação Intrapessoal - relação do sujeito com ele próprio.

Riffs - Progressão de acordes, intervalos ou notas musicais, formando o acompanhamento de uma melodia.

RTF – Abreviatura de Rich Text Format. RTF é um formato mais simples que o “.doc” (extensão do Word), ainda que parecido com este. Foi criado pela Microsoft com intuito transferir  documentos entre diferentes programas.

Servidor – No contexto da informática, trata-se de um sistema de computação que fornece diferentes serviços (como arquivos, correio eletrônico etc).

Síncrono - Processo de comunicação/interação no qual as mensagens emitidas por uma pessoa são imediatamente recebidas e respondidas por outras. Ex.: Chat.

Software – Programa de computador.

Tecnologias da Informação e da Comunicação - É um termo que envolve o conhecimento técnico e científico e as ferramentas, processos e materiais criados e/ou utilizados a partir de tal conhecimento.

Upload - É o contrário de download. Faz-se ao enviar/exportar um arquivo para a Internet.

Virtual – Algo que não é físico nem concreto ou, ainda, a simulação de algo. Pode também significar não presencial.

Wikis - softwares de edição de texto que podem ser usados de modo coletivo.

 



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