Guia Prático de Usabilidade do Objeto de Aprendizagem CompEMed

1. Introdução

O Objeto de Aprendizagem CompEMed é uma entidade digital desenvolvida com o objetivo de gerar discussões a respeito dos fatores envolvidos na prática da equipe desenvolvedora de materiais educacionais digitais. Logo, esse objeto visa relacionar conceitos a respeito de MED’s, metodologias de construção, Design pedagógico e a articulação entre as diferentes funções da equipe interdisciplinar através da gestão por competências. Nessa perspectiva, ao longo dos módulos, pretende-se discutir aspectos importantes na construção de MED’s, culminando no mapeamento de competências da equipe desenvolvedora de materiais educacionais digitais. Tais discussões possibilitarão a interatividade entre o aprendiz e o material educacional digital e, de acordo com a dinâmica do curso, a interação entre os usuários. Assim, será possível alcançar uma aprendizagem colaborativa. 

O objeto disponibiliza conteúdos hipermídia que incentivam a autonomia do sujeito, possibilitando a construção do conhecimento do usuário. A sua organização em forma de desafios propicia a vivência e exploração dos conteúdos abordados através sua aplicação prática. Este objeto pode ser utilizado em aulas presenciais ou ainda integrado a diferentes ambientes virtuais de aprendizagem, conforme as intenções pedagógicas de cada professor. 

A navegação pelos conteúdos foi planejada para ocorrer de forma não-linear, de modo que o usuário possa elaborar os seus próprios caminhos de navegação de acordo com a lógica do seu raciocínio. Neste guia é sugerida uma ordem de exploração que pode ou não ser utilizada, dependendo da dinâmica adotada pelo professor. Há também a possibilidade de se trabalhar com o objeto como um todo, ou utilizar apenas tópicos específicos que atendam as suas necessidades pedagógicas. 


2. Objetivos gerais: 

- Refletir sobre o conceito de materiais educacionais digitais, sua avaliação, construção e aplicação na educação.
- Analisar os principais fatores técnicos, gráficos e pedagógicos envolvidos na construção de materiais educacionais digitais; sob o ponto de vista do Design Pedagógico.
- Discutir a importância do caráter interdisciplinar das equipes desenvolvedoras de MED’s e investigar o possível papel da gestão por competências nesta prática.
- Permitir que os professores, designers, programadores e demais equipes elaboradoras de materiais educacionais digitais reflitam sobre as competências envolvidas no desenvolvimento de materiais educacionais digitais.


3. Objetivos pedagógicos: 

- Propor uma navegação predominantemente não-linear: para que o aluno encontre a oportunidade de atuar com liberdade e autonomia. 
- Trabalhar as práticas pedagógicas baseadas na interação e interatividade. Dessa forma, os alunos têm a oportunidade de compartilhar o seu estudo através da interação entre colegas/ professor e da interatividade com o material educacional digital. 
- Desenvolver o conteúdo ao longo dos módulos e seus desafios de modo aos usuários realizarem um mapeamento de competências da equipe desenvolvedora como produto final da aplicação deste objeto.


4. Público-Alvo: 

Este objeto de aprendizagem é voltado a professores, educadores, designers, coordenadores e demais equipes desenvolvedoras de materiais educacionais digitais, assim como estudantes de áreas afins. Aborda questões a respeito da construção de materiais educacionais digitais e da articulação entre as diferentes funções da equipe interdisciplinar. O objetivo é propor um novo olhar a respeito da atuação dessa equipe – baseada no mapeamento de competências. Poderá ser utilizado em aulas presenciais, semi-presenciais ou a distância, devendo ser apoiado por um ambiente virtual de aprendizagem. 


5. Recursos disponíveis: 

O Objeto de aprendizagem PEDESIGN é composto por diferentes recursos pedagógicos, cada um deles apresenta funções e objetivos específicos. A seguir apresentamos estes recursos: 

Tela Inicial - contém informações gerais sobre o Objeto de Aprendizagem.

Apresentação – texto de introdução ao objeto de aprendizagem.

Guia: recurso que apresenta informações a respeito da utilização deste Objeto de Aprendizagem e suas características.

Glossário: visa esclarecer dúvidas em relação à terminologia utilizada. Apresenta o significado de vocábulos e termos específicos utilizados no objeto.

Módulos: disposição dos temas abordados por este objeto de aprendizagem. Totaliza, 4 módulos: Materiais Educacionais Digitais, Design Pedagógico, Equipes Interdisciplinares e a gestão por Competências , Articulação da equipe desenvolvedora de MED’s.

Desafios: sinônimo de atividades, têm o objetivo de relacionar a teoria estudada com a prática através da aplicação de dinâmicas baseadas na ação e reflexão do usuário. Podem ser realizados aleatoriamente (sem uma ordem específica) ou pela ordem que o professor escolher de acordo com seus objetivos. São dispostos ao longo dos módulos.

Textos de Apoio: conjunto de textos selecionados, presentes em alguns módulos, que servem de fundamentação teórica ao assunto abordado.

6. Utilização dos Recursos disponíveis

Página Inicial : Ao acessar o objeto de aprendizagem CompEMed o aluno tem acesso a página inicial. À direita estão dispostas 4 figuras que simbolizam, cada uma delas, os módulos deste objeto. Ao passar o mouse pelos quadrados surge o nome dos respectivos módulos. Para acessá-los basta clicar nestas figuras.
A página inicial também possui um menu (à esquerda) de acesso aos recursos: Apresentação, Guia, Iniciar, Glossário e Créditos.


7. Resumo dos Módulos deste objeto

Sugere-se a ordem de acesso abaixo, mas ressalta-se que ela pode ser alterada conforme as necessidades e dinâmica pedagógica do professor.
Materiais Educacionais Digitais: aborda os conceitos básicos relacionados aos denominados Materiais Educacionais Digitais (MED’s). O objetivo é gerar uma reflexão a respeito da sua conceituação, avaliação, construção e aplicação na educação.
Design Pedagógico: apresenta a conceituação de DP, assim como possibilita uma reflexão a respeito dos principais fatores envolvidos e a sua aplicação na construção de MED's.
Equipes Interdisciplinares e a gestão por Competências : discute a importância do caráter interdisciplinar das equipes desenvolvedoras de MED’s e analisado o possível papel da gestão por competências nesta prática.
Articulação da equipe desenvolvedora de MED’s: aborda a articulação da equipe desenvolvedora através do mapeamento de competências – ferramenta norteadora da gestão por competências.


8. Outras Informações

Este objeto de aprendizagem é parte integrante da pesquisa que apoia a Tese (em desenvolvimento) intitulada “Metodologia para a construção de materiais educacionais digitais baseados no design pedagógico”, de autoria de Cristina A. W. Torrezzan (doutoranda PPGIE/UFRGS) sob a orientação da Profª. Drª Patricia A. Behar.
O objetivo é, através da aplicação deste objeto, coletar dados a serem incorporados no desenvolvimento da metodologia a ser proposta pela referida tese.
Desde já, disponibiliza-se este objeto de aprendizagem na internet para que possa colaborar com a comunidade acadêmica em geral.  O intuito é, desde já,  gerar um novo olhar a respeito da construção de materiais educacionais digitais – baseada nas competências da equipe desenvolvedora.

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