Afetividade
Afetividade é a habilidade humana para experimentar emoções e sentimentos positivos ou negativos e a eles reagir. O termo foi introduzido por Eugene Bleuler (em 1925) para designar o conjunto de fenômenos psíquicos e físicos expressos sob diferentes formas. Cada fenômeno (emoção, estado de ânimo, preferência, atitude, disposição afetiva ou traço de personalidade e postura afetiva) difere em termos da origem, da função, da intensidade, da duração, das reações corporais e das ações comportamentais.

Afeto
O afeto (positivo ou negativo) é entendido como um sentimento intenso, com diferentes graus de complexidade, atrelado a sensações orgânicas e direcionado a outro indivíduo ou animal. Na psicologia, faz parte de uma das três funções mentais (afeto, cognição e volição). No sentido popular, refere-se ao sentimento terno de afeição por pessoa ou animal.

Appraisal cognitivo
São avaliações ou julgamentos que acontecem de modo consciente ou inconsciente em situações que antecedem uma experiência emocional.

Assíncrono
Modo de comunicação que não ocorre ao mesmo tempo. A mensagem é recebida e respondida em tempos diferentes.

Background
Plano de fundo, ou seja, tem geralmente sentido de algo que ocorre por trás de algo, por exemplos, seria checar o histórico de uma pessoa antes de entrevistá-la, ou a área de trabalho do computador, ela tem um background, que é onde fica a imagem que podemos trocar.

Cognição
É o processo ou ato de conhecer. Envolve conceitos como pensamento, raciocínio, percepção, imaginação, linguagem, atenção e memória.

Emoção
À primeira vista, é comum associar-se o termo emoção a sentimento, a estado de ânimo, a preferências, e, por vezes, a traços de personalidade. A palavra emoção, do latim emovere, significa “colocar em movimento”. Etimologicamente, seu significado compartilha a mesma origem que a da palavra “motor”: aquilo que “põe em movimento” ou “serve para movimentar algo”. Muitos pesquisadores (EKMAN, 1994; DAMÁSIO, 1996) classificam as emoções em primárias (básicas ou utilitárias), secundárias (ou sociais) e de segundo plano (ou estados de ânimo).

Estruturas subcorticais
Formadas pelo córtex cerebral. São elas: o tálamo, o locus ceruleus e outros núcleos quimicamente codificados.

Questionário semi-aberto
É um questionário elaborado com questões subjetivas, ou seja, abertas, podendo apresentar respostas textuais de forma livre.

Sentimento
O termo sentimento é concebido por Scherer (2005) como uma experiência emocional subjetiva. Reflete tanto os padrões de “appraisal cognitivo” quanto os padrões motivacionais e de respostas somáticas para o episódio emocional. Damásio (2004), por sua vez, define sentimento como um comportamento “invisível”, exceto ao proprietário. Defende que as “emoções” representam “ações ou movimentos, muito deles públicos, que ocorrem no rosto, na voz ou em comportamentos específicos” (DAMÁSIO, 2004, p.35). Já os “sentimentos” constituem “sombras das manifestações emocionais”, até por que é “falsa a ideia de que os sentimentos ocorrem primeiro e, em seguida, se exprimem em emoções” (p. 37).

Síncrono
Processo de comunicação no qual as mensagens emitidas são imediatamente recebidas e respondidas por outras.